A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Concepções de Ensino e de aprendizagem Relações com as práticas veiculadas nas aulas de física do ensino médio.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Concepções de Ensino e de aprendizagem Relações com as práticas veiculadas nas aulas de física do ensino médio."— Transcrição da apresentação:

1 Concepções de Ensino e de aprendizagem Relações com as práticas veiculadas nas aulas de física do ensino médio

2 EM FOCO: Como ocorre a aprendizagem? Como a ciência/física é apresentada nas aulas do ensino médio?

3 COMO OCORRE A APRENDIZAGEM? diferentes abordagens – diferentes concepções de ensino e de aprendizagem

4 “APRENDER É GRAVAR” ENSINAR É TRANSMITIR CONHECIMENTOS (transmissão – recepção) Decorrências: Ensinar é fácil, basta conhecer os conteúdos a serem transmitidos; Aprender é fácil, basta ter atenção e exercitar repetições (memorização)

5 Frases dos Grupos – 1° semestre 2005 Aluno vem de alumno. Lumno é luz, então aluno significa: “indivíduo sem luz” O ensino tradicional é a transmissão de pacotes prontos do conhecimento. Nas questões: o que é ensinar ? “o que é aprender ?” 62% dos alunos de licenciatura do curso de Metodologia do Ensino de Física I responderam:  Ensinar é transmitir conhecimento;  Aprender é acumular conhecimento. Ensino tradicional significa reproduzir pelo aluno um conteúdo inflexível transmitido pelo professor. O professor me ensinou que 2 laranjas mais 2 laranjas são 4 laranjas, mas 2 maçãs mais duas maçãs eu não sei quanto é, pois o professor nunca falou de maça. O professor fala, o aluno escuta e na prova ele repete (com duplo sentido).

6 “Aprender é relacionar” Alguns representantes: -Dewey -Vygostsky - Werthmeier (Gestalt) -Ausubel -Piaget -Posner -Mortimer -Paulo Freire

7 “ o conhecimento passa do status de informação quando passa pela reflexão” (Dewey)

8 CONHECIMENTO X INFORMAÇÃO CONHECER É TRABALHAR COM A INFORMAÇÃO (Pimenta, 2002): RELACIONANDO ANALISANDO ORGANIZANDO CONTEXTUALIZANDO

9 Compreensão x Absorção Passiva “compreender é organizar informações de forma pessoal” (Bloom) “compreender é inventar” (Piaget)

10 “Aprender é relacionar”  Ausubel (déc. 70) “Aprender é relacionar o novo com o conhecimento já existente” Princípio fundamental: Partir do que o aluno já sabe!!!

11 PRINCÍPIO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: D. AUSUBEL “Se eu tivesse que reduzir toda a psicologia educacional a um único princípio, diria isto: o fator isolado mais importante que influência a aprendizagem é aquilo que o aprendiz já conhece. Descubra o que ele sabe e baseie nisso os seus ensinamentos.” AUSUBEL, d. p.; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H. Psicologia educacional. 2. ed. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980, p.viii

12 Piaget (déc. 70) A aprendizagem resulta de um desequilíbrio cognitivo (conflito ou lacuna) e ocorre por dois processos simultâneos: assimilação e acomodação. A apropriação de um elemento novo a uma estrutura cognitiva em evolução – que se amolda (acomodação) – transforma os dados exteriores em “substância própria” (assimilação).

13 Posner (déc. 80) Aprendizagem é um processo de mudança conceitual (evolucionária ou revolucionária)

14 Modelo Sistêmico de Evolução Conceitual Luffiego e outros, 1994 Estágio de ajuste Estágio Reestruturado

15 Mortimer (déc. 90) Aprendizagem é um processo de evolução de perfis conceituais

16 Vygotsky (dec. 30) - a aprendizagem se dá por interação social através dos elementos da cultura -as interações com um parceiro mais capaz é essencial no processo -o sujeito se desenvolve em interações que ocorrem na zona de desenvolvimento proximal “aprendemos quando interagimos com os outros, comparamos idéias e práticas e revisamos nossos pontos de vista” (Neus Sanmartí, 2009)

17 “Vygotsky e a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP): três implicações pedagógicas”. Revista Portuguesa de Educação, vol.14, n.º 2, pp.273-291. ZDP: distância entre o nível de desenvolvimento real determinado pela capacidade de resolver problemas independentemente, e o nível de desenvolvimento proximal, capacidade de solucionar problemas com a ajuda de um parceiro mais experiente. Exercer a função de professor implica em assistir o aluno proporcionando-lhe apoio e recursos, de modo que ele seja capaz de aplicar um nivel de conhecimento mais elevado do que seria possível sem ajuda. Para que a ZDR se amplie é necessária uma ação efetiva (atividade) do educando

18 TRANSFORMAÇÕES NECESSÁRIAS informações conhecimentos saberes transmissão/ recepção problematizar/ reflexão/elaboração vivenciar/ ação

19 E nas aulas de física do ensino médio? (Retomada das atividades de observação realizadas nos estágios) Motivação – Linguagem - Interações – Abordagem predominante – (relações, compreensão, reprodução, absorção)


Carregar ppt "Concepções de Ensino e de aprendizagem Relações com as práticas veiculadas nas aulas de física do ensino médio."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google