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Análise do temperamento predominante dos Cursos de Educação Física e Esportes e Educação Física – Licenciatura – da Universidade do Sul de Santa Catarina.

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Apresentação em tema: "Análise do temperamento predominante dos Cursos de Educação Física e Esportes e Educação Física – Licenciatura – da Universidade do Sul de Santa Catarina."— Transcrição da apresentação:

1 Análise do temperamento predominante dos Cursos de Educação Física e Esportes e Educação Física – Licenciatura – da Universidade do Sul de Santa Catarina – Campus de Tubarão, Ciências Médicas e da Saúde. Isadora Sorato Cataneo, Hudson Mafra Júnior, trabalho realizado no Projeto Puic. Educação Física e Esportes - Campus de Tubarão. Introdução O temperamento é uma tendência do humor do indivíduo, constitui-se a forma de reação e sensibilidade inatas de uma pessoa em relação ao mundo (GLAS, 1983). Foi Hipócrates (460 a 370 a.C.), conhecido como “Pai da Medicina”, que reconheceu as diferenças de temperamentos das pessoas e apresentou uma teoria que explica estas, marcando o início de uma abordagem observadora da personalidade anormal, que um dia seria aplicada ao estudo da personalidade normal. Ele distinguiu os quatro temperamentos: sanguíneo, colérico, fleumático e melancólico, afirmando que estes dependiam dos “humores” do seu corpo: sangue, bílis preta, bílis amarela e fleuma (LAHAYE, 1998). Constatou-se através de pesquisas relacionadas ao temperamento de determinadas populações, a importância dos profissionais da área da Educação Física investir no conhecimento das diferenças individuais de seus atletas/alunos e dos próprios profissionais para construção do conhecimento e planejamento de preparação psicológica. Objetivos A presente pesquisa tem como objetivo analisar o temperamento predominante dos Cursos de Educação Física e Esportes e Educação Física – Licenciatura - da Universidade do Sul de Santa Catarina – Campus de Tubarão. Metodologia Trata-se de uma pesquisa descritiva exploratória. Thomas e Nelson (2002) afirmam que a pesquisa descritiva é aquela que objetiva coletar informações sobre algum parâmetro de estudo em grupos, amostras ou populações. Trata-se de exploratória quando o assunto é ainda pouco investigado, segundo uma determinada população envolvida. Participaram da pesquisa cento e sessenta e quatro acadêmicos: 87 de bacharelado e 77 de licenciatura, do curso de Educação Física, da Universidade do Sul de Santa Catarina, do Campus da cidade de Tubarão, participantes de todos os semestres. Para a análise do temperamento predominante foi utilizada uma entrevista padronizada com a utilização de um gráfico segundo Tim Lahaye (1998). Este gráfico é apresentado em forma de círculo, no qual são apresentados termos que denotam pontos fortes e fracos de cada temperamento: colérico, fleumático, sanguíneo e melancólico. O indivíduo pesquisado assinala as características que detecta em si próprio e ao terminar de preencher o gráfico, o entrega ao pesquisador que realizará um somatório, ou seja, escore final, no qual o temperamento que apresentar mais pontos destacados será determinado como o predominante. Os gráficos foram aplicados durantes as aulas dos Cursos de Educação Física que aconteciam nas salas de aula da Universidade do Sul de Santa Catarina, no Campus de Tubarão, após a autorização da Coordenação dos cursos. Resultados No Gráfico 1 podemos verificar na distribuição temperamental encontrada nos cursos de licenciatura e bacharelado de Educação Física analisados juntos, o temperamento sanguíneo como predominante, onde 33,5% dos acadêmicos entrevistados o apresentaram. Gráfico 1 – Distribuição Temperamental dos Acadêmicos dos cursos de Educação Física Bacharelado e Licenciatura Fonte: Elaboração dos autores, 2009. Os valores apresentados no gráfico 2 constatam que o temperamento predominante no curso de Bacharelado é o sanguíneo (39%), enquanto no curso de Licenciatura, o predomínio é do temperamento colérico (35,1%), conforme o gráfico 3. Gráfico 2 – Distribuição Temperamental dos Acadêmicos do Curso de Bacharelado. Fonte: Elaboração dos, 2009. Gráfico 3 – Distribuição Temperamental dos Acadêmicos do Curso de Licenciatura Fonte: Elaboração dos autores, 2009. Conclusões De acordo com os resultados verificou-se que o temperamento predominante nos dois cursos de Educação Física juntos, foi o sanguíneo. Este resultado se confirma com as características apresentadas por esses profissionais, que muitas vezes são vistos como pessoas extrovertidas, “de bem com a vida”, mas que têm dificuldade de seguir instruções. Essas características podem explicar a falta de planejamento desses profissionais, os que os tornam: muito práticos e pouco teóricos. Houve uma diferença de temperamento predominante entre os cursos, quando analisados individualmente. Os acadêmicos de Bacharelado apresentaram ser sanguíneos, enquanto os acadêmicos de licenciatura ser coléricos. Essa diferença está ligada ao tipo de profissão que as pessoas com os determinados temperamentos geralmente se enquadram e suas características, conforme citado por Lahaye (1998). Infelizmente, não conseguimos encontrar fundamentação teórica que nos respaldasse quanto às atitudes e procedimentos que os profissionais de Educação Física têm apresentado na sua prática profissional, o que não nos permitiu fazer comparações mais científicas com os temperamentos encontrados. Porém, espera-se que através desta pesquisa haja o fomento para a construção de trabalhos que visam conhecer a prática desse profissional tão importante para a sociedade moderna. Bibliografia GLAS, Norbert. Os quatro temperamentos. 3. ed. São Paulo: Associação Beneficente Tobias, 1983. 93 p. LAHAYE, Tim. Temperamentos transformados. Tim Lahayer; tradução d Elizabeth Stowell Charles Gomes. São Paulo: Mundo Cristão, 1998. MAFRA JR., Hudson. Relação entre somatotipo e temperamento de praticantes de musculação de Florianópolis SC. / Hudson Mafra Júnior; orientador Glaycon Michels. – Florianópolis, 2005. THOMAS, J.R.; NELSON, J.K. Método de Pesquisa em Atividade Física. 3. ed. Porto Alegre; Artmed, 2002. VOLPI, José Henrique. Particularidades sobre o temperamento, a personalidade e o caráter, segundo a psicologia corporal. Curitiba: Centro Reichiano, 2004. Disponível em:. Acesso em: 21 abril 2008. Apoio Financeiro: Unisul


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