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Especialização em Gestão de Pessoas

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Apresentação em tema: "Especialização em Gestão de Pessoas"— Transcrição da apresentação:

1 Especialização em Gestão de Pessoas
Ética e Responsabilidade Social

2 Em um mundo tripolar as normas e certificações são Barlaventos?

3 Elementos Comuns Necessários as Normas
1.Política 2.Planejamento 3.Implantação e Operação 4. Avaliação do Desempenho 5.Melhoria Contínua 6.Revisão pela direção

4 ISO: International Organization for Standardization
A Organização Internacional para Padronização, popularmente conhecida como ISO é uma entidade que atualmente congrega a padronização/normalização de 170 países. Fundada em 23 de fevereiro de 1947, em Genebra, na Suíça, a ISO aprova normas internacionais em todos os campos técnicos.

5 ABNT: Associação Brasileira de Normas Técnicas
ABNT é o órgão responsável pela normalização técnica no Brasil, fornecendo a base necessária ao desenvolvimento tecnológico brasileiro. Trata-se de uma entidade privada e sem fins lucrativos e de utilidade pública, fundada em 1940. A ABNT é membro fundador da (ISO), da Comissão Panamericana de Normas Técnicas (COPANT) e da Associação Mercosul de Normalização (AMN).

6 Norma ISO Esta família de normas estabelece requisitos que auxiliam a melhoria dos processos internos, a maior capacitação dos colaboradores, o monitoramento do ambiente de trabalho, a verificação da satisfação dos clientes, colaboradores e fornecedores, num processo contínuo de melhoria do sistema de gestão da qualidade. Os processos organizacionais necessitam ser verificados através de auditorias externas independentes.

7 Norma ISO ISO é uma série de normas desenvolvidas que estabelecem diretrizes sobre a área de gestão ambiental dentro de empresas.

8 SA Lançada pela CEPAA - Council on Economics Priorities Accreditation Agency, atualmente chamada SAI - Social Accountability International, organização não-governamental norte-americana, a Social Accountability 8000 (SA8000) é a primeira certificação de um aspecto da responsabilidade social de empresas com alcance global.

9 Principais Requisitos:
Trabalho infantil: não é permitido Trabalho forçado: não é permitido Saúde e segurança: devem ser asseguradas Liberdade de Associação e negociação coletiva: devem ser garantidas Discriminação: não é permitida Práticas Disciplinares: não são permitidas Horário de Trabalho: não deve ultrapassar 48hs/semana, além de 12hs-extra/semana Remuneração: deve ser suficiente Sistemas de gestão: deve garantir o efetivo cumprimento de todos os requisitos

10 AA Criada pelo Institute of Social & Ethical Accountability em Norma voluntária e não certificável. Foco assegurar a qualidade da contabilidade, auditoria e relato social e ético.

11 OHSAS OHSAS 18001, Occupational Safety & Health Administration, foi criada através do esforço conjunto de vários organismos internacionais de normalização, certificação e consultorias especializadas. Foco principal na gestão de segurança e da saúde ocupacional. .

12 NBR Criada pela ABNT, estabelece requisitos para a criação de um sistema de gestão de responsabilidade social. Possui requisitos auditáveis para efeito de certificação. Apresenta compatibilidade com as normas ISO14001, ISSO 9001 e OHSAS

13

14 ISO 26000 de Responsabilidade Social
2001- Conselho da ISO aprovou o estudo do tema. 2004- Relatório do estudo recomendou a criação da norma. 2005 – Definida a estrutura básica da norma. 2006 a 2010 – Construção das minutas. Dez/ Previsão de publicação.

15 Principais Características
Será uma norma de diretrizes, sem propósitos de certificação; Será aplicável a qualquer tipo de organização (ex: empresas, governo, ONGs ); Não terá caráter de sistema de gestão (Modelo PDCA); Será construída com base em iniciativas já existentes; Foram firmados termos de entendimento com OIT e o Pacto Global.

16 Temas Centrais

17 Gustavo Ferroni, coordenador do GT Ethos-ISO 26000 /
“A norma ISO chegará para ser a grande referência sobre responsabilidade social em todo o mundo. É o primeiro documento sobre o assunto que apresenta um conteúdo amplo e foi construído com base no consenso entre representantes do mundo inteiro e de diversos setores ” Gustavo Ferroni, coordenador do GT Ethos-ISO /

18 Muito Obrigado pela Atenção!
Ézio Rezende- Ago. 2011


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