A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Formação Continuada IFSP – SJC 2º semestre de 2015 Equipe de formação continuada Campus São José dos Campos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Formação Continuada IFSP – SJC 2º semestre de 2015 Equipe de formação continuada Campus São José dos Campos."— Transcrição da apresentação:

1 Formação Continuada IFSP – SJC 2º semestre de 2015 Equipe de formação continuada Campus São José dos Campos

2 Agenda do dia – Encontro 3  Contextualização  Retomada e sistematização do Encontro 2  Tema do encontro – Interações em sala de aula  Professor/aluno  Aluno/aluno  Professor/aluno/conhecimento  Trabalho em pequenos grupos  Socialização  Encaminhamentos  Avaliação do encontro

3 Retomada e sistematização do Encontro 2  Retomada e sistematização do Encontro 1  Tema 1 do encontro – Organização da sala de aula  Tematização – vídeos  Tema 2 do encontro – Acompanhamento da aprendizagem dos alunos  Breve reflexão  Fundamentação teórica  Encaminhamentos  Avaliação do encontro

4 Encaminhamentos do encontro 2 Pensar sobre alguma aula dada ou um momento com alguma interação em alguma dada, que tenha lhe chamado atenção. Consigna: 1)explicar como foi a interação (você e aluno, aluno aluno, aluno e conhecimento) que lhe chamou a atenção na aula ou num momento da aula; 2) fazer uma reflexão sobre os motivos que lhe chamaram atenção (por quê você acha que esta interação lhe chamou a atenção?).

5 Encaminhamentos do encontro 2 Professores que se disponibilizaram a falar sobre uma BOA PRÁTICA que vivenciaram em suas aulas de lá para cá: - André - Celso - Lineu - Samuel - Viviane

6 O TEMA DO ENCONTRO: Interações em sala de aula – professor/aluno, aluno/aluno, professor/aluno/conhecimento Trabalho em grupos -Contextualizar a BOA PRÁTICA; -Apresentar material (se for o caso); - Discussão no grupo

7 O TEMA DO ENCONTRO: Interações em sala de aula – professor/aluno, aluno/aluno, professor/aluno/conhecimento Questões para discussão nos grupos: 1) O que chama atenção no caso apresentado? 2) Quais motivos fazem desses momentos BOAS PRÁTICAS? 3) O que podemos considerar como ações futuras a partir dessas BOAS PRÁTICAS?

8 O TEMA DO ENCONTRO: Interações em sala de aula – professor/aluno, aluno/aluno, professor/aluno/conhecimento Socialização: cada grupo socializa as suas discussões – G1 -Contextualizar a BOA PRÁTICA LINEU – Aula de informática, utilizar fórmulas no excel. Apresentação das fórmulas pelos alunos. -Resposta 1: Interação dos alunos/explicar para o outro/ apresentação, ir à frente/crença na palavra do professor e falta de preparação dos alunos para a aula. -Resposta 2: houve resultados quando da pressão e em pouco tempo. -Resposta 3: Incentivar os alunos a estudarem.

9 O TEMA DO ENCONTRO: Interações em sala de aula – professor/aluno, aluno/aluno, professor/aluno/conhecimento Socialização: cada grupo socializa as suas discussões – G2 -Contextualizar a BOA PRÁTICA. Viviane: vídeo de uma aula de autocada. Um aluno que já conhece deu uma ideia para os colegas, sobre o uso do mouse em uma das mãos…. -Resposta 1: o interesse dos colegas na fala do aluno/ o interesse do aluno em apresentar -Resposta 2: Dar a oportunidade para os alunos falarem mais aos colegas. Quebrar um piuco a “hierarquia”. + estimular a capacidade de se expressar. -Resposta 3: oferecer mais oportunidades para os alunos falarem, contarem coisas para os demais.

10 O TEMA DO ENCONTRO: Interações em sala de aula – professor/aluno, aluno/aluno, professor/aluno/conhecimento Socialização: cada grupo socializa as suas discussões – G3 -Contextualizar a BOA PRÁTICA. Celso: Numa aula de hidráulica e pneumática, os alunos utilizaram o software e começaram a fazer a aatividade sem terem explicação sobre o software. Discussão coletiva ao final. -Resposta 1: Os alunos não relataram dificuldade, mesmo tendo dificuldade no início. Eles arpednderam a utilizar o software por si. Os alunos tiveram confiança. Não tiveram preguiça. Às vezes, nós professores alimentamos a preguiça. Aprender a aprender. -Resposta 2: Forçar o aluno a ser protagonista. Eles buscam o conhecimento e aprendem na medida em que buscam. -Resposta 3: tentar tornar aulas mais práticas com os alunos protagonistas. Ensinar os alunos a terem iniciativa.

11 O TEMA DO ENCONTRO: Interações em sala de aula – professor/aluno, aluno/aluno, professor/aluno/conhecimento Socialização: cada grupo socializa as suas discussões G4 -Contextualizar a BOA PRÁTICA. Samuel. Vídeo com alunos trabalhando com o coneiocot de funções. Os alunos já tinham estudado o conceito e um deles apresentou um software. -Resposta 1: O interesse dos alunos na fala do colega. Feito por eles. -Resposta 2: Por eles mesmo apresentarem e trocarem ideis, participarem. -Resposta 3: incentivar os alunos a buscarem o conhecimento, trabalharem enrtre eles, utilizarem softares.

12 Encaminhamentos Avaliação do encontro


Carregar ppt "Formação Continuada IFSP – SJC 2º semestre de 2015 Equipe de formação continuada Campus São José dos Campos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google