Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
This is a modal window.
Beginning of dialog window. Escape will cancel and close the window.
End of dialog window.
1
Transgênese
2
O que é um transgênico afinal?
Transgênicos são OGMs (Organismos Geneticamente Modificados), isto é, são seres que receberam parte do material genético de um outro organismo, afim de obter alguma característica específica.
3
Histórico 1943, Oswald Theodor Avery: Isolamento do DNA.
1953, James Watson e Francis Crick : Descoberta da estrutura do DNA. 1973 Stanley Cohen e Hebert Boyer : 1º Experimento. Sapo Bactéria Proteína do sapo
4
Considerações: O código genético é universal.
5
II. Evolução
6
III. Possibilidade de criação de quimeras.
7
Exemplo: luciferina Gene da luciferase Vaga-lume Tabaco
8
Tecnologia do DNA Recombinante ou Engenharia Genética
Para realizar a transgênese é necessário: Estabelecer o organismo doador. Utilizar endonucleases de restrição. O uso de vetores de clonagem. Transferir o DNA recombinante para a célula. Identificar as células recombinadas.
9
DNA do doador que será introduzido
Junção Plasmídio vetor Gene de resistência a antibióticos DNA recombinante Transferência do DNA recombinante para as células Seleção de células com DNA recombinante em meio com antibiótico
10
Transgênese na natureza
Tumor
11
Transgênese no laboratório
12
A transferência de genes pode ser realizadas por outros processos como aceleração de partículas, eletroporação ou uso de substâncias químicas.
13
Aplicabilidade Controle de pragas:
Produção de pesticidas Ex: Milho Bt
14
Resistência a herbicida. Ex: Soja RR
Glifosato Gene de resistência Morte das plantas Soja Erva daninha daninhas
15
A soja transgênica A Monsanto é uma empresa multinacional americana responsável pela produção da maioria dos alimentos transgênicos produzidos no Brasil.
16
Melhoramento genético:
Produção de alimentos maiores, mais saborosos e enriquecidos nutricionalmente Ex: Arroz-Dourado, que produz β-catroteno (precursor da vitamina A). Fito-remediação: Plantas GM podem aumentar a sua capacidade de absorver metais pesados e outros contaminantes Ex: Hg, Ag, Cu, Zn e outros metais.
17
Fabricação de medicamentos e vacinas:
Produção de vacinas nos alimentos Ex: Vacina contra Leishmaniose na alface. Utilização de biorreatores (OGMs) para produção de substâncias terapêuticas Ex: Hormônios como insulina ou GH produzidos por microorganismos ou outros animais.
18
O uso de animais geneticamente modificados propicia aos pesquisadores a oportunidade de estudar e entender os mecanismos das doenças que atingem o homem. O camundongo Vitor nasceu em 24 de dezembro de 2001 e foi o primeiro animal transgênico no Brasil criado com a técnica de microinjeção pronuclear.
19
Resistência a ambientes inóspitos.
Características que conferem resistência ambiental podem ser transferidas entre diferentes espécies. Biodegradação Produção de microrganismos utilizados para biodegradação de poluentes tóxicos Ex: fungos e bactérias
20
Gene clonado Terapia Gênica Consiste na inserção de genes funcionais em células com genes defeituosos Ex: Ausência de determinada enzima. Transgene Retrovírus Retrovírus Célula da medula óssea
21
Riscos e Polêmicas Bioética
Os cientistas podem ser os responsáveis pela liberação de suas próprias pesquisas? Alergias A transgênese pode resultar no surgimento de proteínas estranhas ao organismo. Ex: Soja com castanha do Pará.
22
O GREENPEACE é um grupo ambientalista que se opõe a comercialização de alimentos transgênicos.
23
Resistênicia aos Pesticidas
Os organismos tendem a ser selecionados, o que resulta no aumento da dose dos pesticidas e na produção de “super pragas” Ex: Gene de resistência contra o fungo que causa a mela (EUA). Morte de Organismos Benéficos. Os OGMs podem ser letais a outros seres do meio ambiente Ex: Borboleta monarca e microrganismos do solo.
24
Poluição Genética Contaminação de culturas convencionais por OGMs. Ex: Polinização. Erosão Genética Trata-se do afunilamento das características das espécies, o que reduz a variabilidade genética.
25
Diminuição da Biodiversidade
Os OGMs não possuem predadores naturais e competem diretamente com espécies nativas. Irreversibilidade do processo Uma vez introduzidos na natureza, os OGMs não podem ser removidos.
26
Os alimentos transgênicos podem acabar a fome no terceiro mundo?
Planeta bem nutrido!!! + +
27
REFERÊNCIAS E SITES: WWW.GRRENPEACE.COM.BR
BIZZO, NÉLIO – Novas Bases da Biologia: Ensino Médio. São Paulo: Ática 2010. AMABIS, JOSÉ MARIANO; MARTHO, GILBERTO RODRIGUES. – Biologia em Contexto. Vol. 1.Ed. Moderna. GEWANDSZNAJDER, FERNANDO; LINHARES, SÉRGIO. Biologia Hoje. Ed. Ática.2014. RAVEN, PETER H.; EICHHORN, SUSAN E.; EVERT, RAY F. - Biologia Vegetal - 8ª Edição 2014 Ed. Guanabara.
28
SITES E IMAGENS: https://pixabay.com/pt/ - Imagens de domínio público.
quest.eb.com
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.