INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CURSO: LICENCIATURA EM FÍSICA 2015.2 DOCENTE: Dr. Giovana Gomes Albino DISCENTE:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CURSO: LICENCIATURA EM FÍSICA 2015.2 DOCENTE: Dr. Giovana Gomes Albino DISCENTE:"— Transcrição da apresentação:

1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CURSO: LICENCIATURA EM FÍSICA 2015.2 DOCENTE: Dr. Giovana Gomes Albino DISCENTE: Luiz Gustavo da silva pereira DISCENTE: Francisco de Assis Onofre da Silva

2 TEMA: A teoria aprendizagem significativa (David Ausubel)

3 ROTEIRO Principal representante (David Ausubel ). Surgimento da teoria (Aprendizagem Significativa). Como Ausubel conceitua a aprendizagem significativa. Tipos gerais de Aprendizagem. Estrutura cognitiva. Como Ausubel conceitua a aprendizagem significativa no processo de ensino. Bibliografia. Agradecimentos finais.

4 David Ausubel David Paul Ausubel nasceu em 25 de outubro de 1918 no Brooklyn, New York, USA, Filho de família judia e pobre e imigrante da Europa Central. Faleceu em 9 de julho de 2008 aos 90 anos. Estudou medicina e psicologia na Universidade da Pensilvânia. Estudou na Universidade de Columbia e obteve seu doutorado em Psicologia do Desenvolvimento.

5 Surgimento da teoria Após sua formação acadêmica, resolve dedicar-se à educação no intuito de buscar as melhorias necessárias ao verdadeiro aprendizado. Totalmente contra a aprendizagem puramente mecânica, torna- se um representante do cognitivismo, e propõe uma aprendizagem que tenha uma "estrutura cognitivista", Ausubel publicou seus primeiros estudos sobre a teoria da aprendizagem significativa em 1963, desenvolveu-a durante as décadas de 1960 e 1970. aprendizadocognitivismo

6 Como Ausubel conceitua a aprendizagem significativa? É um processo pelo qual uma nova informação se interage com um aspecto semelhante, na estrutura de conhecimento do indivíduo, em que Ausubel define isso (NOVA INFORMAÇÃO), como conceito subsunçor.

7 Subsunçor É um conceito, uma ideia, uma proposição já existente na estrutura cognitiva do aprendiz que serve de ‘ancoradouro’ a uma nova informação, permitindo ao indivíduo atribuir-lhe significado.

8 Condições para ocorrência da aprendizagem significativa O material a ser aprendido seja potencialmente significativo para o aprendiz. O aprendiz manifeste uma disposição de relacionar o novo material de maneira substantiva e não arbitrária a sua estrutura pensante.

9 Tipos gerais de Aprendizagem Aprendizagem cognitiva Aprendizagem afetiva Aprendizagem psicomotora.

10 Tipos gerais de Aprendizagem

11 COGNITIVA Pode ser entendida como o armazenamento organizado da mente do que se aprende

12 AFETIVA Resulta de experiências e sinais internos, tais como, prazer, satisfação, dor e ansiedade.

13 Psicomotores Envolve respostas musculares adquiridas por meio de treino e prática.

14 Para Ausubel, aprendizagem significa e sua organização e integração do material na estrutura cognitiva

15 Estrutura cognitiva A estrutura cognitiva é o conteúdo total e organizado de ideias de um dado indivíduo; no contexto da aprendizagem de certos assuntos, refere-se ao conteúdo e organização de suas ideias naquela área particular de conhecimento.

16 Aprendizagem A aprendizagem consiste na ampliação da estrutura cognitiva anterior através da incorporação de novas ideias.

17 Tipos de aprendizagem: Dependendo do relacionamento que se dá entre as ideias já existentes na estrutura cognitiva do aluno e os novos conceito que estão sendo assimilados, pode ocorrer um aprendizado que varia do significativo ao mecânico.

18 Aprendizagem significativa: Aquela na qual a nova informação se relaciona de maneira significativa, ou seja, de forma não – arbitrária, não ao “pé da letra”, com os conhecimentos que os alunos já possuem, produzindo-se uma transformação, tanto no conteúdo assimilado como naquele que o aluno já sabia. Tendo assim a sua aprendizagem por recepção ou descoberta.

19 Aprendizagem mecânica Ocorre quando a nova informação não se relaciona a conceitos já existentes na estrutura cognitiva sendo arbitrariamente armazenada e, portanto, pouca ou nenhuma interação ocorre entre a nova informação adquirida e aquela já armazenada.

20 Como Ausubel conceitua a aprendizagem significativa no processo de ensino ? Segundo Ausubel, a aprendizagem significativa no processo de ensino, necessita fazer algum sentido para o aluno e, nesse processo, a informação deverá interagir e ancorar-se nos conceitos relevantes já existentes na estrutura do aluno.

21 " Se eu tivesse que reduzir toda a psicologia educacional a um único princípio, diria isto: o fato isolado mais importante que informação na aprendizagem é aquilo que o aprendiz já conhece. Descubra o que ele sabe e baseie isso nos seus ensinamentos ". ( AUSUBEL, 1968 )

22 Bibliografia AUSUBEL, D.P., NOVAK, J.D. e HANESIAN, H. – Psicologia educacional. Rio de Janeiro, Interamericana, 1980. FARIA, W. de. Aprendizagem e planejamento de ensino. São Paulo, Ática, 1989. AUSUBEL, D.P. Educational Psychology: A Cognitive View. New York, Holt, Rinehart and Winston, 1968. MOREIRA, M. A. (1999). Aprendizagem significativa. Brasília: Editora Universidade de Brasília. MOREIRA, M. A. Uma Abordagem Cognitivista ao Ensino da Física. Porto Alegre, Ed. da Universidade, UFRGS, 1983 NOVAK, J. D. e GOWIN, D. Bob. (1999). Aprender a aprender. (2a ed.), Lisboa: Plátano Edições Técnicas.

23 OBRIGADO POR SUA ATENÇÃO Fim !!!


Carregar ppt "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CURSO: LICENCIATURA EM FÍSICA 2015.2 DOCENTE: Dr. Giovana Gomes Albino DISCENTE:"
Anúncios Google