A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

‘Restoring Aging Bones’ SEMINÁRIO DE ANATOMIA E HISTOLOGIA 7 Out. 2009 Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "‘Restoring Aging Bones’ SEMINÁRIO DE ANATOMIA E HISTOLOGIA 7 Out. 2009 Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica."— Transcrição da apresentação:

1 ‘Restoring Aging Bones’ SEMINÁRIO DE ANATOMIA E HISTOLOGIA 7 Out. 2009 Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica

2 ‘Restoring Aging Bones ’ Autor: Clifford J. Rosen Director do Maine Center for Osteoporosis Research and Education Institute Data: Março de 2003 Tema: Osteoporose – Diagnóstico e Tratamento

3 Introdução O tecido ósseo é um tipo especial de tecido conjuntivo, cujas células e fibras se encontram imersas numa matriz extracelular mineralizada com alta concentração em cálcio e fósforo, conferindo ao tecido as suas características de dureza e rigidez. Contudo, apesar desta rigidez e dureza, o tecido ósseo é um tecido vivo e dinâmico, que se encontra em permanente remodelação. “Restoring Aging Bones”

4 Estrutura macroscópica do osso ▪ Periósteo ▪ Endósteo ▪ Diáfise ▪ Epífise ▪ Metáfise ▪ Cartilagem articular ▪ Cavidade medular Células osteoprogenitoras “Restoring Aging Bones”

5 Estrutura microscópica do osso ▪ Células → Osteoblastos → Osteócitos → Osteoclastos ▪ Matriz extracelular “Restoring Aging Bones”

6 → Proporciona o local de inserção para os músculos; → Protege órgãos vitais; → É uma reserva de cálcio e fósforo ; → Alguns ossos alojam a medula óssea. Funções do tecido ósseo “Restoring Aging Bones”

7 Estrutura óssea masculina-feminina “Restoring Aging Bones” Existem várias diferenças entre a estrutura óssea masculina e feminina: ♂ ▪ Os ossos são mais largos e mais pesados ; ▪ Maiores superfícies articulares. ♀ ▪ O pélvis é mais largo.

8 “Restoring Aging Bones” Envelhecimento dos ossos Até ao fim da adolescência É produzido mais osso do que aquele que é removido. Até à meia idade A quantidade de osso produzido e removido é semelhante. Após a meia idade A remoção de osso suplanta a sua formação. Ossos tornam-se mais frágeis e há perda de massa óssea.

9 Osteoporose → É uma doença esquelética que se caracteriza pela diminuição da massa óssea e por uma alteração da qualidade microestrutural do osso. → Leva a uma diminuição da resistência óssea e ao consequente aumento do risco de fracturas. → Atinge sobretudo as mulheres pós-menopáusicas e as pessoas idosas de ambos os sexos. Causa anualmente, em Portugal, 40 mil fracturas. Tem níveis de morbilidade e mortalidade apreciáveis. “Restoring Aging Bones”

10 Osteoclastogénese Os osteoblastos produzem três substâncias que controlam a produção de osteoclastos, todas com funções distintas: M-CSF (factor de crescimento de monócitos/macrófagos) RANKL (receptor activador do factor nuclear –êB) OPG (osteoprotegerina)

11 Sinais envolvidos na formação/reabsorção dos ossos são: ▪ Osteoprotegerina ▪ Estrogénio ▪ Hormonas paratiroidais (como PTH) ▪ Factor de crescimento tipo insulina (IGF) “Restoring Aging Bones” Formação/reabsorção óssea

12 Osteoprotegerina Osteoprotegerina bloqueia indirectamente a produção de osteoclastos e em testes realizados em humanos, a injecção desta substância reduziu até 60% a reabsorção óssea. “Restoring Aging Bones”

13 Estrogénio “Restoring Aging Bones” Atingida a menopausa, os osteoblastos disputam com mais osteoclastos (maior duração de vida). O estrogénio promove a saída de OPG e suprime a produção de RANKL, diminuindo a perda óssea.

14 Foi ainda usada a terapia de reposição hormonal (estrogénio combinado com progestina, uma forma de progesterona) para combater osteoporose. Resultados insatisfatórios, com mais danos do que benefícios. “Restoring Aging Bones” Terapia da reposição hormonal

15 → As melhores alternativas ao estrogénio para a saúde óssea são os bisfosfanatos. → As drogas moderadoras de receptores de estrogénio selectivo ( SERMs ), têm sido também úteis. “Restoring Aging Bones” Outras alternativas

16 “Restoring Aging Bones” ESTREN Contacto Directo com os Genes Contacto indirecto através de enzimas específicas (Cinases) É desta forma que o estrogénio influencia nos tecidos-alvo reprodutivos e alguns nao reprodutivos São as cinases que transmitem para os genes a presença de estrogénio na célula. É desta forma que o estrogénio afecta o tecido ósseo Desvantagens do estrogénio normal em tecidos reprodutivos como o cancro do utero ou cancro da mama. São eliminadas por esta nova hormona artificial.

17 “Restoring Aging Bones” ESTREN é mais efectivo que o estrogénio normal na reconstrução do tecido ósseo. A introdução do ESTREN no organismo não afecta os tecidos reprodutivos. Verificaram-se resultados semelhantes no sexo masculino: ESTREN demonstra efeitos tão bons como a testosterona no tecido ósseo. Efeitos do ESTREN ANGELS (activatores of nongenomic estrogenlike signaling)

18 “Restoring Aging Bones” PTH → Paratormona, sintetizada pelas paratiroides. → Tem um papel crucial nas alterações sofridas pelo tecido ósseo, quer na sua formação quer na sua reabsorção, dependendo das suas concentrações no organismo.

19 “Restoring Aging Bones” Efeitos da PTH VALORES NORMAIS – reabsorção da matriz óssea VALORES MÁXIMOS CONTROLADOS – reposição da matriz óssea.

20 “Restoring Aging Bones” Administração intermitente da PTH Após a administração intermitente da PTH, verifica-se: → Aumento significativo na densidade da massa óssea; → Diminuição do risco de quebra óssea. Em 2002 foi aceite como tratamento contra a osteoporose.

21 “Restoring Aging Bones” IGF-1 A molécula IGF-1: ▪ Favorece a diferenciação das células estromais em osteoblastos. ▪ Pode servir de aviso para certos tipos de cancro.

22 “Restoring Aging Bones” Síntese → Os ossos estão constantemente em remodelação. → A actividade mais intensa dos osteoclastos do que dos osteoblastos resulta na osteoporose. → Os novos tratamentos consistem em bloquear a actividade dos osteoclastos.

23 Referências bibliográficas “Introduction to the Human Body – The Essentials of Anatomy and Physiology”; J. Tortora, Gerard; Derrickson, Bryan; Wiley Inc., 7th Edition “Histologia – Texto e Imagens” ; Gonçalves, Carlos; Bairos, Vasco; Imprensa da Universidade de Coimbra, 2007, 2ª Edição http://www.sogab.com.br/floresdias/homemmulheranatoossea.htm http://pt.wikipedia.org/wiki/Esqueleto_humano http://www.min-saude.pt/portal/conteudos/enciclopedia+da+saude/doencas/doencas+reumaticas/osteoporose.htm http://4.bp.blogspot.com/_6exE2bGXx2E/SCDLtZ8gg7I/AAAAAAAAAOQ/gFzrGPlz5Ac/s320/osso2.jpg http://farm4.static.flickr.com/3034/2283718939_0939370dc0.jpg http://www.marcobueno.net/administracao/img/galeria_imagem/osteoclasto_.jpg http://2.bp.blogspot.com/_0LhpbXJid4s/Se8TIfKX1WI/AAAAAAAADsc/vAJWG7Yz78s/s320/osteoporosis.jpg http://courses.washington.edu/conj/bess/bone/osteoclastogenesis.png http://1.bp.blogspot.com/_pCkmhGhNuKI/R62Ep_2GfyI/AAAAAAAAASE/PAffJNfpcjo/s320/progress%C3%A3o.bmp http://www.ama-cmeonline.com/osteo_mgmt/module06/images/m6_07_anti.jpg http://instruction.cvhs.okstate.edu/Histology/HistologyReference/hrendo7.jpg http://courses.washington.edu/bonephys/opmovies.html http://trc.ucdavis.edu/biosci10v/bis10v/media/ch26/parathyroid.swf http://instruction.cvhs.okstate.edu/Histology/HistologyReference/hrendo7.jpg

24 Hugo Paixão João Santos Ricardo Filipe Tiago Chaves


Carregar ppt "‘Restoring Aging Bones’ SEMINÁRIO DE ANATOMIA E HISTOLOGIA 7 Out. 2009 Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google