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PublicouRuth Brandt Pais Alterado mais de 8 anos atrás
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TRABALHO PRÁTICO Inovação e Empreendedorismo no Turismo A oportunidade e a ideia de negócio
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As ideias surgem de muitos lados e fontes. De facto, as oportunidades de negócio estão à nossa volta à espera de um empreendedor capaz de as identificar e de as aproveitar. Numa primeira fase todas as ideias são vagas, contudo através de uma análise cuidada o empreendedor conseguirá dar forma à ideia e desenvolvê-la.
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A maioria das ideias de negócio direccionam-se a um, ou vários, de três aspectos: Novo mercado : Frequentemente ocorrem mudanças nos padrões e hábitos de consumo das pessoas que criam oportunidades de satisfazer melhor as necessidades das pessoas. Não implica o lançamento no mercado de um novo serviço ou produto, mas sim à inovação - a forma de dar resposta ao consumidor é que evoluiu. Nova tecnologia : Alguns novos negócios baseiam-se em novas tecnologias e técnicas aplicadas aos processos de produção e serviços. Novo benefício : A presentação ne novas formas de oferecer um produto ou de prestar um determinado serviço.
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O empreendedor precisa de procurar uma ideia de negócio que tenha em conta as alterações no mercado e na sociedade à sua volta. Todavia, para que uma ideia seja uma oportunidade é importante, antes de mais uma análise e conhecimento do mercado e, por acréscimo, das pessoas. Antes mesmo de começar a reunir os recursos humanos, financeiros ou sociais necessários ao estabelecimento do negócio.
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Assim, o empreendedor precisa de realizar uma análise genérica inicial da ideia para perceber se é minimamente segura e se existe, de facto, uma oportunidade: O que é que está a criar a oportunidade? Durante quanto tempo é que as condições que criam a oportunidade se irão manter? O mercado potencial tem uma dimensão interessante? Qual é a necessidade real para o produto/serviço? Quais são os clientes alvos? Como é que se pode chegar aos clientes alvo? Qual é a sensibilidade ao preço e quanto é que o produto/serviço vale para os clientes? De onde parte a competição? Em que é que os concorrentes não estão a satisfazer as necessidades? Qual é a reação possível antecipar da parte dos concorrentes directos e indirectos? A tecnologia a utilizar já está disponível? Os custos são conhecidos? Os recursos necessários para criar a nova empresa estão disponíveis?
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TRABALHO PRÁTICO CASES STUDIES
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APP Via Verde Assim que detete na estrada um sinistro, uma avaria, um problema, um objeto, envia automaticamente um aviso para a via verde
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APP Turismo Dar informação útil sobre: Hotel Facilidades Percursos Parcerias Dicas Emergências
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APP Oficina auto autorizada Qualquer viatura tem hoje sensores que lhe indicam qualquer anomalia na viatura, sendo que posteriormente é verificada na próxima inspeção Os sensores definem automaticamente o nível de gravidade da situação e informam o condutor A APP que se pretende criar, regista: Impressões ou sensações que o condutor sente na sua viagem sobre o estado da sua viatura (foge para a direita, não tem força, trava descompensadamente….) Vidros partidos, furo, pintura de alguma zona Serviços que gostaria de fazer na inspeção (lavagem, aspiração, polimento…) Sensibilidade ao preço Qualidade do serviço prestado Solicitação de dicas outros
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TRABALHO PRÁTICO O QUE TEM DE CONSTAR
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O que se pretende Em 2h construir um plano que contenha a criação da APP e onde conste: Sumário executivo Descrição da ideia Descrição sumária da ideia Itens que a compõem Concorrência Quem está no mercado ? i.e. Quem é concorrência ? O que oferece ? i.e. Quais os produtos/serviços concorrentes ? Quanto vende ? i.e. Qual o potencial de mercado ? A que preço vende ? i.e. Qual o nível de preços ? Como vende ? i.e. Quais os canais de distribuição e condições de venda?
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O que se pretende Em 2h construir um plano que contenha a criação da APP e onde conste: Fornecedores Swot Custo Parcerias
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O que se pretende 4P’s PRODUTO descrição específica e o mais detalhada possível dos produtos e/ou serviços que vai oferecer. Não esquecer também de se referir à embalagem, design e marca, se for caso disso, pois estes são factores muito importantes de estímulo à compra. PREÇO Os principais factores que condicionam o preço ideal são os custos, os preços da concorrência e o preço psicológico DISTRIBUIÇÃO forma como a empresa irá pôr os seus produtos ou serviços à disposição dos clientes. PROMOÇÃO O público-alvo da promoção são os clientes ou consumidores da empresa, pelo que para que ela seja eficaz é necessário conhecer a fundo o segmento de mercado a que se destina. Também a mensagem a transmitir deve ser alvo de cuidada atenção de forma a surtir o efeito desejado. O que se pretende neste ponto é que se descreva detalhadamente as formas como se está a pensar promover o produto, tendo em vista que este será um aspecto importante para a entrada com sucesso da empresa no mercado, sobretudo se este fôr muito competitivo.
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O que se pretende Imaginação, inovação e empreendedorismo Bom trabalho!
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