Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouMateus Escobar Casado Alterado mais de 8 anos atrás
1
Tefko Saracevic
2
Professor Emérito da Escola de Comunicação e Ciência da Informação de Rutgers da Universidade Estadual de Nova Jersey (EUA). Saracevic é formado em engenharia elétrica, com mestrado e doutorado em Ciência da Informação. Pesquisa básica: Teorias e experimentos relacionados ao comportamento humano de informação; interação humano-computador a partir do ponto de vista humano; e interação modelagem de processos na recuperação da informação. Noção de relevância em relação aos sistemas de informação. Estudo teórico e pragmático de valor de serviços de informação e de bibliotecas. Natureza da Ciência da Informação como um campo. Educação: Estudo, avaliação, design e reestruturação dos currículos em Ciência da Informação e Biblioteconomia. Relações interdisciplinares e de comunicação entre a Ciência da Informação e disciplinas relacionadas.
3
Ciência da Informação juntamente com a lógica e filosofia, surge para lidar com a relevância - uma noção humana. A preocupação com a relevância, como noção fundamental da Ciência da Informação está ligada à resolução dos problemas de comunicação científica. A relevância é considerada uma medida de eficácia do contato entre uma fonte e um destino, em um processo de comunicação.
4
Os diferentes pontos de vista sobre relevância são interpretados e relacionados dentro de uma estrutura de comunicação do conhecimento. Diferentes pontos de vista surgiram porque a relevância é considerada em diferentes pontos do processo de comunicação de conhecimentos. Sugere-se que existe um ciclo de vários sistemas de relevâncias.
5
Em sentido fundamental, relevância tem a ver com a eficácia da comunicação. Subjacente a todos os sistemas de informação deve haver a interpretação da noção de relevância. Importante explorar o significado da relevância na Ciência da Informação e fornecer um quadro das várias interpretações de relevância.
6
Relações de especificação/explicação, especialmente aquelas ligadas à dedução, implicação, consequências lógicas e em menor extensão, em indução e formação de conceitos.
7
Vinculada às explicações da tematicidade e teoria da significação.
8
Interpretação dos problemas de comunicação científica. COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA - Revistas científicas - Colégios invisíveis - Sociedades profissionais - Conferências - Tipo de informação buscada - Mecanismos para sistematização de publicações
9
1930 – 1940 – O que é relevante para um assunto? 1940 – 1950 – Sistemas de recuperação da informação. Exemplo: os mecanismos de busca na web (bibliotecas)
10
Só é efetiva quando a informação que foi transmitida provocar mudanças em alguém. A relevância, por sua vez, é a medida dessas mudanças (ou seja, o quanto elas – as pessoas - podem mudar a partir de uma informação).
11
O conceito de informação desejada (necessitada / buscada). Representação do processo questão / resposta Informação desejada Questão Análise Pesquisa Resposta Pertinência Relevância
12
A avaliação da qualidade da indexação é realizada a partir da recuperação da informação. Baseada nos conceitos de Revocação e Pertinência. Revocação (recall): relação entre os itens recuperados e o total de itens úteis do sistema. Foi recuperado efetivamente tudo o que o sistema tem armazenado sobre o assunto? Pertinência: relação do que foi recuperado com a pergunta feita. Quais os itens efetivamente pertinentes entre aqueles recuperados?
13
Coeficiente de revocação de uma base de dados
14
14 Exemplo: Base Útil Recuperação Útil Base Útil Base Útil Base Útil Base Útil Base Útil
15
15 Exemplo:
16
16 Coeficiente de precisão:
17
17 Exemplo:
18
18 Perda de Informação:
19
19 Exemplo:
20
Relevância: relação entre conhecimento do assunto e um tópico (questão) sobre o assunto. Pertinência: relação entre estoque de conhecimento e o conhecimento do assunto ou a literatura sobre o assunto. Sugere-se que exista um ciclo de vários sistemas de relevâncias interconectados e não independentes.
21
O mais significativo avanço no pensamento sobre a relevância será conseguido com a interação entre estes sistemas.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.