A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROJETO DE ESTÁGIO CAPA: Identificar o nome do (a) aluno (a), tema delimitado, instituição de origem, local e data em que o estágio está sendo realizado.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROJETO DE ESTÁGIO CAPA: Identificar o nome do (a) aluno (a), tema delimitado, instituição de origem, local e data em que o estágio está sendo realizado."— Transcrição da apresentação:

1 PROJETO DE ESTÁGIO CAPA: Identificar o nome do (a) aluno (a), tema delimitado, instituição de origem, local e data em que o estágio está sendo realizado.

2 PÁGINA DE ROSTO Tem por finalidade identificar o porquê da realização do estágio e quem o orientou; SUMÁRIO(ÍNDICE): Apresentação dos elementos que constituem o projeto, indicando a página em que se inicia.

3 JUSTIFICATIVA É a apresentação do trabalho de forma sintética e objetiva, devendo constar os seguintes elementos: Apresentação da instituição na qual o estágio será realizado (localização, histórico); Identificação do tema e do problema; Esclarecimentos sobre os limites práticos e teóricos encontrados na realização do trabalho; Justificativa, argumentando sobre a relevância pessoal e social para a realização do trabalho.

4 OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA: Apresentar as teorias que dão suporte ao seu trabalho, relacionando-as ao objeto de estudo; METODOLOGIA: Justificar a escolha do método e das técnicas, especificando as etapas em que serão utilizados;

5 RESULTADOS ESPERADOS;
CRONOGRAMA: Instrumento cuja função é apresentar as etapas do trabalho – onde se relacionam todas as atividades e o período em que serão desenvolvidas (apresentar a sequência de atividades). REFERÊNCIAS

6 METODOLOGIA DA PESQUISA NO ESTÁGIO: Formatando o projeto
TIPOS DE ESTUDOS: 1. Exploratórios: permitir ao investigador ampliar sua experiência em torno de determinado problema; Buscar conhecimentos para planejar uma pesquisa descritiva ou do tipo experimental; Delimitar ou manejar com maior segurança uma teoria ou elaborar um instrumento para o que se está planejando.

7 Objetivo Encontrar os elementos que permitem ao pesquisador, em contato com uma determinada população, obter os resultados que deseja; Levantar possíveis problemas de pesquisa; Obs.: Importância da revisão de literatura.

8 2. ESTUDOS DESCRITIVOS Exigem do pesquisador uma série de informações sobre o que se deseja pesquisar; Pretendem descrever com “exatidão” os fatos e fenômenos de determinada realidade; Exigem do investigador uma precisa delimitação de técnicas, métodos, modelos e teorias que orientarão a coleta e análise dos dados; A população e a amostra devem ser bem delimitadas, bem como os objetivos do estudo, os termos e as variáveis, as hipóteses, as questões de pesquisa etc. OBJETIVOS: Conhecer a comunidade, seus traços característicos, suas gentes, seus problemas, suas escolas, seus professores, sua educação, sua preparação para o trabalho, seus valores, os problemas do analfabetismo, a desnutrição, as reformas curriculares, os métodos de ensino etc.

9 3. ESTUDOS EXPERIMENTAIS
A experimentação visa modificar deliberadamente a maneira controlada das condições que determinam um fato ou fenômeno e, em observar e interpretar as mudanças que ocorrem (grupo experimental e grupo de controle).

10 ABORDAGENS DE PESQUISA
1. Qualitativa – características: O ambiente natural é a fonte direta dos dados e o pesquisador é o instrumento-chave; É descritiva; Ênfase no processo e não simplesmente no produto; Tendência a se analisar os dados indutivamente; Foco no significado que os sujeitos atribuem aos fatos.

11 TIPOS DE PESQUISA QUALITATIVA
Estudo de caso; Pesquisa etnográfica; Pesquisa-ação / participante; História oral; História de vida; Análise de conteúdo.

12 MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA QUALITATIVA
Observação participante – buscar a construção do conhecimento na prática participativa que a interação possibilita; Observação direta – aproximar-se o mais perto possível da perspectiva do sujeito; Notas de observação – registrar os eventos interessantes;

13 DOCUMENTOS COMO FONTE DE ANÁLISE -
Inclui todas as formas de produção do sujeito em forma escrita, como as redações, cartas, comunicações informais, programas, planos, projetos etc; ENTREVISTA – visa a precisão, focalização, fidedignidade e validade de um determinado ato social comum à conversação.

14 QUESTIONÁRIO ABERTO Objetiva coletar informações dos sujeitos referentes aos seus dados pessoais, formação, percurso profissional e impressões sobre os assuntos nucleares do problema da pesquisa;

15 HISTÓRIA ORAL Baseia-se no depoimento oral, gravado, obtido através da interação do pesquisador com um ator social ou testemunha de acontecimentos relevantes para a compreensão de um grupo, de uma instituição, de um movimento ou mesmo da sociedade;

16 HISTÓRIA DE VIDA Construir a autobiografia de um ser engajado, enfatizando o valor da perspectiva do ator social.

17 Diário de campo Visa à elaboração reflexiva sobre as experiências vividas no campo de pesquisa e no campo de sua própria elaboração intelectual, para apreender de forma profunda e pertinente o contexto do trabalho de investigação.

18 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ANDRÉ, Marli E. D. A., LÜDKE, Menga. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. GOODE, Willian J., HATT, Paul K. Métodos em pesquisa social. São Paulo: Nacional, 1977. MACEDO, Roberto Sidnei. A etnopesquisa crítica e multirreferencial nas ciências humanas e na educação. Salvador: EDUFBA, 2000. TRIVIÑOS, Augusto N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987. QUIVY, Raymond, CAMPENHOUDT, Luc Van. Manual de investigação em ciências sociais. Rio de Janeiro: Gradiva, 1998.


Carregar ppt "PROJETO DE ESTÁGIO CAPA: Identificar o nome do (a) aluno (a), tema delimitado, instituição de origem, local e data em que o estágio está sendo realizado."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google