A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Controle Interno Preventivo CONTROLE INTERNO PREVENTIVO O QUE É? POR QUÊ? PARA QUÊ? COMO?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Controle Interno Preventivo CONTROLE INTERNO PREVENTIVO O QUE É? POR QUÊ? PARA QUÊ? COMO?"— Transcrição da apresentação:

1

2 Controle Interno Preventivo

3 CONTROLE INTERNO PREVENTIVO O QUE É? POR QUÊ? PARA QUÊ? COMO?

4 CONTROLE INTERNO PREVENTIVO O QUE É?

5 Conceitos Centrais Controle é uma atividade exercida com o propósito de assegurar de que algo ocorra conforme o que foi planejado. Objetivo o que se estabeleceu para ser alcançado. Risco é qualquer evento em potencial que possa impedir ou dificultar o alcance de um objetivo.

6 Conceitos Centrais Os objetivos e riscos são a razão de ser do controle. O controle só faz sentido se houver planejamento. Planejamento e Controle são atividades distintas mas andam lado a lado.

7 Conceitos Centrais Definir Objetivos Identificar Riscos Tratar Riscos Avaliar Riscos O papel do Controle é assegurar que as respostas aos riscos, definidas pela administração sejam efetivadas Respostas a Riscos: Controle

8 Elementos do Controle Padrão Informação Comparação Ação Corretiva Objetivo

9 Classificação dos Controles Quanto a função PreventivoDetectivoCompensatório Quanto ao momento em que é exercido Prévio Concomitante Posterior AdministrativoContábil Quanto a função Ao nível da entidade Ao nível do processo Quanto a natureza Quanto a função Quanto ao nível de abrangência

10 Controles Preventivos Concebidos para reduzir a frequência, de materialização de eventos de risco; Um controle preventivo age sobre a probabilidade de ocorrência de um determinado evento, impedindo que esse aconteça. Agem como guia, auxiliando para que os fatos aconteçam de acordo com o que foi planejado, procurando prever problemas ou desvios de padrão. Exemplos: normas, manuais, unidade de controle interno ou de auditoria, processos de planejamento, de gestão de riscos, sistema de controle interno etc.

11 O QUE É? O Controle Interno Preventivo é uma moderna técnica de controle, voltada para a racionalização e o monitoramento de processos organizacionais, de modo a otimizar os níveis de eficiência e eficácia das ações governamentais. Tal mecanismo de controle consiste no mapeamento, validação, implantação e monitoramento de processos, com foco na gestão de riscos.

12 POR QUÊ?

13 A implantação do controle interno preventivo irá proporcionar maior segurança administrativa na tomada de decisão pelos gestores estaduais, na medida em que deverá reduzir a ocorrência de desvios que possam comprometer a eficiência no uso de recursos, a eficácia na disponibilização de bens e serviços e a conformidade legal dos atos administrativos. De outra parte, tal mecanismo de controle possibilita a identificação e a disseminação de boas práticas de gestão observadas.

14 PARA QUÊ?

15 Mapear os processos organizacionais considerados críticos no âmbito do Poder Executivo Estadual, priorizando o processo de gestão de Contratos, Convênios e Termos de Ajuste; Validar estes processos, a partir da identificação dos riscos e definição dos pontos de controle correspondentes; e Implantar e monitorar os processos mapeados e validados, priorizando os órgãos e entidades estaduais que concentram mais de 90% do volume de Contratos, Convênios e Termos de Ajuste.

16 COMO?

17  Capacitação em mapeamento e modelagem de processos organizacionais.  Seleção Publica Interna e Capacitação de Analistas de Controle Interno.  Aquisição e customização da nova ferramenta tecnológica de gestão de Contratos e Convênios, contemplando módulo de monitoramento dos riscos inerentes ao processo.  Aquisição e customização de Sistema de Informações Gerenciais – SIG.

18 Capacitação em Mapeamento e Modelagem de Processos Organizacionais DESCRIÇÃO: Contratação de empresa ou especialista para formação de quadro de servidores em mapeamento e modelagem de processos organizacionais comuns a todos os órgãos e entidades. OBJETIVO: Formar quadro de servidores qualificados em mapeamento e modelagem de processos.

19 Capacitação em Mapeamento e Modelagem de Processos Organizacionais PÚBLICO ALVO: Auditores e analistas de Controle Interno e servidores das entidades envolvidas com o gerenciamento de processos comuns a todos os órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual.

20 Capacitação em Mapeamento e Modelagem de Processos Organizacionais ESTRATÉGIA DE EXECUÇÃO: Contratar empresa ou especialista para capacitação de turma fechada em mapeamento e modelagem de processos organizacionais, composta por servidores dos órgãos e entidades responsáveis pelo gerenciamento de processos ou sistemas organizacionais comuns a todas e entidades, notadamente CGE, SEPLAG e SEFAZ.

21 Seleção Publica Interna e Capacitação de Analistas de Controle Interno DESCRIÇÃO: Seleção publica interna e capacitação de 40 analistas de controle interno para atuação descentralizada nos órgãos e entidades estaduais com maior volume de contratos, convênios e termos de ajuste.

22 Seleção Publica Interna e Capacitação de Analistas de Controle Interno OBJETIVO: Criar 40 funções comissionadas de Analista de Controle Interno, nível DNS-2, com provimento por seleção pública interna, de modo a contemplar o controle interno preventivo, de forma descentralizada; Realizar seleção publica interna para nomeação de 40 Analistas de Controle Interno; e Capacitar os Analistas de Controle Interno selecionados em controle interno preventivo com foco em gestão de riscos.

23 Seleção Publica Interna e capacitação de Analistas de Controle Interno PÚBLICO ALVO: Auditores e analistas de Controle Interno e servidores das entidades envolvidas com o gerenciamento de processos comuns a todos os órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual.

24 Seleção Publica Interna e Capacitação de Analistas de Controle Interno ESTRATÉGIA DE EXECUÇÃO: Lotar 30 Analistas de Controle Interno nos órgãos e entidades estaduais com maior volume de Convênios, Contratos e Termos de Ajuste (cobrindo mais de 90% dos valores) e 10 na CGE, para cobertura dos demais órgãos e monitoramento do processo.

25 Aquisição e Customização da Nova Ferramenta Tecnológica de Gestão de Contratos e Convênios. DESCRIÇÃO: Aquisição e customização da nova ferramenta tecnológica de gestão de Contratos e Convênios, que contemplará módulo de monitoramento dos riscos inerentes ao processo..

26 Aquisição e Customização da Nova Ferramenta Tecnológica de Gestão de Contratos e Convênios. OBJETIVO: Adequar a ferramenta tecnológica de gestão de contratos e convênios ao novo processo mapeado e validado, inclusive com o monitoramento dos riscos inerentes ao processo, de forma a garantir a aderência aos pontos de controle implantados.

27 Aquisição e Customização da Nova Ferramenta Tecnológica de Gestão de Contratos e Convênios. PÚBLICO ALVO: Servidores públicos estaduais e colaboradores. ESTRATÉGIA DE EXECUÇÃO: Adquirir e customizar software para a gestão de contratos e convênios, inclusive com o monitoramento dos riscos inerentes ao processo; e Capacitar os servidores e colaboradores estaduais envolvidos no processo para recepção e utilização da tecnologia desenvolvida.

28 Aquisição e Customização de Sistema de Informações Gerenciais – SIG. DESCRIÇÃO: Aquisição e customização de ferramenta tecnológica para a geração de informações gerenciais de apoio à tomada de decisão, a partir da organização dos dados disponíveis nos diversos sistemas corporativos do Estado, utilizando-se do conceito de Business Intelligence (BI) e de tecnologia do tipo Data Warehouse.

29 Aquisição e Customização de Sistema de Informações Gerenciais – SIG. OBJETIVO: Criar um instrumento de consulta e apoio aos gestores, que propicie a fácil obtenção de informações que possam subsidiar e qualificar o processo decisório nos níveis gerencial e estratégico.

30 Aquisição e Customização de Sistema de Informações Gerenciais – SIG. OBJETIVO: Criar um instrumento de consulta e apoio aos gestores, que propicie a fácil obtenção de informações que possam subsidiar e qualificar o processo decisório nos níveis gerencial e estratégico. PÚBLICO ALVO: Servidores públicos estaduais e colaboradores.

31 Aquisição e Customização de Sistema de Informações Gerenciais – SIG. ESTRATÉGIA DE EXECUÇÃO: Adquirir e customizar software para a geração de informações gerenciais, utilizando o conceito de Business Intelligence (BI) e de tecnologia do tipo Data Warehouse, de modo a possibilitar a organização do imenso volume e diversidade de dados corporativos do Estado, transformando-os em informação e depois de analisada e contextualizada, em inteligência útil à tomada de decisão. Todo processamento deve ocorrer em um banco de dados separado do banco de dados dos sistemas transacionais do Estado.

32  O limite do sucesso é diretamente relacionado ao nível de qualificação e comprometimento do elemento Humano.

33


Carregar ppt "Controle Interno Preventivo CONTROLE INTERNO PREVENTIVO O QUE É? POR QUÊ? PARA QUÊ? COMO?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google