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QUALIDADE EMPRESARIAL
QUALIDADE COMO FERRAMENTA PARA A COMPETITIVIDADE 05/10/2005
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ORGANIZAÇÃO Criação ... Gestão ... Posicionamento e manutenção no mercado.
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Ser competitiva ... Estar em condições de igualdade ou de superioridade em qualidade, função, custo, confiabilidade, disponibilidade e serviços, aos produtos ou serviços similares oferecidos no mercado. Dicionário de Termos da Qualidade Paulo Mundin Prazeres
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Considerações 1- Condições exigidas por clientes
(Petrobrás, setor automotivo etc). 2- Exportação: certificação de produtos. 3- Diferencial em relação à concorrência (ainda !!!).
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Qualidade NBR ISO 9000:2000/3.1.1 Grau no qual um conjunto de características inerentes satisfaz a requisitos.
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Determinar objetivos e metas
Ciclo PDCA Determinar objetivos e metas Determinar métodos Educar e treinar Executar o trabalho Verificar os efeitos Agir apropriadamente
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P D C A P D C A CLIENTE CLIENTE EXTERNO EXTERNO P D C A A A P P C C D
Input E Ouput E PROCESSO E PROCESS E P D C A Input A Output A PROCESSO A Input C Input D PROCESSO D Ouput D PROCESSO C Output C Output B Output B Input B Input B PROCESSO B PROCESS B A A P P Cliente Interno Input F Output F Cliente Interno C C D D PROCESSO F Feedback Fonte: ISO/TC 176/SC 2/N 544R - ISO 9000 Introduction and Support Package Guidance on the Process Approach to quality management systems
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EVOLUÇÃO DAS NORMAS ISO 9000
BS 5750
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ISO 9000 traz vocabulário e conceitos
FAMÍLIA ISO 9000 ISO 9000 traz vocabulário e conceitos ISO 9000:2000 ISO 9004:2000 ISO 9001:2000 Estruturas iguais entre ISO 9001 e ISO 9004 Fim da ISO 9002 e ISO 9003
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Prevenção de não-conformidades
OBJETIVO SATISFAÇÃO DO CLIENTE Prevenção de não-conformidades Melhoria contínua Atendimento aos requisitos Sistema de Gestão da Qualidade
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SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE
Requisitos gerais Manual da Qualidade Controle de Registros Controle de documentos
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RESPONSABILIDADE DA DIREÇÃO
Comprometimento da Direção Análise Crítica do SGQ Foco no Cliente Responsabilidade e Autoridade Objetivos da Qualidade Política da Qualidade
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GESTÃO DE RECURSOS Recursos Humanos Ambiente de Trabalho
Infra-Estrutura
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Calibração de Instrumentos
REALIZAÇÃO DO PRODUTO Planejamento Calibração de Instrumentos Requisitos do Cliente Realização Projeto e Desenvolvimento Aquisição
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MEDIÇÃO, ANÁLISE E MELHORIA
Satisfação do Cliente Ações Corretivas e Preventivas Auditorias Internas Melhoria Contínua Produto Não-Conforme Monitoramento dos Processos Medição do Produto
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DEFINIÇÕES ESTRATÉGICAS ESCOPO DO SGQ
Exemplo: Fornecimento de Consultoria e Treinamento em Gestão Empresarial, com foco em Qualidade, Produtividade e Inovação.
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DEFINIÇÕES ESTRATÉGICAS POLÍTICA DA QUALIDADE
A EMPRESA busca permanentemente a satisfação de seus parceiros, num ambiente que proporcione a melhoria contínua de seus processos. OBJETIVOS DA QUALIDADE Satisfação dos parceiros (clientes, fornecedores e funcionários); Melhoria contínua dos processos.
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DEFINIÇÕES ESTRATÉGICAS ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
Alta Direção Representante da Direção Facilitadores
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PLANO DE IMPLANTAÇÃO ATIVIDADE Levantamento de Processos
Redação Manual da Qualidade Elaboração / Adequação Documentos Programa de Auditorias Análise Critica do SGQ Ações para Certificação ATIVIDADE out nov dez jan fev mar Avaliação Inicial Treinamento ISO 9001:2000 Implementação Documentos Treinamento Auditores Palestra de Preparação p Auditorias Reunião de Estruturação Palestra de Sensibilização Workshop com Diretores e Gerentes
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Nós trabalhamos com qualidade!!! Vamos demonstrar ao MERCADO!!!
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Qualquer evento ou ação que reduz a qualidade pode ser evitado
Qualquer evento ou ação que reduz a qualidade pode ser evitado. Os clientes são leais à qualidade, e não à empresa.
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Consultoria e Treinamento Ltda.
QUALYSUL Consultoria e Treinamento Ltda. Beatriz Belfort – Diretora Executiva
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