A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mostrando a vida numérica na aula

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mostrando a vida numérica na aula"— Transcrição da apresentação:

1 Mostrando a vida numérica na aula
O SISTEMA DE NUMERAÇÃO: UM PROBLEMA DIDÁTICO Delia Lerner e Patrícia Sadovsky Mostrando a vida numérica na aula

2 PRESSUPOSTOS QUE ORIENTAM O TRABALHO COM A ESCRITA NUMÉRICA
Trabalhar com a numeração escrita Abordar a numeração escrita em toda a sua complexidade Assumir que o SND, enquanto objeto de ensino, passará por sucessivas definições e redefinições até chegar a versão final

3 Qual é o percurso então? Do uso à reflexão e da reflexão à busca de regularidade. Usar a numeração escrita é: produzir, interpretar e comparar escritas A busca de soluções: reflexão, argumentação e validar ou rejeitar conhecimentos

4 Surgimento das regularidades do SND

5 Como fazer isto? Favorecer comparação entre números: mesma e diferentes quantidades de algarismos Promover a elaboração de conclusões: “cens precisam de três algarismos Propiciar o conhecimento da escrita convencional dos “nós” e sua utilização como base da produção de outras escritas (10, 20, , 300, )

6 Qual é o desafio ao professor ?
Desafiar as crianças com problemas cuja resolução ainda não lhes foi ensinada É trabalhar simultaneamente com respostas corretas e com as erradas. A coexistência de diferentes conceitualizações a respeito do sistema. O trabalho em sala de aula está envolvido pela complexidade e provisoriedade.

7 ATIVIDADES INERENTES AO TRABALHO COM A ESCRITA NUMÉRICA
Comparar e operar Produzir e interpretar Para comparar e operar é necessário produzir e interpretar escritas numéricas. A relação de ordem intervém na produção e interpretação de números.

8 SITUAÇÕES VINCULADAS À RELAÇÃO DE ORDEM
A relação de ordem é um recurso para produzir e interpretar números que não conhecem. Comparação de números Produção e Interpretação Busca de regularidade

9 1) Comparar números Em que se basear para comparar números?
Utilização de materiais que utilizem números escritos em sequência: fita métrica, livros, régua, calendário, quadro numérico, etc

10 Situações Propostas Diferentes negócios – ex.: loja
Ordenar idades dos familiares Decidir ordem de atendimento – números fichas Comparar alturas, idades do grupo Formar com 3 algarismos todos os números possíveis – ordená-los em sequência Dado um nº de 2 algarismos – colocar um terceiro para formar o maior número possível

11 2) Produção e Interpretação: situações de contexto social
Produção de listas de preços Confecção de fichas de atendimento Identificação de preços Interpretação do valor das cédulas Leitura da data de vencimento Escrita de números difíceis Leitura de números do bingo Análise dos números da rua Ditado de números

12 3) Busca de Regularidade
As crianças precisam refletir e chegar á elaboração de conclusões como: Os “dezes” tem dois números Os “cens” precisam de três Os mil, de quatro... Depois do nove vem sempre um zero (depois do , )

13 3) Busca de Regularidade
Há dez números com 1 algarismo, com 2... O primeiro número de 3 algarismos é 100 Quando tem 2 algarismos, os que começam com dois são “vinte”, com três são “trinta”...

14 Dificuldade 1º ano: passar à dezena seguinte na contagem
Quadro de números - procurar Localizar todos os números terminados em nove Identificar quais são os números que vem a seguir Qual a semelhança entre os números 19 e 30 Ler e comparar a sequência de números: fita métrica, régua, calendário, etc

15 “Compreender é descobrir, ou reinventar através da redescoberta”.
slide 2010 “Compreender é descobrir, ou reinventar através da redescoberta”. (Piaget)


Carregar ppt "Mostrando a vida numérica na aula"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google