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TECNOLOGIA WEB Serviços na Internet Aula 3 Profa. Rosemary Melo.

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1 TECNOLOGIA WEB Serviços na Internet Aula 3 Profa. Rosemary Melo

2 WEB A Web 1.0: envolve um número restrito de empresas, anunciantes e serviços As páginas eram apenas acessadas (páginas estática). A Web 2.0: envolve um grande número de usuários e oferta de serviços. Definida como Sistema Colaborativo, os usuários podem gerar, compartilhar, atualizar e utilizar as informações ao mesmo tempo. As páginas passaram a ser dinâmicas (os usuários podem trocar informação).  A Web 3.0: Web Semântica Proposta de organizar melhor os dados. Futuro próximo.

3  Novos conceitos e serviços surgiram a uma grande velocidade, em decorrência do uso cada vez mais crescente da internet: Intranet; Extranet ; E-Commerce... Serviços na Internet

4  Trata-se de uma rede privada baseada na mesma tecnologia presente na internet.  É baseada nos mesmos protocolos, equipamentos e serviços que a internet.  A diferença é o que se faz com essa tecnologia, quais os objetivos que estão por trás do seu uso.  Usada para incrementar a comunicação e produtividade dentro de uma empresa (justificativa para o uso do prefixo “intra”) Intranet

5  Disponibiliza informações relativas à empresa, como organogramas, catálogos de produtos, estratégias de vendas, normas internas e até mesmo dados sobre clientes ficam disponíveis em um servidor Web.  Da mesma forma que há na World Wide Web inúmeras informações, na Web interna há potencial para incontáveis informações internas. Intranet

6 Vantagens:  Os funcionários da empresa podem navegar pelas informações internas da empresa, sendo capazes de dar respostas instantâneas e ao mesmo tempo complexas para os clientes.  Os funcionários não precisam mais procurar manuais, ou telefonar para três ou quatro pessoas antes de responder a uma dúvida.  As respostas ao pedido do cliente pode ser encontrada, instantaneamente, durante a própria conversa telefônica.  Os funcionários tendo acesso a inúmeras informações, fórum de debates e feedback de clientes tendem a ser mais produtivos e criativos, gerando um ambiente de maior qualidade, permitindo que a empresa se mantenha competitiva. Intranet

7 Vantagens:  Auxilia na gestão e certificação de qualidade total, tanto através da publicação de normas e procedimentos, como também difundindo a própria cultura da qualidade.  Economia no uso de papel, fax, telefone e até mesmo custo de distribuição de documentos.  Em grandes corporações, este aspecto tende a ser muito relevante, já que relatórios que muitas vezes têm centenas de páginas e são distribuídos a dezenas de pessoas, passam a ser publicados de forma centralizada, na Intranet, sem custos de impressão e distribuição e com uma forma de atualização bem mais fácil. Intranet

8  É uma extensão privada de uma empresa, via sua Intranet corporativa, que permite a seus clientes, parceiros e fornecedores comunicar-se e fazer negócios, através do acesso a seus processos internos (por exemplo quando uma intranet tem acesso a outra intranet).  Caso comum entre filiais de uma empresa ou entre empresas que trabalham de alguma forma em parceria.  Por exemplo, pode-se conectar o sistema de pedidos de compra de uma empresa, já existente na sua Intranet ao banco de dados de catálogo de produtos na Intranet de seu fornecedor, criando uma Extranet. Extranet

9  Por se tratar de uma evolução da aplicação dos conceitos de Internet e Intranet, uma boa maneira de entender Extranet é fazendo-se a seguinte comparação: Internet x Intranet x Extranet InternetIntranetExtranet AcessoPúblico Restrito a funcionários da empresa Restrito a clientes, parceiros e/ou fornecedores. UsuáriosQualquer usuário Usuários da rede interna Redes conectadas ou autorizadas Informação Pulverizada, pública e usualmente superficial Privada / Compartilhada dentro da empresa Compartilhada entre determinadas empresas

10 E-commerce Alguns serviços:  Business-to-Business (B2B): comércio eletrônico entre empresas, organizações ou instituições entre si. Ex.: extranet entre cliente e fornecedor  Business-to-Consumer (B2C): comércio eletrônico entre empresas, organizações ou instituições e consumidores, ou seja, transações entre empresas e pessoas físicas. Ex.: loja virtual Americanas

11 Business-to-Administration (B2A) e o Consumer-to- Administration (C2A) : transações entre empresas (B2A) ou pessoas físicas (C2A) com a Administração Pública. Ex.: licitação e compra de fornecedores Consumer-to-Consumer (C2C):comércio eletrônico entre duas pessoas físicas. Ex.: Mercado livre E-commerce

12 Vantagens: – Economia de tempo e dinheiro; – Localizar os menores preços; – Redução de custos operacionais; Desvantagens – Sensação de anonimato – Medo das fraudes

13 Outros Serviços e Classificações

14 Mecanismo de Busca  Google: empresa líder fundada por Larry Page e Sergey Brin  Algoritmo: PageRank  Utilizado para classificar sites na web  mede a importância de uma página pela quantidade e qualidade dos sites vinculados.

15 Buscas Específicas Outros: Bing, Baboo, YAHOO, CADE Google Books: livros online Google Scholar: artigos de conferências e congressos

16 Conteúdos gerados pelo usuário Wikis: wikipedia e wikimapia Blogs: – Interatividade e jornalismo – Blogging e RSS Feeds (formato de publicação de notícias): conhecimento de um conteúdo novo publicado.

17 Redes Sociais Relacionamentos interpessoais; Criação de grupos com interesses comuns; – FaceBook, LinkedIn, Orkut (desativado em 2014), Twitter

18 Mídia Social e serviços de mapas  YouTube Compartilhamento de mídia (vídeos)  GoogleMaps

19  Existem muitas maneiras de se compartilhar arquivos. Muitos depositam seus arquivos em servidores na Internet para serem acessados via protocolo HTTP. Compartilhamento de Arquivos

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21 Aplicação que permite o envio e o recebimento de mensagens de texto em tempo real. Comunicadores Instantâneos

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23 Esta categoria compreende um conjunto maior de aplicativos para acesso remoto aos serviços na Internet, serviços estes tais como FTP, Download de Arquivos, Conexões via terminal entre outros. Acesso Remoto

24 O FTPS é um FTP com uma camada SSL para a segurança. "Protocolo Seguro de Transferência de Arquivos" que utiliza um canal de controle diferenciado que abre novas conexões para a transferência de dados. Como ele utiliza SSL, é necessário obter um certificado válido no servidor. É um FTP com certificado e que utiliza a porta padrão TCP 21 para comunicação.

25 voIP Originário de Voice over IP(Voz sobre IP). Se baseia na transmissão de voz em forma de pacotes através de uma rede utilizando protocolo TCP/IP. o sinal de voz passa por um processo de digitalização e compactação antes de ser transformado em pacotes IP: codecs (algoritmos de codificação). SKYPE, GIZMO, TRIBO

26 Serviço de armazenamento e partilha de arquivos  Baseado no conceito de “Computação em Nuvem”  Tendência integrante da Web 2.0 de se levar todo tipo de dados a servidores online, tornando desnecessário o uso de dispositivos de armazenamento e possibilitando o compartilhamento de conteúdo com qualquer plataforma de acesso à web. Ex.: DropBox, SkyDrive, Google Drive, OneDrive.

27 E o futuro?  Web Semântica – Web capaz de responder a perguntas complexas – Considera a semântica (significado) – Interliga significados de palavras e, neste âmbito, tem como finalidade conseguir atribuir um significado (sentido) aos conteúdos publicados na Internet.palavras – Ontologias: forma de organizar itens relacionados que são utilizados para representar a semântica.

28 Grupos com 2 pessoas  Propor um site com serviços E-commerce;  Se vocês fossem “Governo”, o que fariam na Web para melhorar a vida do cidadão?  Redes Sociais: quais grupos vocês iriam criar para compartilhar informações?


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