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Gerência de Projetos. Benefícios Obtidos com GP Benchmark de problemas mais comuns em projetos.

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Apresentação em tema: "Gerência de Projetos. Benefícios Obtidos com GP Benchmark de problemas mais comuns em projetos."— Transcrição da apresentação:

1 Gerência de Projetos

2 Benefícios Obtidos com GP

3 Benchmark de problemas mais comuns em projetos

4 Níveis de Resistência das Empresas para usar GP

5 Processos de GP Com a sua experiência atual, como você definiria os passos (processos) para a condução de um projeto na sua área?

6 Grupos de Processos de Gerência de Projetos Série de ações que geram um resultado Realizados por pessoas Processos de Gerenciamento de Projetos: Garantem o fluxo eficaz do projeto ao longo de sua existência. Abrangem as ferramentas e as técnicas envolvidas na aplicação de habilidades e capacidades para Gerenciamento de Projetos Processos de Gerenciamento de Produtos: Especificam e criam o produto do projeto. Definidos pelo ciclo de vida do projeto e variam de acordo com a área de aplicação. O escopo do projeto não pode ser definido sem algum entendimento básico de como criar o produto especificado. O PMI definiu 42 processos para Gerenciamento de Projetos O gerente de projetos, em colaboração com a equipe de projetos, sempre é responsável por determinar quais processos são apropriados e o grau de rigor apropriado para cada um.

7 Gerência de Projetos Entendo que Processo e Projeto não são a mesma Coisa. Vídeo – Ricardo Vargas

8 Grupos de Processos de Gerência de Projetos

9 Grupo de Processos de Iniciação O escopo inicial é definido e os recursos financeiros iniciais são comprometidos. As partes interessadas internas e externas são identificadas. O gerente de projetos será selecionado. Processos Envolvidos Desenvolver Termo de Abertura Identificar as Partes Interessadas

10 Grupo de Processos de Planejamento Os processos de planejamento desenvolvem o plano de gerenciamento e os documentos do projeto que serão usados para executá-lo. Os processos são: Desenvolver o Plano de Gerenciamento do Projeto Coletar Requisitos Definir Escopo Criar a Estrutura Analítica do Projeto (EAP) Definir as Atividades Sequenciar Atividades Estimar Recursos de Atividades Estimar Duração Atividades Desenvolver Cronograma Estimar Custos Definir Orçamento

11 Grupo de Processos de Planejamento cont Planejar Qualidade Plano de RH Planejar Comunicações Planejar o Gerenciamento de Riscos Identificar Riscos Análise Qualitativa de Riscos Análise Quantitativa de Riscos Planejar Resposta Riscos Planejar Aquisições

12 Grupo de Processos de Execução Orientar e Gerenciar Execução do Projeto Realizar a Garantia de Qualidade Mobilizar a Equipe do Projeto Desenvolver a Equipe do Projeto Gerenciar Equipe do Projetos Distribuir Informações Gerenciar as expectativas das Partes Interessadas Realizar Aquisições Envolve coordenar pessoas e recursos e também integrar e executar as atividades do projeto em conformidade com o plano de gerenciamento do mesmo. Os Processos são:

13 Grupo de Processos de Monitoramento e Controle Orientar e Gerenciar Execução do Projeto Monitorar e Controlar o Trabalho no Projeto Realizar o Controle Integrado de Mudanças Verificar o Escopo Controlar o Escopo Controlar o Cronograma Controlar os Custos Realizar o Controle da Qualidade Reportar o Desempenho Monitorar e Controlar os Riscos Administrar as Aquisições O desempenho do projeto é observado e mensurado de forma periódica e uniforme Identificar variações em relação ao plano de gerenciamento do mesmo. Os Processos são:

14 Grupo de Processos de Encerramento Encerrar o Projeto ou a Fase Encerrar as Aquisições Verifica se os processos definidos estão completos em todos os grupos de processos Define formalmente que o projeto ou a fase do projeto estão concluídos Os Processos são:

15 Interação entre processos Se tivéssemos que ilustrar em um gráfico como os grupos de processos interagem durante um projeto, como este seria?

16 Áreas de Conhecimento do PMBOK O PMBOK também subdivide os processos em Áreas de Conhecimento. Cada área corresponde a um aspecto a ser considerado dentro da gerência de projetos. São 9 áreas: Integração Escopo Tempo Custo Risco Qualidade Recursos Humanos Aquisição

17 Áreas de Conhecimento do PMBOK

18 Áreas de Conhecimento do PMBOK Processos (1)

19 Áreas de Conhecimento do PMBOK Processos (2)

20 Áreas de Conhecimento do PMBOK Processos (3)

21

22 Gerência de Projetos Os Novos Processos de Planejamento de Escopo, Tempo e Custo do PMBOK. Vídeo – Ricardo Vargas

23 Áreas de Conhecimento PMBOK Questões Quais semelhanças podem ser observadas entre as áreas de conhecimento? Por que é importante haver esta divisão em áreas de conhecimento? Qual a relação entre as áreas de conhecimento e os Grupos de Processos?


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