A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Bronquiolite Viral Aguda

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Bronquiolite Viral Aguda"— Transcrição da apresentação:

1 Bronquiolite Viral Aguda

2 Definição Síndrome infecciosa viral aguda que se apresenta, inicialmente, no trato respiratório superior e que progride com manifestações no trato respiratório inferior, afetando sobretudo os bronquíolos.

3 Etiologia O Vírus Sincicial Respiratório (VSR) é o agente etiológico que acomete até 75% dos lactentes, ainda que outros vírus, como o parainfluenza tipo 3, o influenza tipos A e B, caxumba, os adenovírus e os rinovírus, possam ser identificados; Acomete crianças com até 2 anos de idade, particularmente os menores de 1 ano; Doença sazonal: incidência aumenta no outono e inverno.

4 Infecção das vias aéreas superiores
Fisiopatogênese Patogênese Vírus Inoculação Mucosa nasal Incubação: 4-5 dias Resolução Infecção das vias aéreas superiores Aspiração de secreção Bronquiolite

5 Fisiopatogênese Patogênese Resposta inflamatória
Descamação celular + Exsudação de proteínas plasmáticas Tampões de muco + infiltrados peribronquiolares com acúmulo de linfócitos e polimorfonucleares Edema da submucosa Obstrução rápida de pequenas VA Transtorno de ventilação/perfusão Redução de pH sanguíneo Retenção de CO Hipoxemia

6 Quadro Clínico Inicialmente: Coriza; Rinorréia;
Redução do apetite/anorexia; Febre baixa ou ausente; Irritabilidade. Posteriormente: - Taquipnéia; - Respiração superficial; - Sinais de desconforto respiratório com uso da musculatura acessória, balanceio da cabeça,BAN e tiragens;

7 Quadro Clínico É frequente aparecer: Febre; Tosse produtiva;
Expiração prolongada; Dispnéia; Crises de sibilância. Ausculta Pulmonar: Sibilos; Roncos; Estertoração; Murmúrio vesicular presente ou diminuído.

8 Quadro radiológico Hiperinsuflação torácica difusas;
Hipertansparência; Retificação das hemicúpulas diafragmáticas; Broncograma aéreo com infiltrado padrão intersticial.

9 Quadro radiológico

10 Quadro radiológico

11 Tratamento Casos leves e moderados: - Repouso; - Boa hidratação oral;
Aleitamento materno; Dieta adequada; - Vestimentas adequadas; - Banhos mornos; Antipiréticos em caso de febre. Casos de hospitalização: - Oxigenoterapia; Hidratação adequada; Broncodilatadores; Suporte ventilatório; Fisioterapia.

12 Tratamento Fisioterapêutico
Manobras de higiene brônquica (MHB): Percussão; Tapotagem; Vibrocompressão no tórax; Técnicas que estimulem a tosse; AFEr e AFEl; ELPR (expiração lenta prolongada); DRR (drenagem rinofaringe retrograda); Posicionamento adequado para drenagem de secreções ( segundo o Conselho de Bronquiolite a posição ideal é D.D, com cabeceira 30° de elevação e com uma leve extensão de cabeça). Evitar complicações pulmonares. Orientar os pais.


Carregar ppt "Bronquiolite Viral Aguda"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google