A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

IDG (indicadores de desempenho gerencial)  Informações relativas a todos os esforços de gestão da empresa,  Esforços com influência positiva (redução.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "IDG (indicadores de desempenho gerencial)  Informações relativas a todos os esforços de gestão da empresa,  Esforços com influência positiva (redução."— Transcrição da apresentação:

1 IDG (indicadores de desempenho gerencial)  Informações relativas a todos os esforços de gestão da empresa,  Esforços com influência positiva (redução de consumo de materiais, melhorando a administração dos resíduos sólidos), IDO (indicador de desempenho operacional) Informações relacionadas às operações do processo produtivo da empresa  Informações relacionadas às operações do processo produtivo da empresa

2 ICA (indicadores de condição ambiental)  Informações sobre a qualidade do meio ambiente onde se localiza a indústria,  Medições efetuadas de acordo com os padrões e regras ambientais estabelecidos pelos dispositivos legais. Insumos Produtos + resíduos Governo, comunidade, acionistas Processo produtivo

3

4 de desempenho gerencial

5 Estudo de Caso “Aplicação de técnicas de produção mais limpa – estudo de caso no pólo madeireiro de Paragominas.” Processo produtivo na indústria madeireira Inúmeros pontos de desperdício de matéria-prima o Menor produtividade, o Agressões ao meio ambiente.  Não existem processos ou produtos INTEIRAMENTE limpos,  Conceito: melhoria contínua, tornando o processo produtivo cada vez menos agressivo ao MA.

6

7  estudo teve início em setembro de 2005,  10 serrarias envolvidas, METODOLOGIA  Diagnóstico: levantamento dos pontos críticos de geração de resíduos e emissões (visão macro do sistema),  Coleta de dados: desenho dos principais fluxos de materiais e energia (construção do balanço de massa ou balanço de material),  Avaliação do balanço de massa: avaliação dos desperdícios (porque ocorrem, como ocorrem, onde ocorrem?),  Identificação de barreiras: comportamentais, treinamento, espaço físico, tempo de execução, etc.,  Definição de prioridades: relatório com desvios observados, soluções propostas, benefícios alcançados e custos associados,  Implantação: colocar em prática a teoria. ALGUMAS SUGESTÕES DADAS AS EMPRESAS  Modificações de tecnologia: máquinas obsoletas ou manutenção corretiva (medidas de espessura imprecisas), máquinas de alto rendimento (alto investimento)  Modificação da tecnologia do processo: boas práticas de produção, gestão de matéria-prima,  Eficiência energética: programa de eficiência energética (motores de baixa eficiência).  Nova linha de produtos: resíduos de madeira gerados  matéria-prima para novos produtos,

8 ADA - indicadores o números de financiamentos, o número de seguros com melhores taxas, o índice de fornecimento para grande empresas internacionais. o eficiência energética total, o custos dos processos e produtos. o toneladas de matéria- prima utilizada nos processos, o toneladas de resíduos gerados, o energia gasta nos processos. o números de produtos lançados a partir dos resíduos gerados. o números de acidentes/incidentes, o número de multas, o número de ações judiciais envolvendo MA.


Carregar ppt "IDG (indicadores de desempenho gerencial)  Informações relativas a todos os esforços de gestão da empresa,  Esforços com influência positiva (redução."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google