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SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO

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Apresentação em tema: "SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO
TGA I – Profa Raquel Machado

2 COMPARAÇÃO ENTRE AS IDEIAS OCIDENTAIS E AS IDEIAS ORIENTAIS

3 IDEIAS OCIDENTAS IDEIAS ORIENTAIS
Linha de Montagem móvel – trabalhadores especializados Grupos de trabalho autogeridos Verticalização, controle de todas as fontes de suprimentos, administração de estoques Produção enxuta, mentalidade Just in Time (somente quando necessário) Estruturas organizacionais divisionalizadas e hierárquicas Administração enxuta

4 Controle da qualidade Círculos de qualidade, aprimoramento contínuo Alto luxo e alto preço Alta qualidade e baixo preço Ex: Ford Ex: Toyota

5 SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO
Criado por Eiji Toyoda, da família proprietária da Toyota e Taiichi Ohno, chefe da engenharia da empresa. Baseia-se: a) especialistas da qualidade b) técnicas de Ford e Taylor.

6 PRINCÍPIOS DO SISTEMA TOYOTA
ELIMINAÇÃO DE DESPERDÍCIOS – Produção enxuta 2) FABRICAÇÃO COM QUALIDADE – Produzir sem defeitos 3)ADMINISTRAÇÃO PARTICIPATIVA Comprometimento dos funcionários

7 PRODUTOS DE ALTA QUALIDADE
BAIXO PREÇO

8 PRINCÍPIOS DO SISTEMA TOYOTA

9 REDUZIR AO MÍNIMO A ATIVIDADE QUE NÃO AGREGA VALOR AO PRODUTO.
TOYOTA: Sete principais tipos de desperdício

10 1)ELIMINAÇÃO DE DESPERDÍCIOS

11 PRINCIPAIS DESPERDÍCIOS
1)Tempo perdido em conserto ou refugo; 2) Produção além do volume necessário ou antes do momento necessário; 3) Operações desnecessárias no processo de manufatura; 4)Transporte; 5) Estoque; 6) Movimento humano; 7) Espera;

12 IDEIAS PARA ELIMINAR OS DESPERDÍCIOS

13 1) RACIONALIZAÇÃO DA FORÇA DE TRABALHO
interação dos profissionais com a rotina de trabalho, realizando suas atribuições com dinâmica Líder em vez de um supervisor Agrupamento dos operários em equipes, coordenados por um líder, que deveria trabalhar junto com o grupo e coordená-lo, substituindo qualquer trabalhador que faltasse

14 2) JUST TIME (bem na hora, no momento certo)
Redução ao mínimo do tempo de fabricação; Redução ao mínimo do volume de estoque; Fluxo contínuo de materiais, sincronizado com a programação do processo produtivo; KANBAM – Cartão sinalizador da movimentação de suprimentos - O operador que precisa de peças entrega um cartão especificando o que deseja e leva outro, que acompanha o material que recebeu.

15 3) PRODUÇÃO FLEXÍVEL Fabricação de produtos de acordo com as encomendas dos clientes. Mudança nos moldes das prensas

16 2) FABRICAÇÃO COM QUALIDADE

17 1) FAZER CERTO DA PRIMEIRA VEZ
Qualidade assegurada Responsabilidade do trabalhador Tomar providências assim que surgir a anormalidade Eliminação dos inspetores de qualidade (desperdício)

18 2) CORRIGIR OS ERROS EM SUAS CAUSAS FUNDAMENTAIS
Parar a linha de produção sempre que encontrassem um problema que não conseguissem resolver. Análise sistemática de cada erro – 5 Whys , cinco porquês.

19 3) CÍRCULOS DE CONTROLE DE QUALIDADE
- Grupo de voluntários que se reúnem regularmente para estudar e propor a solução de problemas que estejam comprometendo a qualidade e eficiência da produção, como qualidade dos produto, custos, condições do ambiente físico de trabalho, condições de segurança etc. TÉCNICA DE ADMINISTRAÇÃO PARTICIPATIVA

20 BIBLIOGRAFIA MAXINIANO. Antonio Cesar Amaru. Teoria Geral da Administração: da revolução urbana á revolução digital. 6ª edição. São Paulo: Atlas, 2011.


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