A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

É indiscutível a importância da atividade física na vida de qualquer indivíduo, pois ela é capaz de contribuir de forma significativa para o bem-estar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "É indiscutível a importância da atividade física na vida de qualquer indivíduo, pois ela é capaz de contribuir de forma significativa para o bem-estar."— Transcrição da apresentação:

1 É indiscutível a importância da atividade física na vida de qualquer indivíduo, pois ela é capaz de contribuir de forma significativa para o bem-estar físico e também mental. Evidências mostram que a perda de capacidade funcional, morbidade e aumento da mortalidade, atribuídas a doenças crônicas e lesões, estão associadas a um estilo de vida sedentário em adultos.Crianças e jovens precisam movimentar-se para seu desenvolvimento psíquicos e físicos sejam harmônicos. Prof. Cassiano Vinhas

2  Alguns dos benefícios da atividade física regular, durante a infância e adolescência, podem ser observados posteriormente na vida adulta. Estudos têm demonstrado uma associação entre níveis alta atividade com níveis mais baixos de gordura corporal, aumentando na mineralização óssea e baixa incidência do uso de álcool e fumo.

3  Exercícios obtiveram sucesso quando usados em conjunto com outras intervenções (dieta e medicamentos) no tratamento da obesidade, hipertensão e outras doenças crônicas. Dentre as diferentes modalidades do treinamento físico, o “treinamento de força” vem ganhando cada vez mais popularidade.

4  Os trabalhos mostram que o treinamento de força também melhora as condições cardiorrespiratórias, facilitando a aceitação deste tipo de treinamento por parte dos estudiosos em educação física, fisioterapeutas e médicos do esporte. Em oposição ao que ocorre com adultos, os esportes e exercícios são elementos naturais na vida da criança e do e adolescente, sendo importante que sejam iniciados o mais sedo possível para que possam prevenir “doenças de civilização” tão freqüentes em adultos.

5  O treinamento de força para crianças e adolescentes vem ganhando destaque especial na atualidade.Muitos conceitos antigos, considerados verdadeiros tabus, estão sendo rompidos, porém, ainda não é unânime a validade do treinamento de força, nesta faixa etária, por professores de educação física e por médicos. Muitos programas de vários esportes estão utilizando cada vez mais o treinamento de força.Antes de ganhar velocidade, de ser bom no arremesso, de chutar uma bola, o atleta precisa ser forte e melhorar sua qualidade muscular. Por isso a importância cada vez maior do treinamento contra a resistência.

6  FORÇA É A CAPACIDADE DE EXERCER TENSÃO MUSCULAR CONTRA UMA RESISTÊNCIA, SENDO REQUISITO FUNDAMENTAL NA MAIORIA DAS ATIVIDADES FÍSICAS DIÁRIAS DE CRIANÇAS E ADULTOS.  O TREINAMENTO DE FORÇA, QUANDO MAL ORIENTADO, PODE SER UMA ATIVIDADE DE RISCO, PROVOCANDO LESÕES, TAIS COMO PROBLEMAS ARTICULARES, DORES LOMBARES E MESMO HIPERTENSÃO ARTERIAL.

7  A FREQÜENCIA DE LESÕES NO TF, PORÉM, É BAIXA QUANDO COMPARADA A MUITAS OUTRAS ATIVIDADES INFANTIS CONSIDERADA SEGURAS.  O TREINAMNETO DE FORÇA, NA REALIDADE, AJUDA A REDUZIR A INCIDÊNCIA DE LESÕES GRAVES NA PRÁTICA DO ESPORTES.A INCIDÊNCIA DE INJURIAS PODE SER MINIMIZADA QUANDO SÃO ADOTADAS NORMAS DE TREINAMENTO ADEQUADAS PARA ESTA FAIXA ETÁRIA.

8  A associação Nacional de Força e Condicionamento, as Sociedades de Medicina Desportiva e a Academia Americana de Pediatria são unânimes em aceitar que as crianças e adolescentes podem ser beneficiadas com um programa de treinamento de força corretamente prescrito e supervisionado.

9  O ganho de força em crianças varia conforme a fase de crescimento e desenvolvimento.As crianças na fase póspuberal conseguem os maiores ganhos, cerca de três vezes o ganho das crianças em fase pré-puberal e duas vezes os ganho das crianças em fase puberal.A maioria dos ganhos em crianças pós-puberais resulta do crescimento da massa (hipertrofia), bem como de fatores não musculares, como adaptação do sistema nervoso ou muscular ao treinamento.Apesar dos ganhos de força serem evidentes em crianças pré-puberais e puberais, o mesmo não ocorre com os ganhos em massa muscular. Não é, portanto, resultado de hipertrofia, mas sim da capacidade do sistema nervoso central em estimular os músculos.

10  O aumento da massa muscular nos pós- puberais provavelmente está relacionado ao aumento da produção do hormônio masculino (testosterona), que se inicia na fase puberal, associado ao aumento na produção de hormônio do crescimento.

11  O desempenho melhora com a idade, durante a puberdade, mas o padrão de desenvolvimento não é uniforme para a mesma idade, sexo e atividade. Para as meninas, o desempenho de força estabiliza; para os meninos, a força aumenta com a idade, em proporção média com a aceleração acentuada durante os estirões de massa muscular. Visto que grandes incrementos no tamanho muscular não são possíveis, sobretudo durante o início da adolescência, é importante que todos os envolvidos no esporte infantil não estimulem jovens atletas a participarem de treinamento de força apenas para ganho de músculos hipertrofiados. Esses ganhos serão possíveis apenas após a ocorrência das alterações hormonais durante este estágio de crescimento, pois incrementos na massa muscular comparam-se ao desenvolvimento dos órgãos sexuais.  A partir da adolescência, os garotos ficam bem mais fortes do que as garotas na parte superior do corpo. Parece haver menor diferença na força das pernas.

12  É certo que crianças podem aumentar a força e massa muscular como resultado da participação em um programa de treinamento de força, mas o programa de exercícios mais eficiente, em relação ao número de repetições, permanece indefinido. Um programa de treinamento de força pode incluir pesos livres, pesos em máquinas tubos de elástico ou mesmo o próprio peso corporal.  Três leis básicas, especialmente para os jovens, devem ser obedecidas num bom programa de treinamento de força.

13  A maioria dos exercícios de treinamento de força, sobretudo aqueles que empregam pesos livres, realiza todo amplitude de movimento da articulação, principalmente joelhos, quadris e cotovelos. Se estes exercícios forem incluídos no treinamento de crianças, a carga deve ser muito pequena para evitar distensões. Portanto, desenvolver flexibilidade durante as fases de pré- puberdade e puberdade precisa ser uma preocupação geral, como estratégia de prevenção de lesões.

14  A melhora da força muscular sempre é mais rápida do que a da capacidade dos tendões de suportar tensões e do que o aumento da resistência dos ligamentos, que preservam a integridade dos ossos envolvidos nas articulações. O treinamento de força vigoroso, sem adaptação adequada de tendões e ligamentos, pode resultar em lesões de inserções musculares (tendões) e de articulação (ligamentos). Tendões e ligamentos podem ser submetidos ao treinamento, fazendo que seu aumento ( em diâmetro) eleve sua capacidade de suportar tensão e laceração.

15  Embora seja verdade que pernas e braços são os responsáveis pela realização de todas as atividades esportivas, o tronco é o elo de ligação entre eles. Portanto, programas de treinamento de força, em longo prazo, não devem se preocupar apenas com braços e pernas, mas também em incluir a musculatura abdominal, lombar e da coluna espinhal.


Carregar ppt "É indiscutível a importância da atividade física na vida de qualquer indivíduo, pois ela é capaz de contribuir de forma significativa para o bem-estar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google