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SISTEMA LEAN DE PRODUÇÃO
Prof. Fabiano da Veiga
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NASCIMENTO DA PRODUÇÃO LEAN
Produção artesanal
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NASCIMENTO DA PRODUÇÃO LEAN
Produção em massa (Taylorismo)
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NASCIMENTO DA PRODUÇÃO LEAN
Sistema Ford
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SISTEMA LEAN DE PRODUÇÃO
Também conhecido como Sistema Toyota de Produção Fazer mais com menos – menos tempo, menos espaço, menos esforço humano, menos máquinas, menos material Fornecer aos clientes o que eles desejam
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SISTEMA LEAN DE PRODUÇÃO
“Velha Equação” Custo + lucro = preço “Nova Equação” Preço (fixo) – custo = lucro META
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SISTEMA LEAN DE PRODUÇÃO
Sistema Toyota ataca os desperdícios de forma implacável Sistema de melhorias padronizadas e compartilhadas Círculo virtuoso de envolvimento, sucesso e recompensas
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SISTEMA LEAN DE PRODUÇÃO
Taiichi Ono concebeu o sistema Lean que foi estendido e aprofundado por vários praticantes fora de série No entanto, o sistema Lean tem se mostrado difícil de entender como um todo.
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SISTEMA LEAN DE PRODUÇÃO
Tendência é implantar de forma parcial, algumas atividades, como uma pitada de 5S, uma blitz de kaizen, um pouco de TPM Esses esforços de implementação parecem um “Frankenstein” – um projeto feito de várias partes mal ajustadas, costuradas juntas na esperança de que algo o trará a vida
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CASA DE PRODUÇÃO LEAN
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ESTABILIDADE Melhorias são impossíveis sem estabilidade nos 4 M’s
Mulher/homem, máquina, material e método 5S e TPM são cruciais para atingir a estabilidade de produção Separar, organizar, limpar, padronizar e manter TPM (manutenção produtiva total)
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TRABALHO PADRONIZADO Processo cujo objetivo é identificar muda para que possamos melhorar continuamente através do envolvimento de membros de equipe Produção Lean e a Engenharia de Métodos se diferenciam significativamente em sua abordagem quanto ao trabalho padronizado Redistribuição da mão de obra
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TRABALHO PADRONIZADO
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JUST-IN-TIME Produção just-in-time significa produzir o item necessário na hora necessária na quantidade necessária. Qualquer outra coisa acarreta muda O objetivo é produzir um fluxo de valor contínuo para que o cliente possa puxar.
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JIDOKA Palavra japonesa “jidoka” consiste de três caracteres chineses
“ji” se refere ao próprio trabalhador. Ele deve parar a linha se sente que algo não está bem “do” se refere ao movimento ou trabalho “ka” ao sufixo ação
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JIDOKA Automação com uma mente humana
Trabalhadores e máquinas inteligentes identificando erros e decidindo por contramedidas rápidas.
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FOCO NO CLIENTE Mais alta qualidade com menor custo, dentro do menor tempo, através da contínua eliminação de muda, ou desperdício. Os clientes atualmente têm mais expectativas: Segurança, meio ambiente e moral
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FOCO NO CLIENTE Sigla PQCDSM Productivity – produtividade
Quality – qualidade Cost – custo Delivery time – tempo de entrega Safety and environment – segurança e meio ambiente Morale – moral
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FOCO NO CLIENTE Sigla PQCDSM
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MUDA Muda é uma palavra em japonês que você precisa conhecer.
Seu significado está exatamente ligado ao som que tem: pesado e desagradável Muda significa desperdício, ou qualquer atividade que o cliente não está disposto a pagar Muda é o oposto de valor
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MUDA (desperdício)
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MUDA (desperdício) A maioria de nossas atividades do dia-a-dia é composta de muda. Frase de Taiichi Ohno: “custo real é do tamanho de uma ameixa” Isso também representa uma grande oportunidade
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MOVIMENTO Movimentos humanos e mecânicos desperdiçados
Relacionado à ergonomia do local do trabalho Caminhar, alcançar ou torcer desnecessariamente Más condições ergonômicas trazem impacto na segurança
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ESPERA Um trabalhador precisa esperar:
Para que um material seja entregue Para que uma parada na linha seja resolvida Que uma máquina processe uma peça Ocorre também quando temos excesso de produtos em processo (WIP – work-in-process)
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ESPERA A espera aumenta o lead time, ou seja, o tempo entre o momento em que o cliente fez o pedido e o momento em que ele o recebe Lead time = tempo de processamento + tempo de retenção
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TRANSPORTE Causado pelo leiaute ineficiente do local de trabalho
Grandes lotes precisam ser transportados de um processo para outro
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TRANSPORTE Produzir lotes menores e colocar os processos mais próximos uns dos outros pode reduzir o muda de transporte O transporte é muda necessário, mas deve ser minimizado
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CORREÇÃO Produzir e ter que consertar produtos com defeitos.
Consiste em todo o material, o tempo e a energia envolvidos na produção e no conserto de defeitos.
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EXCESSO DE PROCESSAMENTO
Forma sutil de muda. Produzir mais do que o cliente requer. Algumas causas: Instruções de trabalho pouco claras Requisitos dos clientes não definidos Especificações de qualidade mais rigorosas que o necessário
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ESTOQUE Manter matéria-prima, peças e WIP (work-in-process) desnecessários. Acontece quando a organização programa sua produção apenas baseada no sistema de planejamento de material (MRP)
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ESTOQUE
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EXCESSO DE PRODUÇÃO Produzir coisas que não serão vendidas
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CONHECIMENTO SEM LIGAÇÃO
Falta de comunicação dentro de uma empresa ou entre a empresa e seus clientes e fornecedores. Inibe o fluxo de conhecimento, ideias e criatividade, criando frustração e oportunidades perdidas.
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EXCESSO DE INFORMAÇÃO
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MUDA, MURA e MURI
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BIBLIOGRAFIA
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