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PublicouJoão Lucas Felipe de Almeida Barros Alterado mais de 8 anos atrás
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Lógica de Programação Curso Técnico em Informática – Escola Olímpio Professor Marcelo Josué Telles marcelojtelles@gmail.com www.marcelo.kinghost.net
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I - A linguagem Pascal A linguagem Pascal recebeu esse nome em homenagem ao filósofo e matemático do século XVII, Blaise Pascal. Foi desenvolvida pelo prof. Niklaus Wirth como uma linguagem simples e poderosa para ser usada em ambientes educacionais. Sistemas de programação Pascal, existem para praticamente todos os computadores.
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I - A linguagem Pascal Para alguns autores, por ter sido desenvolvida para fins educacionais, Pascal oferece recursos de entrada e saída limitados e precisa de meios para manipulação de textos e seqüência caracteres (strings). Aparentemente a Linguagem Delphi (baseada em Pascal) resolveu essas limitações.
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II - Programação estruturada Pascal foi desenvolvida visando promover um método sistemático de programação cuja base é o conceito de programas estruturados em blocos. A estrutura em programação pode ser definida como a maneira pela qual as partes serão montadas para formar um programa completo.
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II - Programação estruturada Um programa estruturado é formado por funções e procedimentos básicos que serão combinados para criar rotinas (ou blocos, ou subprogramas) de acordo com as regras da linguagem. Essas rotinas serão posicionadas e combinadas para formar um programa completo.
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II - Programação estruturada Rotinas podem também ser utilizadas para formar rotinas maiores e finalmente o programa. Esta estratégia permite ao programador dividir o problema em partes cada vez menores de modo a poder codificar facilmente a rotina. Este tipo de estrutura facilita a localização e a correção de erros, visto que o contexto do erro nos leva ao subprograma com problema.
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III – O Pascal Zim Integrated Design Environment – IDE O compilador PASCAL ZIM!, fruto de muitos anos de pesquisa e trabalho na área de tradutores e linguagens, foi desenvolvido dentro do Departamento de Ciências da Computação da Universidade de Brasília. permite: escrever, editar, compilar, compilar e gerar o executável dos os programas desenvolvidos no curso. Desenvolvido por: Luiz Reginaldo Almeida Fleury Curado
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V- Partes de um Programa Pascal Um programa (ou subprograma) Pascal pode ser dividido em 3 partes: Cabeçalho, pode ser opcional, anuncia ou nomeia um programa. Definições e declarações, também são opcionais, podem ser classificados como: definições de constante, definições de tipo, declarações de variável e definições de funções e procedimentos. Comandos, onde os dados são manipulados para produzir o resultado desejado.
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V- Partes de um Programa Pascal Cabeçalho Corresponde à primeira linha de um programa e sempre começa com a palavra reservada PROGRAM seguida de um nome e um ponto e vírgula (;), exemplo: Program Oi; Begin Writeln (‘Oi’); End.
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V- Partes de um Programa Pascal Definições e Declarações Servem para designar nomes ou identificadores para os dados (variáveis ou constantes) dos programas. Regras para dar nomes aos dados: Os identificadores deverão começar por um caractere alfabético ou por um caractere de sublinha ( _ ). O primeiro caractere poderá ser seguido por até 126 caracteres adicionais, que serão alfabéticos, numéricos ou o caractere de sublinha ( _ ). Os nomes podem ser escritos tanto em maiúsculas quanto em minúsculas.
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V- Partes de um Programa Pascal Palavras reservadas do Pascal: São palavras utilizadas pelo turbo Pascal para seu próprio uso. Se tentar usar qualquer uma daquelas palavras como identificador definido pelo usuário, o compilador emitirá uma mensagem de erro. Exemplo de palavras reservadas: begin, end, if, for, case, else, div, const, var, array... Tipos: Servem para indicar o quanto de espaço de memória deverá ser alocado para um determinado tipo de dado e para prevenir os conflitos de tipos. Exemplo de tipos: boolean, char, integer, real, string[n], byte, text.
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V- Partes de um Programa Pascal Constantes Utilizadas para associar um valor fixo a um identificador, exemplo de declaração de constante: const PortCom = 56; Variáveis Quando se declara uma variável aloca-se espaço na memória, fornecendo um lugar para se colocar um tipo de dado específico, exemplo: var juros, valor_pagamento: Real;
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V- Partes de um Programa Pascal Constantes Tipadas Além de serem usadas para economizar espaço, elas também podem ser usadas como variáveis inicializadas, exemplo: const Texto = ‘T’; Largura_vídeo : Byte = 80; Tipo_entrada = Char = MAIUSCULAS; Fator_escala = Real = 0.50; Label Ou rótulos, servem para marcar o destino de uma instrução Goto, exemplo: label SaidaErro,Saida, 1234;
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V- Partes de um Programa Pascal Operadores São sinais (+, -, *, /, =, etc.) que representam operações utilizadas nos comandos, em Pascal os operadores pertencem a três categorias: 1. Operadores aritméticos: -, not, *, /, div, mod, shl, shr, +, - 2. Operadores lógicos: not, and, or, xor 3. Operadores relacionais: =,, <>
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V- Partes de um Programa Pascal Comandos É a seção onde a lógica do programa e subprogramas é definida. Os comandos podem ser classificados como: 1. Comandos de atribuição: consiste de um identificador de variável (ou função) seguido do operador de atribuição, exemplo: item:= 0; 2. Comandos compostos:instruções que combinam qualquer número de comandos em um comando composto, exemplo: Begin (sem ponto e vírgula) e End (com ponto e vírgula); 3. Comandos de controle da lógica: controlam o fluxo de execução dos programas, exemplo: while-do, repeat-until, for-do, if-then-else e goto.
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Constantes Servem para lembrar valores Seu valor não pode mudar São áreas de memória Lógica de Programação – Marcelo Josué Telles
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Exemplo de constantes Pi = 3.14 Documento do colega de trabalho Nome do colega de trabalho Endereço da página da empresa Lógica de Programação – Marcelo Josué Telles
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Referências http://xoopscube.com.br/docs/php/manual/language.const ants.php http://xoopscube.com.br/docs/php/manual/language.const ants.php http://www.kinghost.com.br/php/image.constants.php http://www.kinghost.com.br/php/image.constants.php http://www.unimep.br/~vmdzilio/apen_3.html http://www.unimep.br/~vmdzilio/apen_3.html Lógica de Programação – Marcelo Josué Telles
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