IFRN Técnico em Informática para Internet Desenvolvimento de Algoritmos Prof. Gilbert Azevedo.

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1 IFRN Técnico em Informática para Internet Desenvolvimento de Algoritmos Prof. Gilbert Azevedo

2 Conceitos Básicos  Algoritmo Descrição passo a passo do processo a ser utilizado na solução de um problema  Programa Fonte Conjunto de instruções ou comandos escritos em uma linguagem de programação utilizados para a realização de uma tarefa  Bytecode Conjunto de instruções traduzidas para uma linguagem intermediária que será executada por uma máquina virtual  Programa Executável Conjunto de instruções em linguagem de máquina executado pelo microprocessador

3 Elementos de um Algoritmo  Constantes Valores imutáveis (fixos) do início ao fim do algoritmo  Variáveis Valores mutáveis durante a “execução” do algoritmo  Operadores Símbolos que representam operações aritméticas, relacionais e lógicas

4 Elementos de um Algoritmo  Instruções (Funções) Representam os comandos que são executados no programa: ler, escrever, atribuir,...  Estruturas de Controle Estruturas condicionais: Controlam a execução condicional de comandos Estruturas de repetição: Controlam a repetição de comandos

5 Constantes  Valores fixos, ou seja, que não se modificam durante a execução do algoritmo  São classificadas quanto ao tipo de dado que representam  Tipos de constantes Inteiro Real Caractere String (Palavra) Lógico

6 Tipos de Constantes  Inteiro Representa um valor do conjunto dos números inteiros  Ex: -10, 0, 50  Real Representa um valor do conjunto dos números reais  Ex: -1.5, -10.0, 3.1415  Ex: 1.5e2, 1e-3

7 Tipos de Constantes  Caractere Representa um símbolo do teclado  Ex: '1', 'A', 'a', '#', ' '  String (Palavra) Representa um conjunto de caracteres  Ex: "Linguagem C#", "TADS", "1", ""  Lógica Representa um valor verdadeiro ou falso  Ex: true, false

8 Variáveis  Valores mutáveis, ou seja, que podem ser alterados durante a execução do algoritmo  São classificadas quanto ao tipo de dado que armazenam  Tipos de variáveis Inteiro Real Caractere String (Palavra) Lógico

9 Regras para Variáveis  As variáveis de um programa são alocadas na memória principal do computador (RAM)  A memória pode ser vista como um repositório de valores que podem ser acessados pelos programas  Cada variável possui um nome (identificador) que deve iniciar com uma letra ou pelo caractere '_', seguido de mais letras ou números  O identificador não pode possuir espaços

10 Declaração de Variáveis  Em um algoritmo é necessário informar a relação de variáveis necessárias a sua execução  Sintaxe Declaração de variáveis I : inteiro; R : real; S, X : string; I R S 0 0 Ø Memória XØ

11 Variáveis em C# AlgoritmoC# inteiroint realdouble caracterechar string lógicobool

12 Operadores  Símbolos que representam operações que podem ser realizadas com constantes e variáveis  Operadores Aritméticos Realizam as operações aritméticas básicas  Operadores Relacionais Realizam comparações entre valores constantes ou variáveis  Operadores Lógicos Implementam as operações lógicas básicas

13 Operadores Aritméticos OperaçãoAlgoritmoC#Tipos Soma++I,R,C,S Subtração––I,R,C Multiplicação**I,R,C Divisão//I,R,C Divisão inteiradiv/I,C Resto inteiromod%I,C Incrementoinc++I,R,C Decrementodec––I,R,C

14 Exemplos de Operações  2+3 = 5  2.3+3.4 = 5.7  '2' + '3' = 101  3.0+2 = 5.0  5.2-1.2 = 4.0  3*4 = 12  4/3 = 1  7.0/2 = 3.5  7%2 = 1  7.5%2 = 1.5  7.5%2.4 = 0.3  8++ = 9  8-- = 7

15 Prioridade nas Operações  As expressões são avaliadas da esquerda para a direita  Precedência *, /, % +, –  Exemplos 1 + 2 * 3 = 7 (1 + 2) * 3 = 9

16 Funções Básicas: Atribuição  Comando de Atribuição É utilizado para atribuir valor a uma variável  Sintaxe Algoritmo:  C#: =

17 Exemplo de Atribuição  Algoritmo Declaração de Variáveis x, y : inteiro; x  5; y  10;  C# int x, y; x = 5; y = 10;

18 Funções Básicas: Entrada de Dados  Comando de Entrada de Dados É utilizado para ler um valor do teclado e armazenar em uma variável  Sintaxe Algoritmo:  Leia(Variável); C#:  Variável = Console.ReadLine();  Válido apenas para variáveis strings no C#

19 Exemplo de Entrada de Dados  Algoritmo Declaração de Variáveis s : string; x : inteiro; Leia(x); Leia(s);  C# string s; int x; s = Console.ReadLine(); x = int.Parse(Console.ReadLine());

20 Funções Básicas: Saída de Dados  Comando de Saída de Dados É utilizado para mostra o valor de uma constante ou variável na tela  Sintaxe Algoritmo:  Escreva(Constante);  Escreva(Variável); C# :  Console.WriteLine(Constante);  Console.WriteLine(Variável);

21 Exemplo de Saída de Dados  Algoritmo: Declaração de Variáveis x : inteiro; x  5; Escreva(x); // Escreve 5 Escreva("x"); // Escreve x  C#: int x; x = 5; Console.WriteLine(x); Console.WriteLine(“x”);

22 Comentários  São informações acrescentadas a um algoritmo com o objetivo de identificá-lo ou de esclarecer alguns de seus trechos.  Comentário de linha: // // Este é um comentário de linha  Comentário de bloco: /*... */ /* Este é um comentário de bloco */

23 Exemplo: Área do Triângulo  Algoritmo para calcular a área de um triângulo, dados base e altura Declaração de Variáveis  base, altura, area : real; Início  Escreva("Digite o valor da base");  Leia(base);  Escreva("Digite o valor da altura");  Leia(altura);  area  base * altura / 2;  Escreva("Area = ", area); Fim.

24 Ex02: Área do Triângulo em C#  static void Main(string[] args)  { double bas, altura, area; Console.WriteLine("Digite o valor da base"); bas = double.Parse(Console.ReadLine()); Console.WriteLine("Digite o valor da altura"); altura = double.Parse(Console.ReadLine()); area = bas * altura / 2; Console.WriteLine("Área = {0}", area); Console.ReadKey();  }

25 Exercícios  1. Calcular a média parcial de uma disciplina, dadas as notas dos 1º e 2º bimestres (pesos 2 e 3).  2. Calcular área, perímetro e diagonal de um retângulo, dados base e altura.  3. Calcular a quantia gasta por um fumante, dados o Nº de anos que ele fuma, o Nº de cigarros fumados por dia e o preço de uma carteira de cigarros.  4. Calcular o número mínimo de cédulas para obter um valor monetário dado em reais (sem centavos).


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