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Qualidade e a ISO 9001.

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Apresentação em tema: "Qualidade e a ISO 9001."— Transcrição da apresentação:

1 Qualidade e a ISO 9001

2 Objetivo Mostrar o conceito do termo "Qualidade" e os fundamentos da Norma ISO 9001, seus benefícios e conscientizar a todos quanto à necessidade de sua participação para o sucesso do Sistema de Gestão da Qualidade.

3 Etapas Qualidade; Sistema de Gestão da Qualidade;
Quando uma empresa não tem qualidade; ISO; Certificação; Pontos importantes para a certificação.

4 QUALIDADE O termo Qualidade é utilizado em situações bem distintas. No que diz respeito aos produtos e/ou serviços vendidos no mercado, há várias definições para qualidade: Conformidade com as exigências dos clientes; Adequação ao uso; Valor acrescentado, que produtos similares não possuem; Fazer bem à primeira vez; Produtos e/ou serviços com efetividade; Enfim, o termo é geralmente empregado para significar "excelência" de um produto e/ou serviço.

5 SGQ - Sistema de Gestão da Qualidade
Ferramenta que possibilita a otimização de diversos processos dentro da organização. Além destes ganhos, fica evidenciada também a preocupação com a melhoria contínua dos produtos e serviços fornecidos. Benefícios Ganho de visibilidade frente ao mercado; Menos defeitos nos produtos; Menos quebra de equipamentos; Redução de custos; Melhoria do ambiente e da saúde física e mental dos trabalhadores;

6 Estrutura do SGQ PLANEJAR Planeje o que vai ser feito AGIR
Adote ações corretivas no caso de não conformidades EXECUTAR Faça conforme o planejado CHECAR Verifique o que foi feito e registre os resultados

7 E quando uma empresa não tem Qualidade ?
DESORGANIZAÇÃO

8 A sigla ISO significa International Organization for Standardization, ou seja, Organização Internacional de Normalização. Ela é uma organização não governamental, fundada no ano de 1947 em Genebra - Suíça e está presente hoje em mais de 140 países. Função: promover a normalização de produtos e serviços, utilizando determinadas normas, para que a qualidade dos produtos e serviços seja sempre melhorada. No Brasil, o órgão que representa a ISO chama-se ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

9 Família ISO 9000 NBR ISO 9000:2005 – Fundamentos e Vocabulários;
NBR ISO 9001:2008 – Requisitos (Certificável); NBR ISO 9004:2010 – Fornece orientação às organizações para o alcance do sucesso sustentado através de uma abordagem da gestão da qualidade.

10 NBR ISO 9001 : 2008 Organização Internacional de Normalização
Nº. De Série NBR ISO : 2008 Ano da última revisão Norma Brasileira (ABNT)

11 NBR ISO 9001:2008 Objetivo Vantagens
- Demonstrar a capacidade da empresa de fornecer produtos e serviços de acordo com requisitos do cliente, regulamentares e estatutários; - Aumentar a satisfação do cliente através de garantia de conformidade e melhoria contínua do sistema de gestão. Vantagens Ao cumprir e se certificar na norma ISO :2008, sua empresa pode obter vantagens de mercado, melhorar a organização, participar de mais licitações e concorrências, reduzir custos e aumentar receita.

12 Levantamento Mundial – 2009
Fonte: Revista Banas – Dez./Jan

13 Certificação Conjunto de atividades desenvolvidas por uma entidade de terceira parte (independente), habilitado por um organismo de credenciamento de determinado país. Objetivo: atestar publicamente, por escrito, que determinado produto/serviço está em conformidade com os requisitos especificados (nacionais, estrangeiros ou internacionais ). As atividades de certificação podem envolver: análises de documentações; auditorias / inspeções na organização; coleta e ensaios de produtos, no mercado e/ou fábrica, com o objetivo de avaliar a conformidade e sua manutenção; A certificação melhora a imagem da organização e facilita a decisão de compra para clientes e consumidores.

14 Tipos de Certificações
Certificação de Produto/Serviço É o reconhecimento, através de uma Marca ou Selo, de que um Produto/Serviço está em conformidade com os requisitos especificados em normas ou regulamentos técnicos. Certificação de Sistemas Atesta a conformidade do modelo de gestão dos fabricantes e prestadores de serviços em relação a requisitos normativos (NBR ISO 9001, NBR ISO 14001, etc.).

15 Organismos Certificadores
Organismos Credenciadores

16 Pontos Importantes para a Certificação:
EDUCAÇÃO: o treinamento e a formação dos funcionários é essencial para a qualidade e para o desenvolvimento profissional.

17 COMPROMETIMENTO: começando pela Alta Direção, o sistema da qualidade só trará resultados se houver o comprometimento de todos. É fundamental para o sucesso do sistema de gestão da qualidade ISO 9001.

18 Política da Qualidade: Compromisso, por escrito, da organização com a qualidade. Deve ser elaborada pela Alta Direção e divulgada a todos na organização. Por isso devemos CONHECER e ENTENDER como ela se aplica no nosso dia-a-dia. POLÍTICA DA QUALIDADE

19 Perguntas?

20 Porém, é muito importante lembrar que o Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001 é apenas uma das ferramentas para se alcançar a QUALIDADE. Mas ele não vale nada se faltar o requisito mais importante: VOCÊ! Afinal, qualidade não é só feita por máquinas e sistemas, mas principalmente pelas pessoas que a praticam. E todos nós podemos dar nossa contribuição!

21 Obrigado! Bruno Arley Coordenador de Qualidade
Socimol Ind. de Colchões e Móveis Ltda. Onix S.A. Ind. de Colchões e Espuma.


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