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PublicouOsvaldo Alcântara Beppler Alterado mais de 8 anos atrás
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Cultura digital e cibercultura Cultura digital + Cibercultura + Outras manifestações - cultura oral, impressa, midiática... = Cultura contemporânea
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Tas e Palacios consideram que a incoporação do termo digital às chamadas novas tecnologias vai se tornando natural, pois a “o digital” já faz parte do cotidiano da humanidade. Em se tratando de cultura digital, Santaella e Lemos sinalizam que tudo é cultura, uma vez que a cultura contemporânea e sua interface com as tecnologias influenciam, entre outros campos, a comunicação, o trabalho, a produção científica e tecnológica, a educação, o comércio e o lazer.
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Segundo Palacios, estamos compreendendo a noção de ciberespaço, onde as pessoas têm acesso a informações e, ao mesmo tempo, podem produzir e divulgar informações.
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Tas argumenta que as mídias tradicionais como a TV e o jornal impresso apenas falam, não ouvem. A evolução digital veio para inverter essa ideia.
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mídias ciberespaço informação conectividade interação feedback c comunicação
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A emergência na produção tecnológica provoca o deslumbramento e o fascínio que levam alguns à superestimação da tecnologia. Mas é preciso ter discernimento e saber reconhecer o que há de relevante no sistema. Por outro lado, ocorre também a subestimação resultante da maneira como os preconceituosos encaram essas novas tecnologias. Eles tendem a resistir a tudo e a todos, chegando a negar suas influências.
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“A internet é uma mídia de acesso e não de difusão” [Palacios, p. 259] As mídias são suportes materiais, recursos ou canais físicos para materialização e propagação de diversas linguagens. A essência da comunicação está na mensagem, e não nos meios tecnológicos utilizados. Difusão Comunicação Mensagem informação ideia
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Parafraseando Lemos, devemos aproveitar a tecnologia, fazendo dela o que pudermos, uma obra de arte, talvez... Só assim, poderemos nos apropriar dessa tecnologia e utilizá-la de acordo com nossas necessidades e interesses. Olha o meu caso, por exemplo, tentando produzir um vídeo para depois publicá-lo como atividade de um curso de especialização. Não é o máximo??! Se alguém cogitasse isso há alguns anos atrás, eu diria: “Jamais!! Isso é loucura...”
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Vejam só onde chegamos! Hoje utilizamos a internet para realizar pesquisas, compras, pagar contas e muito mais. Além disso, ela possibilita a produção multimídia - jornalismo on line, webdesigner gestão de informação e outras tantas atividades. Tudo isso é possível graças a grandes obras a que temos acesso. São os chamados hipertextos e suas múltiplas facetas.
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Os hipertextos, sejam on-line (web) ou off-line (CD-Rom), são informações textuais, combinadas com imagens (animadas ou fixas) e sons, organizados de forma a promover uma leitura (ou navegação) não-linear, baseada associações de idéias e conceitos, sob a forma de links. Os links funcionam como portas virtuais que abrem caminhos para outras informações. O hipertexto também é considerado multilinear por ser uma produção com várias entradas, onde o leitor/navegador define o percurso pelos links, de acordo com seus interesses ou prioridades.
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A exemplo dessa funcionalidade da internet, cito novamente nossa experiência no curso de Mídias na Educação. Por meio da internet e dos hipertextos, conseguimos fazer downloud de livros, imagens, múscias, e outros arquivos, produzimos e publicamos slides, textos, e vídeos, os quais publicamos na web por meio de blogs, You tube, Facebook, SlideShare, Orkut e outras redes. É a produção de informação fortalecendo o contato social, a interatividade.
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