A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ALGUNS CONCEITOS E TÉCNICAS DE GESTÃO DE ESTOQUE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ALGUNS CONCEITOS E TÉCNICAS DE GESTÃO DE ESTOQUE"— Transcrição da apresentação:

1 ALGUNS CONCEITOS E TÉCNICAS DE GESTÃO DE ESTOQUE
Prof.Eduardo Bonetti

2 ALGUNS CONCEITOS E TÉCNICAS DE GESTÃO DE ESTOQUE
JUST IN TIME KAN BAN

3 JUST IN TIME Just in time é um sistema de Administração da produção que determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora exata.

4 JUST IN TIME Just in time é uma derivação do sistema japonês KANBAN.
Os cartões KANBAN especificam: Quanto será feito- Quantidade Quando será necessário- Momento

5 JUST IN TIME Pode ser aplicado em qualquer organização, para reduzir estoques e os custos decorrentes.

6 Just In Time O Just in time é o principal pilar do Sistema Toyota de Produção ou Produção enxuta.

7 SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO
O Sistema Toyota de Produção, também chamado de Produção enxuta e Lean Manufacturing, surgiu no Japão, na fábrica de automóveis Toyota, logo após a Segunda Guerra Mundial.

8 SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO
Nesta época a indústria japonesa tinha uma produtividade muito baixa e uma enorme falta de recursos, o que naturalmente a impedia adotar o modelo da Produção em massa.

9 CRIADORES DO SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO
A criação do sistema se deve a três pessoas: O fundador da Toyota e mestre de invenções, Toyoda Sakichi, seu filho Toyoda Kiichiro e o principal executivo o engenheiro Taiichi Ohno.

10 OBJETIVOS DO SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO
O sistema objetiva aumentar a eficiência da produção pela eliminação contínua de desperdícios.

11 QUANDO SURGIU O JUST IN TIME
O Just in time Surgiu no Japão no início dos anos 50 pela Toyota Motor Company.

12 PRINCÍPIOS DO JUST IN TIME
São 5 os princípios do JIT: Qualidade Velocidade Confiabilidade Flexibilidade Compromisso

13 PRINCÍPIOS DO JUST IN TIME - QUALIDADE
Alta pois os erros no proc. Produção reduzem o fluxo de materiais

14 PRINCÍPIOS DO JUST IN TIME - VELOCIDDE
É essencial para atender a demanda.

15 PRINCÍPIOS DO JUST IN TIME - CONFIABILIDADE
É um pré-requisito para um fluxo rápido de produção.

16 PRINCÍPIOS DO JUST IN TIME-FLEXIBILIDADE
É a capacidade de adequação á mudanças, é importante para conseguir produzir.

17 PRINCÍPIOS DO JUST IN TIME-COMPROMISSO
Essencial entre Fornecedor/Cliente, assim o cliente na fica sem produto/matéria prima , não tem sua produção comprometida.

18 FILOSOFIA DO JUST IN TIME
Em cada etapa do processo produtivo deve se produzir apenas o produto necessário para a fase posterior na quantidade e no momento exato. Transferir o Estoque do consumidor para o fornecedor.

19 OBJETIVOS E PROPÓSITOS DO JIT
Visa atender a demanda de maneira instantânea com qualidade e sem desperdício. Melhoria do processo produtivo.

20 OBJETIVOS E PROPÓSITOS DO JIT
O produto ou matéria prima chega ao local de utilização somente no momento exato em que for necessário. Os produtos somente são fabricados ou entregues a tempo de serem vendidos ou montados.

21 OBJETIVOS E PROPÓSITOS DO JIT
O conceito de Just in time está relacionado ao de produção por demanda, onde primeiramente vende-se o produto para depois comprar a matéria prima e posteriormente fabricá-lo ou montá-lo.

22 OBJETIVOS E PROPÓSITOS DO JIT
Nas fábricas onde está implantado o Just-in-time o estoque de matérias primas é mínimo e suficiente para poucas horas de produção. Para que isto seja possível, os fornecedores devem ser treinados, capacitados e conectados para que possam fazer entregas de pequenos lotes na frequência desejada.

23 KANBAN Kanban é uma palavra japonesa que significa literalmente registro ou placa visível.

24 CARTÕES KANBAN

25 KANBAN Em Administração da produção significa um cartão de sinalização que controla os fluxos de produção em uma indústria.

26 HISTÓRIA DO KANBAN A idéia do Kanban nasceu em 1953 em uma pequena indústria de Caminhões chamada Toyota.

27 HISTÓRIA DO KANBAN Taiichi Ohno, um empresário da Toyota em visita aos Estados Unidos da América , observou o funcionamento de um supermercado.

28 HISTÓRIA DO KANBAN Notou que:
As mercadorias estavam distribuídas em prateleiras; Informações necessárias em um pequeno cartão. A mercadoria era retirada pelo próprio consumidor. A reposição era realizada de acordo com a demanda.

29 UTILIZAÇÃO DO S KANBAN COMO UM SISTEMA
O cartão pode ser substituído por outro sistema de sinalização, como luzes, caixas vazias e até locais vazios demarcados.

30 CARACTERÍSTICA DO KANBAN
Qualquer produção que seja maior que o numero de Kanbans será proibida.

31 VANTAGENS DO KANBAN SIMPLES AUTO CONTROLADO DESBUROCRATIZANTE
MOTIVACIONAL LIMITA ESTOQUE BASEIA-SE NA DEMANDA REAL.

32 UTILIZAÇÃO DO KANBAN Coloca-se um Kanban em peças ou partes específicas de uma linha de produção, para indicar a entrega de uma determinada quantidade.

33 UTILIZAÇÃO DO KANBAN

34 UTILIZAÇÃO DO KANBAN Quando se esgotarem todas as peças, o mesmo aviso é levado ao seu ponto de partida, onde se converte num novo pedido para mais peças..

35 UTILIZAÇÃO DO KANBAN

36 UTILIZAÇÃO DO KANBAN Quando for recebido o cartão ou quando não há nenhuma peça na caixa ou no local definido, então deve-se movimentar, produzir ou solicitar a produção da peça.

37 UTILIZAÇÃO DO KANBAN O Kanban permite agilizar a entrega e a produção de peças. Pode ser empregado em indústrias montadoras, desde que o nível de produção não oscile em demasia.

38 UTILIZAÇÃO DO KANBAN Os Kanbans físicos (cartões ou caixas) transitam entre os locais de armazenagem e produção substituindo formulários e outras formas de solicitar peças, permitindo enfim que a produção se realize Just in time - metodologia desenvolvida e aperfeiçoada por Taiichi Ohno e Toyota Sakichi conhecida como Sistema Toyota de Produção.

39 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
PACE, João Henrique. O Kanban na prática. Rio de janeiro:Qualitymark, ISBN RITZMAN, Larry P. Administração da produção e operações. São Paulo: Prentice Hall, ISBN


Carregar ppt "ALGUNS CONCEITOS E TÉCNICAS DE GESTÃO DE ESTOQUE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google