A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Metabolismo energético II META Apresentar as reações envolvidas no metabolismo energético das células (exotérmicas e endotérmicas), bem como relacioná-las.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Metabolismo energético II META Apresentar as reações envolvidas no metabolismo energético das células (exotérmicas e endotérmicas), bem como relacioná-las."— Transcrição da apresentação:

1 Metabolismo energético II META Apresentar as reações envolvidas no metabolismo energético das células (exotérmicas e endotérmicas), bem como relacioná-las às organelas celulares responsáveis pela ocorrência da respiração celular e da fotossíntese. OBJETIVOS - Compreender que todas as células necessitam de energia para suas atividades, e que essa energia pode ser obtida por meio de reações exotérmicas, como a fermentação e a respiração, nas quais utiliza-se como combustível preferencial a glicose. - Perceber que essa mesma glicose é produzida, na natureza, pelos organismos clorofilados nos processos de fotossíntese. - Entender as equações que expressam esses processos, assim como compreender o papel do ATP, como substância intermediária armazenadora de energia.

2 Metabolismo energético II Fermentação; respiração e fotossíntese  Introdução - Monossacarídeos: energia para as células; - Dissacarídeos e polissacarídeos: necessitam de digestão; - Processos que liberam energia: reações exotérmicas ou exergônicas;

3 Metabolismo energético II  Fermentação X Respiração

4 Metabolismo energético II  Alguns exemplos de fermentação alcoólica - Fermento (levedura) na massa do pão ou bolo. Trata- se do fungo Saccharomyces cerevisiae, que transforma o amido da massa em CO 2 e álcool. O álcool evapora, mas o CO 2 estufa a massa; - Levedura no caldo de cana. O CO 2 se desprende, e o álcool permanece na mistura. Em seguida, o álcool é destilado; - Fabricação de vinho: fermentação ocorre no suco de uva.

5 Metabolismo energético II  Fermentação láctica no homem C 6 H 12 O 6 C3H6O3C3H6O3 2 GlicoseÁcido láctico - Ex. Coalha do leite – fermentação feita por bactérias do gênero Lactobacillus em condições anaeróbias. - Músculos humanos – realizam fermentação láctica quando há escassez de O 2. OBS: O acúmulo de ácido láctico no músculo provoca a fadiga muscular, que impede a contração muscular.

6 Metabolismo energético II  ATP: a energia em pílulas OBS: O ATP é solúvel em água e, dessa forma, se difunde facilmente até qualquer região da célula que necessite de energia.

7 Metabolismo energético II  A estrutura do ATP - Serve de matéria-prima p/ a fabricação de ácidos nucleicos. - Duas formas: carregado de energia ou com menos energia.

8  Fotossíntese: a produção de alimento orgânico - Reação endotérmica (endergônica). OBS: Por meio da clorofila, a energia luminosa é absorvida e transformada em energia química de ligação, presente na molécula de carboidrato sintetizada (glicose).

9  Autótrofos ou heterótrofos OBS: Os heterótrofos estão na dependência da matéria orgânica sintetizada pelos autótrofos (organismos geralmente clorofilados). Integrando a fotossíntese c/ a respiração e a fermentação

10 Mitocôndria X Cloroplasto


Carregar ppt "Metabolismo energético II META Apresentar as reações envolvidas no metabolismo energético das células (exotérmicas e endotérmicas), bem como relacioná-las."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google