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PublicouAyrton Bergler Azevedo Alterado mais de 8 anos atrás
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ISO 9001:2000 e sua Abordagem por Processos
A ISO Histórico da ISO 9001 Princípios Abordagem por Processos Profa.: Anne Marcelle G. Sales Yamauti Bacharel em Administração Pós-graduada em Engenharia de Produção
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O que é a ISO? O termo ISO deriva da palavra grega ISOS e significa igual. É organismo internacional não-governamental. Coordena a elaboração e distribuição de normas técnicas internacionais. PARA MAIS INFORMAÇÕES...
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O que é a ISO? O nome da instituição é International Organization for Standardization. Fundada em 23/02/47 (Nações Unidas) Sede: Genebra (Suíça)
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O que é a ISO? Mais de 150 países membros 90% da produção industrial
ABNT (Representante do Brasil)
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O que é a ISO? Conjunto de Normas Internacionalmente reconhecidas que definem os requisitos considerados por uma organização a fim de garantir um nível de qualidade aos seus produtos ou serviços; Representam os requisitos usados no Sistema de Gestão da Qualidade e que abrangem desde os estágios de recebimento atéa entrega do produto final ao cliente.
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Objetivo da ISO Organização (ISO) e padronização.
Estabelecer normas que representem o consenso dos diferentes países. Consenso discussão e debates entre membros
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A ISO 9000 Conjunto de documentos que especificam as normas de Qualidade; Seu principal objetivo éa garantia da qualidade; Implicam na implementação e operação de um Sistema de Gestão da Qualidade eficaz.
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Histórico da ISO 9000 BS 5750
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A Família ISO 9000 Versão 2000/2005 –NBR ISO 9000:2005–Fundamentos e Vocabulário –NBR ISO 9001:2008–Requisitos do Sistemas de Gestão da Qualidade (Certificável) –NBR ISO 9004:2000–Diretrizes para a melhoria do desempenho; –NBR ISO 19011–Diretrizes para auditoria.
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A Família ISO 9000 Se aplica a todos os setores Força o uso de padrões
Indústria Comércio Serviços Força o uso de padrões Compatibilidade Qualidade Aproveita a experiência da comunidade internacional
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Para que Serve a ISO 9000 Demonstrar qualidade
Facilitar negociação comercial, principalmente internacional. Reduzir Riscos Desperdícios Custos
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Para que Serve a ISO 9000 Demonstrar que seus produtos e serviços têm qualidade assegurada, de forma sistemática e planejada. Manter e conquistar clientes. Fazer prova em justiça, nos casos de reclamações de clientes.
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Benefícios da ISO 9000 Transparência organizacional, pela definição de funções e responsabilidades; Melhoria do fluxo de trabalho e informações e respectivo ganho em produtividade; Fixação de procedimentos e correspondente melhoria dos processos, reduzindo desperdício, re-trabalho, falhas e erros; Maior envolvimento dos colaboradores; Diferenciação da concorrência, permitindo melhorar a competitividade.
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Estrutura da ISO 9000 Parte I –Fundamentos e Vocabulário
Parte II –Diretrizes para melhorias (Requisitos) Princípios e Fundamentos Foco no cliente Liderança Envolvimento de pessoas Abordagem de processos Abordagem sistêmica da gestão Melhoria contínua Abordagem factual para a tomada de decisões Benefícios mútuos nas relações com fornecedores Requisitos
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Modelo de Gestão de Processo – NBR ISO 9001:2000
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Modelo de Gestão de Processo – NBR ISO 9001:2000
Um resultado desejado é atingido com maior eficiência quando os recursos e atividades a ele associados são geridos como um processo.
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Modelo de Gestão de Processo – NBR ISO 9001:2000
Ex.: Processo de Compra PCP Programação de Produção Produção Mobilização para atendimento da programação Compras Providencia insumos e MP que serão necessárias Almoxarifado / Warehouse Insumo e MP aguarda consumo CQE/ICQ Checa insumo e MP recebido, conforme especificações Almoxarifado / Warehouse Recebe insumo e MP comprada
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Exercício em dupla Pesquisar histórico da implantação da ISO 9001:2000 da organização onde você trabalhe. Destacar dificuldades encontradas. Indicar pontos fortes e fracos do processo de Certificação Vale 1,0 ponto p/ formação da NPC. Entrega: 28/04/2009
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