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COMO APERFEIÇOAR O MONITORAMENTO DOS RESULTADOS DOS SEUS PROCESSOS

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Apresentação em tema: "COMO APERFEIÇOAR O MONITORAMENTO DOS RESULTADOS DOS SEUS PROCESSOS"— Transcrição da apresentação:

1 COMO APERFEIÇOAR O MONITORAMENTO DOS RESULTADOS DOS SEUS PROCESSOS
PROFESSOR IVAN CARLOS PALUDO COMO APERFEIÇOAR O MONITORAMENTO DOS RESULTADOS DOS SEUS PROCESSOS

2 De acordo com Vicente Falconi Campos:
Gerenciar Monitorar Detectar problemas Obter resultado

3 1.0 Objetivos do gerenciamento
Cliente/ Acionistas/ Empregados e Vizinhos Gerenciamento de Qualidade Total Satisfação

4 NECESSIDADE DE RESULTADO
2.0 Onde está sua autoridade? Onde está sua responsabilidade? AUTORIDADE PROCESSO NECESSIDADE DE RESULTADO RESPONSABILIDADE RESULTADO

5 3.0 Sequência para a melhoria do gerenciamento
Descrição do negócio Reunir-se com os colaboradores; Estabelecer o setor e quadro de colaboradores e equipamentos; Listar produtos e seus respectivos clientes; Listar produtos e seus respectivos fornecedores; Produtos prioritários Tempo de processo; Produtos com mais problemas; Fluxograma de cada processo Começar pelos produtos com maior prioridade Padronização das tarefas prioritárias Itens de controle Juntamente com os supervisores determinar as tarefas prioritárias (erro que afeta a qualidade do produto, casos passados); Padronizar os processos operacionais; Treinamento de equipe e se necessário aperfeiçoamento de funções e procedimentos. Produto (qualidade, custo, entrega e segurança) Pessoas (moral e segurança)

6 Definir metas Benchmarking (interno, competitivo e funcional);
Público alvo; Melhoramento contínuo; Valores de benchmark Preferencial de excelência; Referencias da empresa em relação aos concorrentes; Gráficos Monitorar características ; Estabelecer metas; Analisar resultados; Padronizar Processos P – Planejar (estabelecer objetivos dos processos necessários para atingir resultados de acordo com os requisitos do cliente e da política da qualidade; D – Fazer (execução do trabalho planejado, implementação dos processos e exigência de educação treino , experiência e habilidade); C - Verificar (medição, análise e monitorização do que foi executado em relação ao que foi planejado. Comprovação mediante a análise de dados e fatos); A – Agir (ação corretiva sobre as diferenças identificadas sobre o planejado e o alcançado, tomada de decisão para melhorias dos processos e satisfação dos clientes); Atingir metas Diagnosticar anomalias; Medidas para solucionar as anomalias; Implantar PDCA ; Cumprir os processos; Aitngir metas

7 Ferramenta de qualidade
Como identificar seus produtos e seus clientes internos e externos Ferramenta de qualidade Determina as causas e efeitos para atingir desempenho desejado. Produtos Qualidade Custo Entrega Segurança (riscos, problemas) Pessoas Segurança (clientes, vizinhos, empregados) Moral (equipe, rotatividade) Presidente

8 Como estabelecer seus itens de controle:
Para cada produtos devemos identificar suas atribuições, qualidade intrínseca,como: custo, condições de entrega e afins Ex: numero de reclamações de clientes Devemos avaliar o custo agregado em cada gerencia em cada produto. O custo agregado na própria gerencia e sobre o qual você pode exercer o controle. Ex: Consumo de energia. Definir prazos de entrega de acordo com o que o cliente espera. Ex: Índice de cumprimento da programação, índice de entregas realizadas fora do prazo. Itens de controle referentes a segurança dos clientes devem ter ocorrências de não conformidade antecipadas, de tal forma que os acidentes não ocorram. Antecipar-se.

9 Equipe - Analises É de responsabilidade do gerente a motivação e segurança dos funcionários. Portanto, vale o estudo “defensivo” de turn-over de pessoal, índice de procura a posto medico, índices de causas trabalhistas e o “ofensivo” número de sugestões , grupos voluntários em prol das melhorias. (CCQ) Itens de controle de segurança de acordo com numero de acidentes, índice de freqüência.

10 Como definir seus itens de controle prioritários:
Fazer um levantamento da situação atual de cada item de controle Avaliar a situação de acordo com a satisfação do cliente Definir importância do controle Providenciar medidas

11 Itens de verificação São estabelecidos sobre os resultados (responsabilidades), no entanto também é importante conhecer onde reside sua autoridade. Os itens de verificação medem o desempenho dos componentes do processo. A definição dos itens de verificação decorre de uma análise e é um processo de desdobramento, pois os mesmo serão itens de controle de seus colaboradores ou de seus fornecedores. Cada item de controle prioritário (efeito) deve ter um ou mais itens de verificação (causas) relacionados a ele.

12 Como coletar os valores de Benchmarking e estabelecer suas próprias metas:
Analisar se outras organizações já possuem valores melhores que os seus; Se possuir, analisar como a empresa alcançou este valor; Se necessário não há problema em copiar, mas posteriormente tentar superá-lo; Manter as gerencias competitivas utilizando o benchmarking como seu item de controle.

13 Interno Competitivo Funcional Benchmarking

14 Benchmarking METAS Tornar-se mais competitivo em relação as outras organizações; Atingir a qualidade exigida do mercado (pessoas); Provocar o melhoramento contínuo dentro da empresa;

15 “Reduzir pela metade, em um ano, a diferença entre o valor médio do ano anterior e o valor teoricamente possível de ser atingido”. META # OBJETIVO Exemplo: Se o número médio mensal de reclamações no ano anterior tiver sido 16 a meta deve se reduzir para 8 até dezembro desse ano.

16 Como definir seus problemas:
O que é um problema? “ É a diferença entre seu resultado atual e um valor desejado chamado META”. Problemas Ruins: Inesperados, provenientes das anomalias e desvio de padrão; Problemas Bons: Surgem a partir de novas metas de melhoria

17 Gerente Buscar melhores resultados Atingir Metas Solucionar Problemas
Produtividade/ Competitividade

18 Fornecedores Insumos Negócio Produtos Clientes
Tópicos para reflexão pelos “ Grupos de Cumbuca” Fornecedores Insumos Negócio Produtos Clientes A partir desse fluxograma a organização passa a adquirir maior conhecimento do negócio, definir metas, propor visão, melhorias, obter controle no geral , ou seja, fazer com que todos da organização estejam engajados na descrição do negócio.

19 “Só se gerencia aquilo que é medido!”


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