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MBA EM GESTÃO DE PESSOAS

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Apresentação em tema: "MBA EM GESTÃO DE PESSOAS"— Transcrição da apresentação:

1 MBA EM GESTÃO DE PESSOAS
Técnicas de Comunicação e Liderança Professora Ana Simões Aula 4 e 5 – 9/12/09

2 “A verdadeira viagem de descoberta consiste em não procurar novas
ABORDAGEM SISTÊMICA DE GESTÃO PESSOAS “A verdadeira viagem de descoberta consiste em não procurar novas paisagens, mas em ter novos olhos.” Marcel Proust

3 Reflexões Realidades do mundo contemporâneo
O contexto empresarial é a mais relevante estrutura social contemporânea. É no ambiente empresarial que a sociedade vive o maior impacto da pós modernidade, expressa nos climas organizacionais. Assim, é neste ambiente que estão em gestação as mudanças estruturais sociais mais significativas , nos grupos e nas equipes.

4 Clima Organizacional Warren G. Bennis, diz: “Clima Organizacional é um conjunto de valores ou atitudes que afetam a maneira como as pessoas se relacionam umas com as outras e com a organização”. George H. Litwin diz que, na sua opinião: “Clima Organizacional é a qualidade do ambiente dentro da organização, e que é percebida pelos membros dessa organização como sendo boa ou não, e que influenciam o seu comportamento”.

5 Clima Organizacional é:
A maneira, positiva ou negativa, como os colaboradores, influenciados por fatores internos ou externos à organização, percebem e reagem, num determinado momento, ao conjunto de variáveis e fatores como as políticas, os procedimentos, usos e costumes existentes e praticados pela organização.

6 Como se percebe,como se interpreta e como se reage à organização.

7 Tipos de Clima Organizacional
Segundo Edela, há 3 tipos: Desumano – onde prevalece a importância para a tecnologia. Tenso – onde há forte pressão para o cumprimento de normas rígidas, burocráticas, tendo como resultado: punições e demissões. Tranqüilidade e confiança - plena aceitação de afetos, sem descuidar-se de preceitos e do trabalho.

8 A cultura nas organizações
Mudança na organização é a superposição da nova cultura sobre a velha. Cultura Organizacional - Um modo de vida, um conjunto de crenças e valores, uma forma de interação e relacionamentos dentro da organização. Cada organização tem a sua própria cultura.

9 Comportamento Organizacional
“é um campo de estudo que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de aplicar este conhecimento em prol do aprimoramento da eficácia de uma organização” (Robbins, 1999, p.6). 9

10 Condições de Trabalho Ambiente físico Ambiente Psicológico
Instalações, equipamentos, condições de aeração, ventilação, iluminação e outros aspectos físicos. Ambiente Psicológico Pressão para atingir metas; tensão pelas condições inadequadas; pressão pela demanda. Ambiente Social Trabalhar em grupos, equipes ou times.

11 GRUPO Grupo - é um conjunto de pessoas reunidas sob um determinado tema, o objetivo em comum não é muito claro. Existem interesses compartilhados por todos e interesses específicos a cada um.

12 EQUIPE Equipe - trabalho coletivo que têm o objetivo de aumentar a participação dos funcionários no processo produtivo e aperfeiçoar a gestão e a liderança na organização, de forma a permitir o desenvolvimento.

13 TIME Time - é um pequeno grupo de pessoas com habilidades complementares que, comprometidas com um propósito comum, coordenam esforços e responsabilidades de forma a perseguir uma missão.

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15 Cinco Desafios das equipes
Os membros confiam uns nos outros. Eles se envolvem em conflitos de idéias sem qualquer censura , porém, sem radicalismo. Eles se comprometem com as decisões e planos de ação. Eles chamam uns aos outros à responsabilidade quando alguma coisa não sai de acordo com seus planos. Eles se concentram na realização dos resultados coletivos. ( E não somente os individuais)

16 Quando um grupo se transforma numa equipe, há entre os membros:
Confiança; Empatia; Respeito a individualidade; Comunicação aliada a interação; Afetividade; Afinidade.

17 Grupos x Equipes Grupo é um conjunto de pessoas que interagem umas com as outras, são psicologicamente conscientes umas das outras e percebem-se como um grupo. Equipes são grupos de trabalho temporários, ou não, com identidade própria, metas e objetivos específicos e definidos, e que possuem um alto grau de conformidade, apoio e coesão entre seus membros e líder. 17

18 Diferença entre grupo e equipe
Trabalhar “sozinho” Trabalhar “Juntos” Ênfase nas habilidades técnicas Ênfase nas habilidades interdisciplinares (interpessoal) Atividades e tarefas estritamente definidas Tarefas (habilidade e conhecimento amplo) Coordenadores determinam o trabalho Coordenadores e equipe determinam e planejam juntos Informações restritas ao coordenador Informações compartilhadas entre todos Recompensa no desempenho individual Recompensas individuais e de equipe Assumir riscos é desencorajado e punido Assumir riscos é encorajado

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20 Tipos de Equipes Equipes de trabalho autogerenciadas: São equipes autônomas, que podem não apenas solucionar os problemas, mas também implementar as soluções e assumir total responsabilidade pelos resultados. Equipes multifuncionais: São equipes formadas por funcionários do mesmo nível hierárquico, mas de diferentes setores da empresa, que se juntam para cumprir uma tarefa. As equipes desempenham várias funções (multifunções), ao mesmo tempo, ou seja, não há especificação para cada membro. O sentido de equipe é exatamente esse, os membros compensam entre si as competências e as carências, num aprendizado contínuo.

21 Tipos de Equipes Equipes Virtuais: Os tipos de equipes analisados até agora realizam seu trabalho face a face. As equipes virtuais usam a tecnologia da informática para reunir seus membros, fisicamente dispersos, e permitir que eles atinjam um objetivo comum. Elas permitem que as pessoas colaborem on-line – utilizando meios de comunicação como redes internas e externas, videoconferências ou correio eletrônico – quando estão separadas apenas por uma parede ou em outro continente.

22 O QUE MOTIVA A EQUIPE X O QUE DESMOTIVA
1.- Conhecer o Projeto, compartilhar presente e futuro DESMOTIVA 1.- Projeto Caixa-Preta, não se conhece os objetivos Corporativos 2.- Clareza sobre o que se espera dela 2.- Falta de definição clara sobre funções e responsabilidades 3.- Existência de métricas para avaliação de desempenho 3.- Avaliações subjetivas 4.- Receber feedback constante 4.- Ausência de Feedback 5.- Transparência nas Informações 5.- Ausência ou Manipulação Informações 6.- Autonomia com Responsabilidade 6.- Cerceamento da Liberdade/Criatividade 7.- Existência de Plano de Carreira 7.- Ausência de visão do futuro/carreira 8.- Existência Plano Retenção Talento 8.- Não valorização/reconhecimento das competências – tratar todos como iguais 9.- Endomarketing eficiente 9.- Falhas na comunicação interna 10.- Manual de Qualidade desenvolvido e atualizado pela Equipe,para balizar procedimentos 10.- Falta de procedimentos operacionais

23 Kurt Lewin existência de um campo de força em qualquer evento social
sinergia do grupo no mundo produtivo Teoria de Campo de Kurt Lewin indica que um grupo, quando bem coordenado, tem uma sinergia, uma força especial. Grupo Organização Indivíduo 23

24 O desenvolvimento dos grupos tem base nos atos comunicativos
Interação dos Membros Controle Instrumental O processo de Desenvolvimento de um grupo Sentimentos Integração 24

25 Principais Variáveis que Afetam o Comportamento das Equipes
Valores Motivação Atitudes Comporta-mento individual Percepção Persona-lidade Aprendi-zagem Capaci-dade 25

26 GRUPOS Desafios no trabalho dos grupos: FALTA DE COESÃO
EXESSO DE COESÃO PARADOXO DE ABILENE CONFORMIDADE SOCIAL PENSAMENTO GRUPAL PRETORIANISMO DESORGANIZAÇÃO FALTA DE COMUNICAÇÃO

27 GRUPOS Desenvolvimento de equipes! Definir objetivos Concenso
Promover conhecimento Mútuo Criar Identidade Desenvolvimento de equipes! Processos seletivos rígidos Instituir normas de alto desempenho Recompensas pelo desempenho Treinamento continuado Clima de abertura intelectual e crítica

28 Orientados para atividade Orientados para a manutenção do grupo
GRUPOS Papéis que os integrantes de um grupo podem desempenhar: Orientados para atividade Orientados para a manutenção do grupo Desempenho de papéis Disfuncionais

29 Grupos e Equipes Técnicas de Entendimento Interpessoal nas Equipes
O RAPPORT

30 Dora F. Schnitman /Stephen Littlejohn
RAPPORT Antes da introdução na Mediação é necessário construir o “rapport”, pois ele é o maior fator na aceitação do mediador; O rapport se refere ao grau de liberdade na comunicação das partes e a qualidade do contato humano; Ocorre normalmente entre (10’ a 15’). Dora F. Schnitman /Stephen Littlejohn

31 RAPPORT Varia de acordo com as pessoas e pode ser muito rápido para o bem ou para o mal (5’); A qualidade no relacionamento - sintonia - é pressuposto da solução mais adequada (flui naturalmente).


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