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שער הרחמים - Sha'ar Harahamim Porta Dourada. Sha'ar Harahamim.

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Apresentação em tema: "שער הרחמים - Sha'ar Harahamim Porta Dourada. Sha'ar Harahamim."— Transcrição da apresentação:

1 שער הרחמים - Sha'ar Harahamim Porta Dourada

2 Sha'ar Harahamim

3 Localização: Sha’ar Harahamim

4 Origem: Sha’ar Harahamin Na época Bíblica o Norte era o Símbolo da destruição. As narrativas Bíblica sempre se fala que o Messias viria do Oriente. As bênçãos vem do oriente. Porta Dourada fica no Oriente de Jerusalém

5 Construção do Domo da Rocha Em 1517 o Império Otomano Suleiman the Magnificent de conquistou a região em que se localizava o1517 antigo Israel a Judeia, tendo sido benevolente com os judeus.IsraelJudeiajudeus Também conhecida como Kubbat como-Sakhra, Kubbet es Sakhra, "Mesquita de Omar", Qubbet el-Sakhra, Templum Domini

6 Sha’ar Harahamim Templo Mulçumano – O Domo da Rocha ( Mesquita de Omar )

7 Sha’ar Harahamim Alinhamento do Domu da Rocha com a porta Dourada

8 Alinhamento: Domo da Rocha (antigo Templo de Salomão) – Porta Dourada e Monte das Oliveiras

9 Profecia: Ezequiel 43:1-5 De acordo com a Bíblia, Jesus, atravessará o Vale do Cedron e entrará no Monte do Templo através desta Porta Oriental como Ele fez há dois mil anos atrás. Esta porta conduzia naquela época direto ao pátio do Santuário e, posteriormente, ao Santíssimo lugar, o conhecido “Santos dos Santos”, onde somente o sumo sacerdote entrava uma vez por ano. O profeta Ezequiel proclamou que o Messias prometido entraria pela Porta Oriental, acessando o Templo (terceiro?) que em breve será reconstruído (Ez 43:1-5).

10 Profecia: Ezequiel 44: 1-2 O Profeta havia dito também que a Porta Oriental seria selada (fechada) no futuro, preservando-a para a gloriosa e triunfal entrada do Messias (Ez 44:1-2). Mas, há 2000 anos, um estudioso muçulmano foi ciente desta profecia bíblica quanto à vinda do Messias judeu à Jerusalém, de onde Ele reinaria sobre as nações. No sentido de evitar este cumprimento profético ele selou esta porta. Ironicamente, selando ele esta porta, mal sabia que estaria naquele momento, facilitando na íntegra o cumprimento desta profecia, pois o Messias retornará pelo mesmo lugar onde passou outrora, pela Porta Dourada!

11 Sha’ar Harahamim Tempos mais tarde, outros muçulmanos fizeram um cemitério em frente à Porta Oriental, pois eles sabem da “mitzvot” (mandamento judaico) que um sacerdote não pode passar por cima de um lugar onde esteja enterrado algum morto, pois de acordo com a Tora (Num 19:16) tal atitude tornaria o sacerdote impuro. E o Messias, sumo sacerdote judeu, não atreveria descumprir esta lei. Não entrará como antes. Lc 19: 28-41

12 Bibliografia Abu-Bakr al-Wasiti, Fada'il Bayt al-Maqdis, pp. 80-81, vol 136. C LOT, André. Suleiman the Magnificent : The Man, His Life, His Epoch. London: Saqi Books, 1992. ISBN 978-0-86356-126-9 C LOT, AndréSaqi BooksISBN 978-0-86356-126-9 I MBER, Colin. The Ottoman Empire, 1300–1650 : The Structure of Power. New York: Palgrave Macmillan, 2002. ISBN 978-0-333- 61386-3ISBN 978-0-333- 61386-3 K INROSS, Patrick. The Ottoman centuries: The Rise and Fall of the Turkish Empire. New York: Morrow, 1979. ISBN 978-0-688-08093-8 K INROSS, PatrickISBN 978-0-688-08093-8 M ANSEL, Phillip. Constantinople : City of the World's Desire, 1453– 1924. New York: St. Martin's Griffin, 1998. ISBN 978-0312187088ISBN 978-0312187088 M ERRIMAN, Roger Bigelow. Suleiman the Magnificent, 1520–1566. Cambridge, Massachusetts: Harvard University Press, 1944. OCLC 784228OCLC784228 Nasser Rabbat, The Dome of the Rock Rvisited: Some Remarks on al-Wasiti's Accounts, Muqaranas, Vol. 10, Essays in Honor of Oleg Grabar, pp. 66-75, 1993


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