A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Análise de Liquidez 1.2 Administração do Capital de Giro 1.3 Financiamento do Capital de Giro.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Análise de Liquidez 1.2 Administração do Capital de Giro 1.3 Financiamento do Capital de Giro."— Transcrição da apresentação:

1 Análise de Liquidez 1.2 Administração do Capital de Giro 1.3 Financiamento do Capital de Giro

2 Conceitos Preliminares Recursos em Giro: recursos correntes, capazes de se converterem em caixa no curto prazo, geralmente dentro de 1 ano, salvo alguma exceção onde o ciclo operacional ultrapassa este período. Capital de giro: capital circulante, AC Elementos de giro: AC e PC

3 Conceitos Preliminares “Num sentido mais amplo, o capital de giro representa os recursos demandados por uma empresa para financiar suas necessidades operacionais identificadas desde a aquisição de matérias-primas (ou mercadorias) até o recebimento pela venda do produto acabado”. Características do CG: -falta de sincronização temporal; -curta duração; -Rápida conversão de seus elementos em outros do mesmo grupo.

4 Capital de Giro -permanente: níveis permanentes de CR, estoques etc. -variável: -compras antecipadas de estoques; -morosidade no recebimento (crises); -vendas sazonais; -adiamento de retiradas / embarques.

5 Capital de Giro Líquido: recursos de longo prazo que se encontram financiando os ativos correntes (de curto prazo). CCL = AC - PC CCL = (ELP + PL) - (RLP + AP) Comentários sobre: CCL>0, CCL<0 Capital de Giro Próprio: CGP = PL – (RLP + AP)

6 Ciclo Operacional IFFFVCR PMEmpPMFPMVPMC PMP PDD Ciclo econômico Ciclo financeiro Ciclo operacional

7 Ciclo Operacional -quanto mais longo, maior será a necessidade de recursos para financiar o giro da empresa; -não há entrada de recursos financeiros na empresa, demandando-se capital para financiá-lo.

8 Conflito entre Risco e Retorno > r < i LP CP aumenta ativos rentáveis aumenta passivos menos custosos aumenta o retorno diminui a liquidez (folga financeira), aumentando o risco > r < i Estratégia 1: aumentar retorno > r < i Estratégia 2: diminuir risco diminui ativos rentáveis diminui passivos menos custosos diminui o retorno aumenta a liquidez (folga financeira), diminuindo o risco

9 Conflito entre Risco e Retorno, particularidades brasileiras > r < i LP CP *1 *2 *1: por conta de altas taxas de juros (alto custo de oportunidade), há Ativos Circulantes bastante rentáveis: - juros altos em AF e CR; - juros altos em carregamento de estoques. *2: por conta de Financiamentos subsidiados (basicamente BNDES), há linhas de LP mais baratas que as de CP (a taxas de mercado) Em consequência, às vezes, a Não > r < i Estratégia 2: diminuir risco, diminui ativos rentáveis diminui passivos menos custosos diminui o retorno aumenta a liquidez (folga financeira), diminuindo o risco “desajustes da economia”, com capital de longo prazo mais barato que de curto prazo, tornam possível a uma empresa promover, simultaneamente, aumento em sua rentabilidade e redução do seu risco financeiro.

10 Equilíbrio Financeiro (abordagem tradicional) O equilíbrio financeiro exige vinculação entre a liquidez dos ativos e os desembolsos demandados pelos passivos. Alternativas de Financiamento do Capital de Giro -Abordagem do equilíbrio tradicional (tradicional) -Abordagem do risco mínimo

11 Abordagem do equilíbrio tradicional (tradicional) AP AC permanente AC sazonal Financiamento de CP Financiamento de LP - risco de captação de recursos de curto prazo às condições vigentes à época; mas - não teriam recursos ociosos no ativo nas fases do ano de baixa atividade.

12 Abordagem de risco mínimo AP AC permanente AC sazonal Financiamento de LP - não apresenta risco de captação de recursos no curto prazo; - penaliza a rentabilidade, devido ao uso de recursos de LP que são mais onerosos que os de CP e devido à ociosidade de recursos nos ativos em diversos períodos do ano.

13 Alternativas de Financiamento do Capital de Giro Particularidadses brasileiras: -quando há recurso de LP, é mais barato que o de CP; -o mercado financeiro, associada às altas taxas de juros da economia, oferece ótimas oportunidades para os recursos ociosos. Logo, muitas vezes, no Brasil, a abordagem de risco mínimo, além de ser de risco mínimo, não prejudica a rentabilidade. Pelo contrário, às vezes até a aumenta.


Carregar ppt "Análise de Liquidez 1.2 Administração do Capital de Giro 1.3 Financiamento do Capital de Giro."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google