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Processo Administrativo Prof. Alexandro Bernhardt UCS 2007.

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1 Processo Administrativo Prof. Alexandro Bernhardt UCS 2007

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3 Administrar é...  Administração é o meio pelo qual as organizações definem e atingem seus objetivos; sem ela, não existiriam a civilização moderna nem os processos de criação de riquezas.” (Andrew Thompson e Roger Young).  Administrar é dirigir uma organização utilizando técnicas de gestão para que alcance seus objetivos de forma eficiente, eficaz e com responsabilidade social e ambiental.organização

4 Perspectivas,mudanças, perfil  Lacombe (2003, p.4) diz que a essência do trabalho do administrador é obter resultados por meio das pessoas que ele coordena. A partir desse raciocínio de Lacombe, temos o papel do "Gestor Administrativo" que com sua capacidade de gestão com as pessoas, consegue obeter os resultados esperados.  Drucker (1998, p. 2) diz que administrar é manter as organizações coesas, fazendo-as funcionar. FayolFayol foi o primeiro a definir as funções básicas do Administrador: Planejar, Organizar, Controlar, Coordenar e Comandar - POCCC. Destas funções a que sofreu maior evolução foi o "comandar" que hoje chamamos de Liderança. PlanejarOrganizarControlarCoordenarPOCCCLiderança

5 As principais funções administrativas são:  Fixar objetivos (planejar)  Analisar: conhecer os problemas.  Solucionar problemas  Organizar e alocar recursos (recursos financeiros e tecnológicos e as pessoas).  Comunicar, dirigir e motivar as pessoas (liderar)  Negociar  Tomar as decisões.  Mensurar e avaliar (controlar).

6 Como saber se vc desempenha alguma f. administrativa  Em estudo realizado num hospital-escola MELO (1991) procurou averiguar a expectativa e a percepção de enfermeiros em relação às funções administrativas por eles realizadas fundamentada nas funções administrativas estabelecidas pelos autores neoclássicos, ou seja, Planejamento, Organização, Direção e Controle. Em relação à expectativa, as funções de Planejamento, Direção, Controle são indicativas de serem totalmente desejáveis e a de Organização desejável, quanto a sua execução. Em relação à percepção, os enfermeiros relataram que concordam mais do que discordam que realizam funções de Planejamento, Organização, Direção e Controle.

7 Mudanças na Administração  A Importância da responsividade X a ação de ancoragem FIT (bernhardt, 2004).  O caso ilustrativo da Starbucks.  HERSEY & BLANCHARD (1986) em sua obra “Psicologia para Administradores” destacam que “expectativas são as percepções do comportamento adequado ao nosso papel ou posição que temos dos papéis dos outros no âmbito da organização... as expectativas das pessoas representam sua idéia sobre o que devem ou não devem fazer nas várias circunstâncias de sua função e sobre como devem comportar-se os outros, isto é, seus superiores, colegas e subordinados em relação a si próprio. Dizer que uma pessoa tem expectativas comuns com outra pessoa significa que cada uma delas percebe corretamente e aceita o seu próprio papel e o da outra. Para que as expectativas sejam compatíveis é importante que os objetivos sejam comuns. Embora dois indivíduos possam ter personalidades diferentes porque suas funções exigem estilos diferentes de comportamento, para eficácia de uma organização é imprescindível que vejam e aceitem os objetivos desta como seus próprios”.

8 Funções administrativas

9 Tipos de planejamento  Planejamento – processo de determinar os objetivos e metas organizacionais e como realiza-los.  Planejamento estratégico – planejamento do rumo de uma organização e de todos os seus componentes. Direciona a missão da organização em termos de sua principal atividade. Resultados do planejamento estratégico incluem diretrizes amplas e gerais para a seleção de áreas de atividade ou mercados nos quais devemos penetrar, ou dos quais devemos nos retirar.  Planejamento operacional – ou planejamento do dia-a- dia, direciona cronogramas específicos e alvos mensuráveis.  Planejamento tático – analisa alternativas à realização da missão; os resultados normalmente são alvos de oportunidade dentro da indústria ou do mercado.

10 Funções administrativas

11 Características do Planejamento: O planejamento é um processo permanente e contínuo, não se esgota em um único plano de ação, mas é realizado continuamente dentro da empresa. O planejamento é sempre voltado para o futuro. 3- O planejamento visa à racionalidade da tomada de decisão, ao estabelecer esquemas para o futuro, o planejamento funciona como um meio de orientar o processo decisório. 4- O planejamento visa selecionar, entre várias alternativas, um curso de ação escolhido dentre as várias alternativas de caminhos potenciais. 5- O planejamento é sistêmico, deve abranger a organização como um todo. 6-

12 Características do Planejamento: 6- O planejamento é interativo, envolve passos ou fases que se sucedem. Deve ser suficientemente flexível para aceitar ajustes e correções à medida que for sendo executado. 7- O planejamento é uma técnica de alocação de recursos. De uma forma estudada e decidida é dimensionado a alocação dos recursos humanos e não humanos. 8- O planejamento é uma função administrativa que interage com as demais funções como organização, direção e controle, influenciando e sendo influenciada por todas elas. 9- O planejamento é uma técnica de mudança e de inovação dentro da empresa.


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