A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI BACHARELADO EM HUMANIDADES AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL ISO 14001 Alcione Rodrigues Milagres.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI BACHARELADO EM HUMANIDADES AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL ISO 14001 Alcione Rodrigues Milagres."— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI BACHARELADO EM HUMANIDADES AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL ISO 14001 Alcione Rodrigues Milagres Eliane Ferreira Fabrício Antonio Lopes Valdinêy Amaral Leite Áquilis Professor Dr. Evandro Sathler

2 ISO – Sistema de Gestão Ambiental – Especificações com Guia para uso, estabelece requisitos para as empresas gerenciarem seus produtos e processos para que eles não agridam o meio ambiente, que a comunidade não sofra com os resíduos e que a sociedade seja beneficiada num aspecto amplo. Então, para a empresa obter um certificado ISO 14000, ou melhor, certificado ISO 14001, é necessário que atenda as seguintes exigências:

3 Política Ambiental; Aspectos Ambientais; Exigência Legais; Objetivos e Metas; Programa de Gestão Ambiental; Estrutura Organizacional e Responsabilidade; Conscientização e treinamento; Comunicação; Documentação de Sistema Ambiental; Controle de Documentos; Controle Operacional;

4 12) Situações de Emergência;
13) Monitoramento e Avaliação; 14) Não conformidade, ações corretivas e ações preventivas; 15) Registros; 16) Auditoria do Sistema de Gestão Ambiental; 17) Análise Crítica de Gestão Ambiental (SGA); 18) Documentação de Sistema Ambiental; 19) Controle de Documentos; 20) Controle Operacional; 21) Situações de Emergência; 22) Monitoramento e Avaliação; 23) Não conformidade, ações corretivas e ações preventivas.

5 Sistema de Gestão Ambiental:
ISO 14001: É uma norma internacionalmente aceita que define os requisitos para estabelecer e operar um Sistema de Gestão Ambiental (SGA). Sistema de Gestão Ambiental: É uma estrutura desenvolvida para que uma organização possa consistentemente controlar seus impactos significativos sobre o meio ambiente e melhorar continuamente as operações e negócios.

6 A abordagem ISO 14001: Planejar, Fazer, Checar, Agir.

7 Quem Certifica? A certificação é conferida pela International Organization for Standardization, com sede em Genebra, na Suíça e reúne mais de 100 países com a finalidade de criar normas internacionais. No Brasil, o órgão responsável por elaborar essas normas é a ABNT.

8 Certificado ISO 14001 Fonte: Google Imagens.

9

10 Estatísticas dos serviços com ISO 14001, no Brasil.
Fonte: CAMPOS et al, 2006.

11 Número total de empresas certificadas pela ISO 14001 até o ano de 2005.
Fonte: CAMPOS et al, 2006.

12 Fonte: CAMPOS et al, 2006.

13 Referências Bibliográficas:
CAMPOS, L. M. S. Os sistemas de gestão ambiental: Empresas brasileiras certificadas pela norma ISO XXVI ENEGEP – Fortaleza, CE, Brasil, BSN, Managment Systems


Carregar ppt "UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI BACHARELADO EM HUMANIDADES AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL ISO 14001 Alcione Rodrigues Milagres."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google