A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Alunos: Eduardo Deon Eduardo Sovrani Gian Mencatto Mario Schepainski Junior Patrick Bariviera Paulo Mascarello Vilmar Bertotti Júnior SENAI/SC - Videira.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Alunos: Eduardo Deon Eduardo Sovrani Gian Mencatto Mario Schepainski Junior Patrick Bariviera Paulo Mascarello Vilmar Bertotti Júnior SENAI/SC - Videira."— Transcrição da apresentação:

1 Alunos: Eduardo Deon Eduardo Sovrani Gian Mencatto Mario Schepainski Junior Patrick Bariviera Paulo Mascarello Vilmar Bertotti Júnior SENAI/SC - Videira

2 Tabaco é o nome comum dado às plantas do gênero Nicotiana L. (Solanaceae). Foi trazido para a Europa pelos espanhóis no início do século XVI. O hábito de fumar o tabaco se originou na Espanha com a criação do charuto. Por volta de 1840 começaram os primeiros relatos do uso de cigarro.

3

4

5 Os maus efeitos à saúde causados pelo fumo de tabaco se referem diretamente ao tabagismo, assim como à inalação de fumaça ambiente. A OMS estima que 16% da população brasileira é fumantes. O tabagismo é uma importante causa de morte prematura em todo o mundo.

6

7 Principais malefícios: doenças do sistema cardiovascular. É um fator de risco importante para ataque cardíaco, doenças do trato respiratório, e câncer. O tabagismo leva à impotência sexual.

8

9 Algumas doenças associadas ao tabagismo: – Câncer; – Doenças cardiovasculares; – Acidentes vasculares cerebrais; – Distúrbios respiratórios; – Impotência sexual; – Catarata; – Redução da memória; – Dificuldade de aprendizado.

10 O tabaco, ao todo, é composto por: – Alcatrões; – Nicotina; – Ácido cianídrico; – Monóxido de carbono; – Compostos cancerígenos.

11

12

13

14 AcetonaNaftalinaNicotina Fórmula Molecular CH 3 (CO)CH 3 C 10 H 8 C 10 H 14 N 2 Modelo Molecular

15 A nicotina é um estimulante poderoso. É um dos principais fatores que levam ao consumo contínuo de tabaco. É suficiente para causar dependência psicológica e/ou física.

16 Um cigarro aceso, num cinzeiro. O filtro é identificado pela parte da cor laranja.

17 Os principais efeitos da nicotina no Sistema Nervoso Central são: elevação leve no humor e diminuição do apetite. A falta de nicotina pode causar: fissura por cigarro, irritabilidade, prisão de ventre, dificuldade de concentração, tontura, insônia e dor de cabeça.

18

19 A nicotina produz um pequeno aumento no batimento cardíaco, na pressão arterial, na frequência respiratória e na atividade motora. No sistema digestivo provoca queda da contração do estômago, dificultando a digestão.

20

21 Foram atribuídos possíveis efeitos benéficos sobre certas condições, devido aos efeitos da Nicotina sobre o sistema nervoso. Alguns estudos demonstraram que a incidência de tabagismo em pacientes que desenvolveram o Mal de Alzheimer é menor que na população em geral, entretanto, a pesquisa sobre o assunto é limitada.

22

23 Os preços do fumo variam menos que os da soja, do milho e do feijão. O maior produtor de fumo do planeta é a China, com 2,5 milhões de toneladas por safra. As exportações brasileiras cresceram de 8% para 16% entre 1996 e 2005.

24 Impostos são de 76,5% no preço dos cigarros no Brasil, um dos preços mais baratos do mundo.

25 Tabagismo e gravidez – Quando na gravidez a mãe fuma "o feto também fuma", passando a receber as substâncias tóxicas do cigarro através da placenta. A nicotina provoca aumento do batimento cardíaco no feto, redução do peso do recém-nascido, menor estatura, além de alterações neurológicas importantes. O risco de abortamento espontâneo, entre outras complicações durante a gravidez é maior nas gestantes que fumam.

26

27 Tabagismo passivo – Os poluentes do cigarro dispersam-se pelo ambiente, fazendo com que os não-fumantes próximos ou distantes dos fumantes, inalem também as substâncias tóxicas, tornando-se fumantes passivos. Estudos comprovam que filhos de pais fumantes apresentam uma incidência 3 vezes maior de infecções respiratórias (bronquite, pneumonia, sinusite) do que filhos de pais não fumantes.

28

29 Quais as formas de usar o tabaco? – As modalidades mais comuns de uso do tabaco são fumar ou inalar através de cigarro, charuto, cachimbo, e mascar o assim chamado tabaco de mascar.

30

31 Quem são as pessoas que mais usam tabaco? – O uso de tabaco não está ligado a uma determinada população, ele é disseminado entre homens e mulheres em qualquer época da vida. Em relação ao Brasil o que pode-se dizer é que, baseado em um estudo feito em 2007 em 10 capitais brasileiras pelo CEBRID, o primeiro contato com o cigarro ocorre muito cedo em aproximadamente 14% dos estudantes com idade entre 10 e 12 anos.

32

33 O tabaco leva ao uso de outras drogas? – Não. O que ocorre é que ao fumar a pessoa geralmente se "enturma", e pode alguém do grupo sugerir experimentar outra droga qualquer. Mas não há estudos mostrando que o cigarro por si só é "porta de entrada" para o uso de outras drogas.

34


Carregar ppt "Alunos: Eduardo Deon Eduardo Sovrani Gian Mencatto Mario Schepainski Junior Patrick Bariviera Paulo Mascarello Vilmar Bertotti Júnior SENAI/SC - Videira."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google