A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Periodização do Treinamento

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Periodização do Treinamento"— Transcrição da apresentação:

1 Periodização do Treinamento

2 Planejamento O plano de treinamento representa uma linha de trabalho que visa o direcionamento do treinamento para modalidades individuais ou coletivas em um determinado período de tempo. Trata-se de uma previsão sistemática; orientada para a obtenção do objetivo e do desempenho individual, que permite a estruturação a longo prazo do processo de treinamento. Na planificação do treinamento a principal característica é sua divisão em fases e sua contínua adequação e periodização dos estímulos.

3 Planejamento Ao elaborar o plano de treinamento devem ser registradas as seguintes informações: Deve-se definir as datas das competições, é a partir daí que toda a confecção da planilha é baseada. Deve-se determinar a periodização do treinamento, seus objetivos e o que deve ser treinado com maior ou menor ênfase em cada fase. Para a execução de cada tarefa, deve-se planejar o programa, procedimentos (meios) e o método de treinamento a ser utilizado.

4 Avaliação Pode ser feita de forma imediata, quando se verifica os efeitos imediatos após a sessão de treinamento e, não-imediata, que verifica os efeitos de um conjunto de sessões de treinamento ou de um período de treinamento e seus efeitos globais. A correlação entre as duas avaliações é de grande importância porque os efeitos de sessões isoladas não são tão observáveis quanto após um certo tempo de trabalho.

5 Avaliação Dentre os aspectos a serem avaliados numa planilha de treinamento podemos destacar: Se os objetivos das sessões (ou período) estão sendo atingidos; Se os locais foram utilizados adequadamente; Se os exercícios foram adequadamente escolhidos; Se o volume e a intensidade dos exercícios foram avaliados corretamente; Se os métodos e o programa de uma sessão (ou período) estão condizentes com o objetivo. Se o programa ou período de treinamento foi respeitado; Se a relação estímulo-recuperação foi adequadamente avaliada.

6 Avaliação Se a avaliação do treinamento é negligenciada, não é possível um redirecionamento adequado do treinamento.

7 Direcionamento Compreende a harmonia entre todos os procedimentos de um treinamento – planejamento, execução, controle, competições e suas avaliações – para a manipulação do desempenho, tendo em vista atingir o seu máximo.

8 Direcionamento Primeiramente, o desempenho momentâneo é avaliado a partir de procedimentos de avaliação. No caso de jovens e crianças o treinamento obedece a estágios ou níveis. Em seguida, são fixados objetivos a curto, médio e longo prazo, que podem ser definidos de acordo com os métodos a serem utilizados. Simultaneamente são determinadas as competições e as fases de treinamento. Passadas estas etapas, desenvolvem-se a execução do treinamento e competições.

9 Direcionamento A todo instante, deve ser feito o controle do treinamento e das competições através de observações, medidas e/ou testes. Por fim, observam-se as avaliações efetuadas até então, em períodos definidos no planejamento, que se destinam a correção do treinamento e de competições ou ainda como indicadores tardios para a manutenção ou alteração do treinamento e competições e, como vem sendo executados até então.

10 MACROCICLO, MESOCICLO E MICROCICLO
Um ciclo de períodos pode ser dividido novamente em ciclos: Macrociclos (meses), Mesociclos (semanas) e microciclos (dias). Alguns autores utilizam somente macrociclos e microciclos em sua terminologia, somente para simplificar suas planilhas. Em qualquer desses níveis pode haver variações quanto à abrangência, volume e intensidade.

11 MACROCICLO, MESOCICLO E MICROCICLO
Em treinamentos para iniciantes e jovens deve haver grande variação de estímulos, uma vez que o condicionamento esportivo e outros efeitos do treinamento ainda estão por ser obtidos, essa atitude impede sobrecarga excessiva e, portanto, indesejável, pois há maior controle do mesmo. Já a variação de estímulos em treinamento de alto desempenho é bem menor, esses estímulos concentram-se em torno de uma média elevada de acordo com o desempenho individual. A estrutura típica do treinamento em alto desempenho caracteriza-se por estímulos de alta intensidade, sobretudo em períodos competitivos.

12 Periodização Em uma planilha, é estruturado um ciclo de treinamento, de modo a garantir que ele adquira cada vez mais condicionamento e que, o seu pico de performance coincida com as competições consideradas mais importantes. Também é importante que o atleta, após seu período intenso de competições, possa se recuperar para iniciar sem maiores problemas a temporada seguinte, ou seja, que ele faça uma transição fisicamente vantajosa para o ciclo seguinte.

13 Periodização Esse planejamento garante a eficiência do treinamento e a longevidade do atleta, além de evitar que ele se lesione em períodos importantes do ciclo. À divisão cíclica do treinamento em fases ao longo de um ano ou temporada é dado o nome de periodização.

14 Periodização É dividida em 3 períodos (que podem se repetir 2 ou mais vezes no decorrer de um ano, de acordo com o atleta e com as exigências da modalidade, a saber: Período Preparatório: período em que ocorre a aquisição do condicionamento básico, para que o atleta possa suportar os períodos subseqüentes. Predomina o volume sobre a intensidade. Período Competitivo: Ocorre melhora da forma atlética do atleta e participação nas competições, onde maior ênfase no treinamento é dada nas competições consideradas prioritárias. Predomina a intensidade sobre o volume. Período de Transição: Nesse período ocorre recuperação e regeneração ativa do atleta, com conseqüente perda da forma esportiva.

15 Periodização Essa organização é feita de modo que, no transcorrer do tempo, se atinja um nível crescente de desempenho, resultando num máximo de desempenho individual e coletivo.

16 O período preparatório
Subdivide-se em duas fases: geral e específico. Na primeira, predominam os exercícios preparatórios de condicionamento geral, que vão promover aumento da capacidade aeróbia e a resistência muscular necessárias para a fase seguinte, além de desenvolver os movimentos básicos da modalidade esportiva. Na segunda fase, o volume é reduzido com progressivo aumento da sobrecarga. Em níveis elevados de desempenho a grande intensidade e especificidade dos estímulos predominam em todo o período preparatório, haja vista o elevado nível de condicionamento físico, psicológico, técnico e tático que, não teria mais efeito adaptativo positivo.

17 O período competitivo Aqui, deve-se aumentar a sobrecarga de tal forma, que a qualidade e quantidade dos estímulos assim como a forma atlética do sujeito sejam melhoradas de acordo com a tolerância do indivíduo. As competições devem ser consideradas como parte da preparação.

18 O período de transição Ocorre inevitável perda do estado de desempenho, ocorre uma redução elevada da intensidade e do volume do treinamento. Deve-se optar pela recuperação ativa do sujeito, conseguida mantendo o atleta em atividade, mesmo que praticando outra modalidade, apenas para evitar uma queda muito intensa do desempenho.

19 Periodização Simples Compreende uma única fase máxima no treinamento anual e prioriza somente uma competição. Performance Av: Avaliações

20 Periodização Dupla Compreende dois picos de performance anuais, incluindo dois períodos de competições, geralmente aplicado a desportos coletivos e esportes individuais de alto nível. Contém não 6, mas 5 períodos de treinamento, uma vez que o período de transição 1, confunde-se como período preparatório 2 Performance Av: Avaliações

21 Periodização Dupla Vantagens e Desvantagens
Melhor desenvolvimento de força e velocidade Se for dada muita ênfase na primeira fase do período, pode comprometer a segunda Menor perda de motivação por redução de estímulos Grande freqüência de competições podem reduzir a abrangência do período preparatório 1 A primeira fase da periodização pode servir de avaliação do desempenho tendo assim função complementar à segunda

22 Para Refletir: Planejamento Individual vs Planejamento em grupo

23 Questões: Qual (is) a (s) principal (is) característica (s) na planificação do treinamento? Qual o principal objetivo desse modelo de planificação? Para que serve a periodização do treinamento? Determine a (s) principal (is) característica (s) dos períodos preparatório, competitivo e de transição, na planilha de treinamento. Qual o papel das competições dentro da periodização? Em quê, as competições classificadas na planificação como secundárias, podem contribuir para aquelas classificadas como principais? Qual a vantagem esperada para a chamada transição ativa, entre o término de uma temporada e o início de outra?

24 FIM


Carregar ppt "Periodização do Treinamento"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google