A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

QUALIDADE EMPRESARIAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "QUALIDADE EMPRESARIAL"— Transcrição da apresentação:

1 QUALIDADE EMPRESARIAL
QUALIDADE COMO FERRAMENTA PARA A COMPETITIVIDADE 05/10/2005

2 ORGANIZAÇÃO Criação ... Gestão ... Posicionamento e manutenção no mercado.

3 Ser competitiva ... Estar em condições de igualdade ou de superioridade em qualidade, função, custo, confiabilidade, disponibilidade e serviços, aos produtos ou serviços similares oferecidos no mercado. Dicionário de Termos da Qualidade Paulo Mundin Prazeres

4 Considerações 1- Condições exigidas por clientes
(Petrobrás, setor automotivo etc). 2- Exportação: certificação de produtos. 3- Diferencial em relação à concorrência (ainda !!!).

5 Qualidade NBR ISO 9000:2000/3.1.1 Grau no qual um conjunto de características inerentes satisfaz a requisitos.

6

7 Determinar objetivos e metas
Ciclo PDCA Determinar objetivos e metas Determinar métodos Educar e treinar Executar o trabalho Verificar os efeitos Agir apropriadamente

8 P D C A P D C A CLIENTE CLIENTE EXTERNO EXTERNO P D C A A A P P C C D
Input E Ouput E PROCESSO E PROCESS E P D C A Input A Output A PROCESSO A Input C Input D PROCESSO D Ouput D PROCESSO C Output C Output B Output B Input B Input B PROCESSO B PROCESS B A A P P Cliente Interno Input F Output F Cliente Interno C C D D PROCESSO F Feedback Fonte: ISO/TC 176/SC 2/N 544R - ISO 9000 Introduction and Support Package Guidance on the Process Approach to quality management systems

9 EVOLUÇÃO DAS NORMAS ISO 9000
BS 5750

10 ISO 9000 traz vocabulário e conceitos
FAMÍLIA ISO 9000 ISO 9000 traz vocabulário e conceitos ISO 9000:2000 ISO 9004:2000 ISO 9001:2000 Estruturas iguais entre ISO 9001 e ISO 9004 Fim da ISO 9002 e ISO 9003

11 Prevenção de não-conformidades
OBJETIVO SATISFAÇÃO DO CLIENTE Prevenção de não-conformidades Melhoria contínua Atendimento aos requisitos Sistema de Gestão da Qualidade

12 SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE
Requisitos gerais Manual da Qualidade Controle de Registros Controle de documentos

13 RESPONSABILIDADE DA DIREÇÃO
Comprometimento da Direção Análise Crítica do SGQ Foco no Cliente Responsabilidade e Autoridade Objetivos da Qualidade Política da Qualidade

14 GESTÃO DE RECURSOS Recursos Humanos Ambiente de Trabalho
Infra-Estrutura

15 Calibração de Instrumentos
REALIZAÇÃO DO PRODUTO Planejamento Calibração de Instrumentos Requisitos do Cliente Realização Projeto e Desenvolvimento Aquisição

16 MEDIÇÃO, ANÁLISE E MELHORIA
Satisfação do Cliente Ações Corretivas e Preventivas Auditorias Internas Melhoria Contínua Produto Não-Conforme Monitoramento dos Processos Medição do Produto

17 DEFINIÇÕES ESTRATÉGICAS ESCOPO DO SGQ
Exemplo: Fornecimento de Consultoria e Treinamento em Gestão Empresarial, com foco em Qualidade, Produtividade e Inovação.

18 DEFINIÇÕES ESTRATÉGICAS POLÍTICA DA QUALIDADE
A EMPRESA busca permanentemente a satisfação de seus parceiros, num ambiente que proporcione a melhoria contínua de seus processos. OBJETIVOS DA QUALIDADE Satisfação dos parceiros (clientes, fornecedores e funcionários); Melhoria contínua dos processos.

19 DEFINIÇÕES ESTRATÉGICAS ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
Alta Direção Representante da Direção Facilitadores

20 PLANO DE IMPLANTAÇÃO ATIVIDADE Levantamento de Processos
Redação Manual da Qualidade Elaboração / Adequação Documentos Programa de Auditorias Análise Critica do SGQ Ações para Certificação ATIVIDADE out nov dez jan fev mar Avaliação Inicial Treinamento ISO 9001:2000 Implementação Documentos Treinamento Auditores Palestra de Preparação p Auditorias Reunião de Estruturação Palestra de Sensibilização Workshop com Diretores e Gerentes

21

22 Nós trabalhamos com qualidade!!! Vamos demonstrar ao MERCADO!!!

23 Qualquer evento ou ação que reduz a qualidade pode ser evitado
Qualquer evento ou ação que reduz a qualidade pode ser evitado. Os clientes são leais à qualidade, e não à empresa.

24 Consultoria e Treinamento Ltda.
QUALYSUL Consultoria e Treinamento Ltda. Beatriz Belfort – Diretora Executiva


Carregar ppt "QUALIDADE EMPRESARIAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google