A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Copyright © 2008, Intel Corporation. Todos os direitos reservados. Intel, logotipo da Intel, Iniciativa Intel Educação e o Programa Intel Educar são marcas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Copyright © 2008, Intel Corporation. Todos os direitos reservados. Intel, logotipo da Intel, Iniciativa Intel Educação e o Programa Intel Educar são marcas."— Transcrição da apresentação:

1

2 Copyright © 2008, Intel Corporation. Todos os direitos reservados. Intel, logotipo da Intel, Iniciativa Intel Educação e o Programa Intel Educar são marcas registradas da Intel Corporation ou de suas subsidiárias nos Estados Unidos e em outros países. * Outras marcas e nomes podem ser declarados de propriedade de terceiros. Promove a aprendizagem autêntica, o que encoraja os alunos a fazerem mais perguntas. É mais provável que os alunos se tornem aprendizes auto direcionados porque eles estão interessados nas respostas. Os alunos veem as conexões entre o assunto que está sendo ensinado e seu mundo – isto pode mudar toda sua perspectiva sobre o que é a educação. 2

3 Copyright © 2008, Intel Corporation. Todos os direitos reservados. Intel, logotipo da Intel, Iniciativa Intel Educação e o Programa Intel Educar são marcas registradas da Intel Corporation ou de suas subsidiárias nos Estados Unidos e em outros países. * Outras marcas e nomes podem ser declarados de propriedade de terceiros. Por que usar Questões Estruturais de Currículo? Para atingir habilidades de pensamento de altos níveis - Para garantir comparação, síntese, interpretação e avaliação, etc. Para garantir que os projetos dos alunos sejam pertinentes e envolventes - Para exigir mais que uma simples reafirmação dos fatos Para focar em tópicos importantes - Para conectar a aprendizagem a outras disciplinas e outros tópicos de estudo - Para fazer perguntas que já tenham sido feitas na história da humanidade - Para abordar questões significativas que os alunos levantem 3

4 Copyright © 2008, Intel Corporation. Todos os direitos reservados. Intel, logotipo da Intel, Iniciativa Intel Educação e o Programa Intel Educar são marcas registradas da Intel Corporation ou de suas subsidiárias nos Estados Unidos e em outros países. * Outras marcas e nomes podem ser declarados de propriedade de terceiros. São questões amplas e abertas: - Abordam ideias abrangentes e conceitos duradouros - São cativantes e significativas - Atrai à curiosidade - Representam um desafio razoável - Requerem competências de pensamento de altos níveis - Possuem respostas que não podem ser encontradas em livros - Com frequência, promovem pontes entre disciplinas e unidades Exemplo: - QE: Como o conflito produz a mudança? 4

5 Copyright © 2008, Intel Corporation. Todos os direitos reservados. Intel, logotipo da Intel, Iniciativa Intel Educação e o Programa Intel Educar são marcas registradas da Intel Corporation ou de suas subsidiárias nos Estados Unidos e em outros países. * Outras marcas e nomes podem ser declarados de propriedade de terceiros. Elas ajudam os professores a centrar em tópicos importantes em seu currículo anual e trazem significado através das disciplinas: Elas levantam questões importantes entre as áreas de conteúdo (Matemática, Ciências, Literatura, História, etc.). Elas se centram em torno de questões importantes, problemas, dúvidas, interesses ou temas que também ocorrem em outras unidades. 5

6 Copyright © 2008, Intel Corporation. Todos os direitos reservados. Intel, logotipo da Intel, Iniciativa Intel Educação e o Programa Intel Educar são marcas registradas da Intel Corporation ou de suas subsidiárias nos Estados Unidos e em outros países. * Outras marcas e nomes podem ser declarados de propriedade de terceiros. As Questões Essenciais trazem significado e foco para o estudo de eventos e tópicos durante um projeto ou curso que de outra maneira podem parecer arbitrários ou não relacionados. Envolvem a imaginação do aluno e relacionam o assunto à suas próprias experiências e ideias. Não há nenhuma resposta correta óbvia, então os alunos são desafiados a explorar muitas possibilidades. Encorajam uma discussão e pesquisa aprofundada e estabelecem o estágio para um maior questionamento. Ajudam os alunos a comparar, contrastar e fazer analogias. 6

7 Copyright © 2008, Intel Corporation. Todos os direitos reservados. Intel, logotipo da Intel, Iniciativa Intel Educação e o Programa Intel Educar são marcas registradas da Intel Corporation ou de suas subsidiárias nos Estados Unidos e em outros países. * Outras marcas e nomes podem ser declarados de propriedade de terceiros. São questões abertas que se ligam diretamente a um projeto ou unidade Representam um desafio razoável Requerem competências de pensamento de altos níveis Ajudam os alunos a construir suas próprias respostas e demonstrar o escopo de seu entendimento de um assunto Dão suporte e continuam o estudo de uma Questão Essencial Exemplos: - QE: Como o conflito produz a mudança? - QU: Como o estresse no ambiente influencia a evolução? Como as mudanças na economia são um fator da guerra? 7

8 Copyright © 2008, Intel Corporation. Todos os direitos reservados. Intel, logotipo da Intel, Iniciativa Intel Educação e o Programa Intel Educar são marcas registradas da Intel Corporation ou de suas subsidiárias nos Estados Unidos e em outros países. * Outras marcas e nomes podem ser declarados de propriedade de terceiros. Questão EssencialQuestões de Unidade Como a matemática me ajuda a entender o mundo ao meu redor? Qual a utilidade das fractais? Por que as estórias têm sido sempre importantes durante a História? Por que ainda lemos Shakespeare? Como o trabalho de Shakespeare é relevante para minha vida? Como a arte reflete ou muda a sociedade? Como a arte impressionista reflete a vida no final do século XVIII? Como sua própria arte reflete em sal vida e cultura? O que é necessário para mudar o mundo? Como as políticas e ações de Juscelino Kubitschek afetaram o Brasil no século passado? Como as políticas e ações de Juscelino Kubitschek afetam sua vida hoje? 8

9 Copyright © 2008, Intel Corporation. Todos os direitos reservados. Intel, logotipo da Intel, Iniciativa Intel Educação e o Programa Intel Educar são marcas registradas da Intel Corporation ou de suas subsidiárias nos Estados Unidos e em outros países. * Outras marcas e nomes podem ser declarados de propriedade de terceiros. 9 Questão de Unidade de Estudos Sociais: Como a guerra muda a economia? Questão de Unidade de Ciências: Como os animais se adaptam às mudanças no ambiente? Questões de Unidade de Língua e Literatura: Na Literatura, como os personagens em [título de um livro] respondem ao conflito? Porque os humanos frequentemente reagem ao conflito com violência? Como [título do livro] nos ajuda a entender a complexa natureza humana?

10 Copyright © 2008, Intel Corporation. Todos os direitos reservados. Intel, logotipo da Intel, Iniciativa Intel Educação e o Programa Intel Educar são marcas registradas da Intel Corporation ou de suas subsidiárias nos Estados Unidos e em outros países. * Outras marcas e nomes podem ser declarados de propriedade de terceiros. Tem um conjunto restrito de respostas corretas, são questões concretas, baseadas em fatos Frequentemente se relacionam a definições, identificações e lembrança de informações em geral (exemplo: questões encontradas em um teste) Ajudam responder questões de unidade Exemplos: - QE: Como o conflito produz a mudança? - QU: Como o estresse no ambiente influencia a evolução? Como as mudanças na economia são um fator da guerra? - QC: Como os vulcões são formados? O que é fotossíntese? Por que é frio no inverno quando o sol está brilhando? Como você encontra os valores de variáveis desconhecidas em uma equação? O que é uma fábula? 10

11 Copyright © 2008, Intel Corporation. Todos os direitos reservados. Intel, logotipo da Intel, Iniciativa Intel Educação e o Programa Intel Educar são marcas registradas da Intel Corporation ou de suas subsidiárias nos Estados Unidos e em outros países. * Outras marcas e nomes podem ser declarados de propriedade de terceiros. Questões EssenciaisQuestões de Conteúdo (baseadas em fatos, com uma Única Resposta) Como a arte reflete a cultura ou a transforma? O que é arte renascentista? Como um organismo se dá bem em seu ambiente? Qual é o ciclo de vida de um sapo? Como o conflito produz mudança? Qual é o conflito na estória...? Por que as leis mudam?Como as leis são feitas? A história é uma história de progresso? Quem é um inventor importante e o que ele/ela inventou? 11

12 Copyright © 2008, Intel Corporation. Todos os direitos reservados. Intel, logotipo da Intel, Iniciativa Intel Educação e o Programa Intel Educar são marcas registradas da Intel Corporation ou de suas subsidiárias nos Estados Unidos e em outros países. * Outras marcas e nomes podem ser declarados de propriedade de terceiros. Conteúdo para a 4 a Série Os alunos saberão que as placas tectônicas são responsáveis por características importantes da superfície da Terra e importantes eventos geológicos. Exemplo de Objetivo Os alunos demonstrarão e explicarão como os vulcões e diferentes tipos de montanhas resultam dos movimentos das placas. Questão Essencial Como a terra muda? Questão de Unidade Um vulcão poderia surgir em meu quintal? Questões de Conteúdo Como são formadas as montanhas? Quais são as diferentes camadas da terra? Como as rochas ígneas, sedimentares e as rochas metamórficas são formadas? 12


Carregar ppt "Copyright © 2008, Intel Corporation. Todos os direitos reservados. Intel, logotipo da Intel, Iniciativa Intel Educação e o Programa Intel Educar são marcas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google