A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Valorização da Assistência de saúde às crianças da Creche Municipal João José Theodoro da Costa Netto: um enfoque ao combate da Mortalidade Infantil.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Valorização da Assistência de saúde às crianças da Creche Municipal João José Theodoro da Costa Netto: um enfoque ao combate da Mortalidade Infantil."— Transcrição da apresentação:

1 A Valorização da Assistência de saúde às crianças da Creche Municipal João José Theodoro da Costa Netto: um enfoque ao combate da Mortalidade Infantil. Francine Matos Enfermeira da Estratégia Saúde da Família Unidade Básica de Saúde São Miguel. (francinematos7@hotmail.com)

2 INTRODUÇÃO Quando uma criança é incluída no convívio escolar e afastada de sua família, toda a sua estrutura é afetada, podendo assim haver intervenções no seu desenvolvimento, prejudicando sua qualidade de vida. Valorizar uma assistência em saúde dada às crianças em foco minimiza o grau de complexidade das patologias, contribuindo para a busca do bem-estar geral, enfim da qualidade tão idealizada por nós profissionais da saúde.

3 A finalidade deste projeto consistiu em valorizar a assistência de saúde das crianças da creche João José Theodoro da Costa Netto localizada na cidade de Lages Santa Catarina, buscando a melhoria das ações no cuidado direto, com esta prática proporcionamos a reflexão sobre as ações, analisando o problema sob vários pontos de vista, nos levando a transformarmos em algum grau a realidade existente, contribuindo para a busca da saúde e tratando os problemas encontrados antes de suas complicações que em determinados momentos podem ser fatais.

4 Com a equipe de profissionais da Unidade Básica de Saúde São Miguel proporcionamos a humanização no cuidado, orientação, prevenção e tratamento dos principais problemas de saúde das crianças, minimizando o grau de existência dos mesmos, e contribuindo significativamente ao combate da mortalidade infantil. Trabalhar junto à equipe de educadores através de uma relação interpessoal constituiu no início um aprendizado em conjunto que certamente enriqueceu aos conceitos que criamos em torno da educação com relação à qualidade de vida das crianças.

5 OBJETIVO GERAL Proporcionar a valorização da assistência de saúde às crianças da Creche Municipal João José Theodoro da Costa Netto e contribuir para combater a Mortalidade Infantil.

6 METODOLOGIA A Metodologia Problematizadora possibilitou ao educando a tentativa de ação-reflexão-ação, ou seja, enfatizou variáveis aos cuidadores como: conhecimento, experiência, habilidades técnicas e profissionais, motivação, valorização e troca de experiências, seus sentimentos, suas crenças e o comprometimento do processo de valorizar a saúde através do cuidar, onde qualquer profissional pode ser um educador.

7 Plano de Ação: Realizamos nossa forma de trabalhar com a Pesquisa Convergente Assistencial em fases:  1ª Etapa: * Fase de Perscrutação: Ou seja, onde se realizou a Obtenção de Informações;  2ª Etapa: * Fase de Intervenção: Onde se realizou as ações definidas.

8 RESULTADOS ALCANÇADOS Com todas as ações realizadas, o número de consultas de puericultura aumentou, houve a diminuição das incidências patológicas destas crianças, o fortalecimento das parcerias intersetoriais, assim como conseqüência realizamos todos os nossos objetivos nos deixando mais entusiasmados com a ampliação de projetos principalmente porque contribuímos de maneira significativa no combate a mortalidade infantil; levamos o projeto a mostras de nível nacional.

9 RECOMENDAÇÕES Acreditamos em uma proposta que problematizando junto à equipe da educação todos esses fatores que de alguma forma estavam desencadeando uma relação interpessoal deficiente entre ambos poderíamos facilitar o processo de valorização da assistência de saúde as crianças, e realmente juntos conseguimos identificar as falhas e estabelecer condutas e estratégias que melhoraram este processo.

10 AGRADECIMENTOS A autora agradece o apoio oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde de Lages SC, sempre incentivando a realização de projetos de consolidação de estratégias de saúde da família, e em especial a equipe da Unidade Básica de Saúde do bairro São Miguel pela parceria, determinação e união na realização deste trabalho.

11 Equipe da Unidade Básica de Saúde durante dramatização na creche.

12 “... O homem comum se adapta ao mundo. O homem fora do comum persiste em fazer o mundo adaptar-se a ele. Portanto o sucesso depende de homens fora do comum!.” Bernard Shaw


Carregar ppt "A Valorização da Assistência de saúde às crianças da Creche Municipal João José Theodoro da Costa Netto: um enfoque ao combate da Mortalidade Infantil."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google