A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conflito Étnico: Ulster Matéria : Geografia Professor :Fábio Alunos : Caio Henrique de Souza Santos, nº2 Diego Ramos Martines, nº5 Klaus de Paula Schneesche,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conflito Étnico: Ulster Matéria : Geografia Professor :Fábio Alunos : Caio Henrique de Souza Santos, nº2 Diego Ramos Martines, nº5 Klaus de Paula Schneesche,"— Transcrição da apresentação:

1 Conflito Étnico: Ulster Matéria : Geografia Professor :Fábio Alunos : Caio Henrique de Souza Santos, nº2 Diego Ramos Martines, nº5 Klaus de Paula Schneesche, nº17

2 Ilhas Britânicas

3 Reino Unido(UK)

4 Ulster

5 Tópicos Abordados   Invasão Inglesa > Guerra Confederada Irlandesa > Guerra dos Dois Reis   Dominação Inglesa > Leis Penais > Início dos Conflitos   Revoltas Irlandesas > Revolta Irlandesa de 1798 > Guerra de Independência (1920 - 1921)   Guerra Civil > Diferenças ideológicas > Surgimento do IRA   IRA > Nacionalismo Irlandês > Agravamento da questão étnica   Domingo Sangrento > Motivo > Cessar-fogo e pacificação   Pacificação de 2005

6 Dois Grupos Protestantes(Ingleses) Opressores Católicos(Irlandeses) Oprimidos

7 Invasão Inglesa O conflito étnico-religioso ocorrido em Ulster, na Irlanda, é conhecido como “The Troubles”, e tem suas origens no início do século XVII, quando ingleses e escoceses usurparam as terras dos nativos irlandeses, ocasionando duas guerras entre os povos: a Guerra Confederada Irlandesa e a Guerra dos Dois Reis, ambas vencidas pela Inglaterra, o que culminou na dominação inglesa sobre a ilha da Irlanda.

8 A Batalha de Aughrim John Mulvany, óleo sobre tela, Dublin, 1885

9 Dominação Inglesa Com a Irlanda sob seu domínio, a Inglaterra baixou leis penais que suprimiam os direitos legais, religiosos e políticos dos católicos e dos protestantes não anglicanos. Essas leis foram suspensas no século XVIII, permitindo aos católicos irlandeses alugarem (e, posteriormente, comprarem) a terra “dos ingleses”, gerando revolta por parte da gangue protestante conhecida como Peep O’Day Boys. Em 1790, os católicos criaram um braço armado chamado “The Defenders”, que retaliaram os ataques dos Peep O’Day Boys, o que fez com que muitos protestantes que eram a favor de reformas democráticas mudassem de idéia.

10 Revoltas Irlandesas Os protestantes liberais, após lutarem por políticas democráticas na Irlanda, uniram-se aos católicos e protestantes não-anglicanos, formando a Sociedade dos Irlandeses Unidos, que continuou lutando contra os grupos protestantes. Os atritos entre católicos e protestantes culminaram na fracassada Revolta Irlandesa de 1798, o que só agravou os problemas entre eles. A situação foi se intensificando, até o ponto em que a emancipação católica deu mais direitos aos católicos. Com esses direitos, eles exigiram a Home Rule Act, concedida em 1922, após uma guerra de independência (1920- 1921), mas que, devido a diferenças ideológicas, causou uma guerra civil.

11 Guerra Civil A Guerra Civil Irlandesa ocorreu por causa de diferenças ideológicas: A Irlanda do Sul, de maioria católica, queria que toda a ilha irlandesa fosse libertada. O norte, porém, queria ficar junto à Inglaterra, por ser majoritariamente protestante. A Guerra Civil fez com que os irlandeses do sul criassem um braço armado chamado IRA (Irish Republican Army), que tinha como objetivo a anexação da Irlanda do Norte à República da Irlanda.

12 IRA Estando no cerne da questão étnica-religiosa do "The Troubles", o IRA é fundamental para o estudo de tal conflito. Lutando com um sentimento de "nacionalismo irlandês", o Irish Republican Army lutou para a re-integração da Irlanda do Norte à República da Irlanda. Os anos subseqüentes à Guerra Civil foram relativamente calmos, com pequenos distúrbios causados pelo IRA em 1940, 1952 e 1962. em 21 de Maio de 1966, houve o surgimento da Força Voluntária de Ulster, com o seguinte comunicado: "Deste dia em diante, declaramos guerra ao IRA e suas repartições. Saibam que membros do IRA serão executados impiedosamente e sem hesitação. Medidas menos extremas serão tomadas contra quem ajudá-los, mas, se persistirem em dá-los ajuda, então medidas mais extremas serão adotadas. Nós solenemente avisamos as autoridades para não mais fazerem discursos pacifistas. Nós estamos pesadamente armados. Protestantes dedicados à causa." A partir desse momento, a questão étnica-religiosa na Irlanda voltou a se agravar, chegando ao seu ápice no Domingo Sangrento, em Derry (Irlanda do Norte).

13 Domingo Sangrento O Domingo Sangrento teve 14 mortos e 26 feridos. Apesar do baixo número de mortes, o Domingo Sangrento ficou marcado na história irlandesa como a "gota d'água" do conflito étnico-religioso de Ulster. O Domingo Sangrento era, originalmente, uma marcha pacifista contra a retirada da autonomia administrativa da Irlanda do Norte e a imposição da força militar britânica. No meio do protesto, paraquedistas britânicos armados atiraram nos 15 000 manifestantes, segundo Bernadette Devlin McAliskey, parlamentar. Entre os protestantes, havia membros do IRA. Revoltados com o assassinato, os membros do IRA queimaram a embaixada inglesa em Dublin, fazendo com que as relações anglo- irlandesas chegassem a um dos pontos mais baixos da história. A situação continuou tensa até aproximadamente 1990, quando houve as primeiras tentativas de paz e de cessar-fogo. O cessar-fogo foi negociado entre o IRA e Sinn Féin, segundo maior partido republicano da Irlanda do Norte, e houve duas tentativas: uma em 1990, logo após um grande conflito, e outra em Julho de 1997.

14 Cessar-Fogo de 2005 Em 2005, o IRA anunciou seu terceiro cessar-fogo, que perdura até hoje, graças a uma coalisão entre o Sinn Féin e os grupos separatistas.

15 Número de mortes relacionadas ao “The Troubles” por ano

16 Fontes : http://en.wikipedia.org/wiki/The_Troubles http://www.curso- objetivo.br/vestibular/roteiro_estudos/questao_irlanda.aspx http://www.livinginireland.ie/br/culture_society/a_brief_history_of_i reland/


Carregar ppt "Conflito Étnico: Ulster Matéria : Geografia Professor :Fábio Alunos : Caio Henrique de Souza Santos, nº2 Diego Ramos Martines, nº5 Klaus de Paula Schneesche,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google