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UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE – UNESC PLANO DE PRODUÇÃO ACADÊMICOS: Diogo Arent Longo Juliana Alves Marcelino Patrícia Strachoski Talita Danieslki.

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1 UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE – UNESC PLANO DE PRODUÇÃO ACADÊMICOS: Diogo Arent Longo Juliana Alves Marcelino Patrícia Strachoski Talita Danieslki Pereira William Ferreira Dagostin

2 PLANO DE PRODUÇÃO O que é ?  Declara a quantidade total de produção que o departamento de manufatura deve produzir por período no longo prazo;  A produção é expressa por unidade de medida (Ex: Tonelada, quilos, litros, etc.)  O plano consiste em controlar a velocidade da produção de acordo com a necessidade periódica;  Planejamento da data de finalização do produto, para que não haja sobrecarga das instalações de produção.

3 Por que é importante ?  Atender as necessidades dos clientes;  É importante para garantir que haja capacidade suficiente para satisfazer a previsão de demanda. Objetivos do Plano:  Minimizar custos/ maximizar lucros;  Maximizar o serviço ao cliente;  Minimizar o investimento em estoque;  Minimizar alterações nas taxas de produção;  Minimizar alterações nos níveis de força de trabalho;  Maximizar a utilização de instalações e equipamentos.

4 ELABORAÇÃO DO PLANO DE PRODUÇÃO 1ª Atividade – Determinação dos Requisitos TarefasDescrição 1 Esboçar a previsão de vendas de cada produto ou serviço no período adequado do planejamento 2 Combinar cada demanda de produto/ serviço em uma só demanda agregada 3Transformar a demanda agregada de cada período em pessoal, processos e outros elementos da capacidade de produção

5 INFLUÊNCIA NA DEMANDA Fatores Internos:  Marketing;  Design do Produto;  Estratégias de Aperfeiçoamento do Serviço ao Cliente;  Qualidade do Produto;  Preço do Produto. Fatores Externos:  Nível de Competitividade;  Percepção dos Consumidores Sobre os Produtos;  Setor Econômico.

6 2ª Atividade – Como Atender aos Requisitos A próxima atividade fundamental envolve identificar as alternativas que a empresa pode empregar para atender as previsões de produção e, restringir os custos envolvidos. TarefasDescrição 1 Desenvolver esquemas alternativos de recursos para atender aos requisitos cumulativos de capacidade. 2Identificar o plano mais adequado que atenda à demanda agregada ao menor custo operacional.

7 Informações necessárias para o processo de planejamento de produção:  Informações de materiais/compras;  Informações de operações/manufatura;  Designs de engenharia/processos;  Informação de vendas, marketing e distribuição;  Informações financeiras e contábeis;  Informações de recursos humanos.

8 Estratégias básicas para lidar com flutuação de demanda  Perseguir demanda;  Produção de nível;  Mista. Estratégia: Acompanhar a Demanda  Contratar mais trabalhadores conforme a demanda aumenta;  Dispensar trabalhadores conforme a demanda diminui.

9 Estratégia: Produção de nível  Produzir antecipadamente e estocar até que o produto seja necessário;  Oferta de entrega do produto ou serviço em data posterior, quando houver capacidade disponível;  Emprego de esforços de marketing especiais para defender a demanda em períodos de baixa.

10 Estratégia: Mista Para aumentar a produção esta estratégia pode incluir as combinações seguintes:  Aumento do horário de trabalho  Contratação de novos funcionários  Subcontratação ou terceirização

11 Estratégia: Mista Métodos específicosCustosObservações Produzir em horários adicionais sem alterar o tamanho da força de trabalho Pagamento de prêmio por horas extras O tempo disponível para trabalhos de manutenção sem interrupção da produção é reduzido Emprego de pessoal com altos níveis de produção, para que não sejam necessárias horas extras Excesso de remuneração de pessoal durante períodos de baixa demanda A força de trabalho pode ser usada para realizar a manutenção protelada durante períodos de baixa demanda

12 CONSIDERAÇÕES FINAIS O Planejamento e Controle da Produção estão entre os principais fatores que influenciam a produtividade industrial. As empresas devem se adaptar as condições de mercado, que mudam constantemente, afetando o tempo disponível para a tomada de decisões. Projetar e produzir bens não é uma tarefa fácil, a dificuldade de produzir bens e produtos com qualidade, baixo custo, que tenham aceitação no mercado e atendam as necessidades dos clientes, é um grande desafio, que não é superado sem um plano de produção ou sistema produtivo eficiente. Uma cadeia produtiva ou estrutura organizacional, focalizada é muito mais vantajosa que os métodos convencionais de organização.

13 UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE – UNESC PLANO DE PRODUÇÃO ACADÊMICOS: Diogo Arent Longo Juliana Alves Marcelino Patrícia Strachoski Talita Danieslki Pereira William Ferreira Dagostin


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