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Modelo Japonês de Administração Prof. Dr. Luciano Thomé e Castro.

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1 Modelo Japonês de Administração Prof. Dr. Luciano Thomé e Castro

2 Modelo Japonês Questionamento do Fordismo pelo crescimento das empresas japonesas nos EUA no mercado automobilístico (anos 70 e 80). Sucesso atribuído a técnicas de gestão participativa e programas de qualidade. Integravam conceitos desenvolvidos por Herzberg e Argyris. Toyota torna-se um modelo a ser seguido. Trabalhadores eram comprometidos e ligados com a organização que trabalhavam. 2

3 Contraste entre dois pensamentos Ideias OcidentaisIdeias Orientais Linha de montagem móvel Verticalização Estruturas organizacionais divisionalizadas e hierarquizadas Controle de qualidade Administração de estoques Just in case Alto luxo e alto preço Ford, General Motors, General Electric. Grupos de trabalho autogerenciados Just in time Produção enxuta Guerra ao desperdício Círculos de qualidade Aprimoramento contínuo Alta qualidade e baixo preço Toyota, Mitsubishi, Nissan 3

4 Modelo Japonês Acreditava-se que os japoneses, em função da cultura nacional, tinham forte espírito de trabalho em equipe e lealdade. Além da cultura, existiam técnicas de administração participativa e uma diferente estrutura de produção. Operários com maior controle e participando da sua elaboração ex.: círculo da qualidade. Separação mínima entre planejamento e execução. 4

5 Algumas evidências de um modelo diferente Rituais de reconhecimento Premiações pelo uso prático de sugestões dadas pelos funcionários Informações sobre o mercado e a empresa eram difundidas por toda a estrutura Participação gerava comprometimento e diminuía a barreira à implementação de mudança Outras técnicas: Cultura forte, bônus por produtividade, garantia de emprego, plano de carreira bem definido 5

6 Modelo Toyotista Gerência democrática e participativa Integração horizontal (processos de produção transversais) Maior mobilidade dos funcionários (promoção, planos de carreira) Criação do conceito de cidadania organizacional (direitos e deveres) Lazer dentro da empresa 6

7 Sistema Toyota Obsessão por: Eliminação de desperdícios produção enxuta Fabricação com qualidade Gestão da Qualidade Total 7

8 Pilares do Sistema Toyota 8 Participação QualidadeProdutividade Sistema Toyota

9 Eliminação de desperdícios Tipos de desperdícios: 1.Tempo perdido em conserto ou refugo 2.Produção além do volume necessário ou antes do momento necessário 3.Operações desnecessárias no processo de manufatura 4.Transporte 5.Estoque 6.Movimento humano 7.Espera 9

10 Racionalização da força de trabalho: agrupamento com líderes, com missão coletiva Just in Time: Estabelecer um fluxo contínuo de produção maximizando o fluxo de informação e alinhamento com fornecedores em parcerias. Uso de Kanbans. Produção Flexível: Pequenos lotes e funcionários capazes de ajustar máquinas rapidamente durante o dia de trabalho. 10 Eliminação de desperdícios: como eliminar

11 11 Fabricação com qualidade Fazer certo pela primeira vez: eliminação dos inspetores. Operários responsáveis pela qualidade do próprio trabalho. Corrigir os erros em suas causas fundamentais: trabalhadores tem poder de parar a linha de montagem sempre que encontrar um problema. Perguntar sucessivamente “por quê?” até chegar a causa fundamental. Círculos da qualidade: grupo de voluntários que se reúnem para resolver problemas de qualidade e eficiência. Principais técnicas – princípio de Pareto e diagrama de Ishikawa.

12 12 DEMING É considerado o Filósofo da Qualidade. Qualidade: processo de melhoria constante baseado no conhecimento das tarefas. “ As respostas são relativas e dependem dos métodos e dados utilizados ”. Introduziu o controle de qualidade. Os 14 pontos de Deming

13 1.Crie constância de propósitos para melhoria dos produtos e dos serviços 2.Anote a nova filosofia (documento formal sobre a nova filosofia) 3.Cesse a dependência de inspeção em massa 4.Acabe com a prática de aprovar propostas e compras apenas com base no preço. 5.Melhore constantemente o sistema de produção e serviço Os 14 pontos de Deming

14 6.Institua o treinamento 7.Adote e institua a liderança 8.Afaste o medo 9.Rompa a barreira entre os diversos setores e equipes da empresa 10.Elimine slogans, exortação e metas para a mão-de-obra Os 14 pontos de Deming

15 11.Suprima as cotas numéricas para o pessoal da produção e objetivos numéricos para o pessoal da administração 12.Remova as barreiras que privam as pessoas do justo orgulho pelo trabalho executado 13.Estimule a formação e o autoaprimoramento de todos 14.Tome iniciativas para iniciar a transformação/ crie estrutura que propicie a prática diária dos 13 pontos acima. Os 14 pontos de Deming

16 16 Diagrama de Pareto É uma forma de descrição gráfica, usando o gráfico de barras verticais, aonde procura-se identificar quais são os diversos problemas existentes, os prioritários responsáveis pela maior parcela dos problemas.

17 17 Pareto

18 18 Diagrama de Ishikawa

19 Programa 5S O Programa 5S surgiu no Japão, nas décadas de 50 e 60, após a Segunda Guerra Mundial, quando o país vivia a chamada crise de competitividade. É uma filosofia de trabalho que busca promover a disciplina na empresa através de consciência e responsabilidade de todos, de forma a tornar o ambiente de trabalho agradável, seguro e produtivo. O Programa recebeu esse nome devido às iniciais das cinco palavras japonesas que sintetizam as cinco etapas do programa.

20 Programa 5S São elas: SEIRI  Senso de Organização SEITON  Senso de Ordem SEISSO  Senso de Limpeza SEIKETSU  Senso de Conservação SHITSUKE  Senso de Disciplina

21 http://www.youtube.com/watch?v=c6KVeDbgRgU http://www.youtube.com/watch?v=6vmdVR9dzP Mhttp://www.youtube.com/watch?v=6vmdVR9dzP M 21


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