A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Programs of the Intel Education Initiative are funded by the Intel Foundation and Intel Corporation. Copyright © 2007 Intel Corporation. All rights reserved.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Programs of the Intel Education Initiative are funded by the Intel Foundation and Intel Corporation. Copyright © 2007 Intel Corporation. All rights reserved."— Transcrição da apresentação:

1 Programs of the Intel Education Initiative are funded by the Intel Foundation and Intel Corporation. Copyright © 2007 Intel Corporation. All rights reserved. Intel and Intel Education are trademarks or registered trademarks of Intel Corporation or its subsidiaries in the United States and other countries. *Other names and brands may be claimed as the property of others. Criando Questões Efetivas Questões Estruturais de Currículo

2 Copyright © 2006, Intel Corporation. All rights reserved. Programs of the Intel Education Initiative are funded by the Intel Foundation and Intel Corporation. Copyright © 2007 Intel Corporation. All rights reserved. Intel and Intel Education are trademarks or registered trademarks of Intel Corporation or its subsidiaries in the United States and other countries. *Other names and brands may be claimed as the property of others. 2 Questões Estruturais de Currículo Como eu posso criar questões mais efetivas? Como estas questões podem guiar meu modo de ensinar e o planejamento da unidade? Como eu posso ajudar os outros a desenvolverem boas questões?

3 Copyright © 2006, Intel Corporation. All rights reserved. Programs of the Intel Education Initiative are funded by the Intel Foundation and Intel Corporation. Copyright © 2007 Intel Corporation. All rights reserved. Intel and Intel Education are trademarks or registered trademarks of Intel Corporation or its subsidiaries in the United States and other countries. *Other names and brands may be claimed as the property of others. 3 Pesquisa sobre o Aprendizado e a Cognição O conhecimento especializado é organizado... Seu conhecimento não é simplesmente uma lista de fatos e fórmulas que são relevantes para o domínio; ao invés disso, seu conhecimento é organizado em torno de conceitos centrais ou grandes idéias que guiem seu pensamento sobre o domínio. –Bransford, et. al., Como as Pessoas Aprendem, p. 24

4 Copyright © 2006, Intel Corporation. All rights reserved. Programs of the Intel Education Initiative are funded by the Intel Foundation and Intel Corporation. Copyright © 2007 Intel Corporation. All rights reserved. Intel and Intel Education are trademarks or registered trademarks of Intel Corporation or its subsidiaries in the United States and other countries. *Other names and brands may be claimed as the property of others. 4 Por que utilizar Questões Essenciais? Simplesmente aplicar a tecnologia a projetos testados e estabelecidos pode levar a menos aprendizado. O uso de tecnologia deve permitir que os alunos melhorem sua aprendizagem, aumentem a produtividade e promovam a criatividade – então,nós deveríamos proporcionar-lhes tarefas e questões mais desafiantes do que as dadas em projetos tradicionais. Projetos precisam incluir reflexão, avaliação, análise ou síntese do assunto em questão – não apenas identificação, definição ou reiteração de fatos.

5 Copyright © 2006, Intel Corporation. All rights reserved. Programs of the Intel Education Initiative are funded by the Intel Foundation and Intel Corporation. Copyright © 2007 Intel Corporation. All rights reserved. Intel and Intel Education are trademarks or registered trademarks of Intel Corporation or its subsidiaries in the United States and other countries. *Other names and brands may be claimed as the property of others. 5 Por que utilizar Questões Essenciais? A tecnologia é mais poderosa quando usada como uma ferramenta para a solução de problemas, desenvolvimento conceitual e pensamento crítico. Com a tecnologia, os alunos podem passar...mais tempo criando estratégias para resolver problemas complexos e desenvolver um profundo entendimento do problema em questão. –O Retorno da Aprendizagem sobre nosso Investimento na Tecnologia da Educação por Cathy Ringstaff e Loretta Kelley, WestEd

6 Copyright © 2006, Intel Corporation. All rights reserved. Programs of the Intel Education Initiative are funded by the Intel Foundation and Intel Corporation. Copyright © 2007 Intel Corporation. All rights reserved. Intel and Intel Education are trademarks or registered trademarks of Intel Corporation or its subsidiaries in the United States and other countries. *Other names and brands may be claimed as the property of others. 6 Fazer Perguntas é Contagiante Promove a aprendizagem autêntica, o que encoraja os alunos a fazerem mais perguntas. É mais provável que os alunos se tornem aprendizes auto direcionados porque eles estão interessados nas respostas. Os alunos vêem as conexões entre o assunto que está sendo ensinado e seu mundo – isto pode mudar toda sua perspectiva sobre o que é a educação.

7 Copyright © 2006, Intel Corporation. All rights reserved. Programs of the Intel Education Initiative are funded by the Intel Foundation and Intel Corporation. Copyright © 2007 Intel Corporation. All rights reserved. Intel and Intel Education are trademarks or registered trademarks of Intel Corporation or its subsidiaries in the United States and other countries. *Other names and brands may be claimed as the property of others. 7 Lidando com o Sim, mas… Eu tenho que ensinar para a prova. Porém... Para desenvolver competência os alunos devem: –Ter uma fundamentação profunda do conhecimento factual –Entender os fatos e idéias em uma estrutura conceitual –Organizar o conhecimento de modo a facilitar o retorno e a aplicação Eu tenho que ministrar tanta coisa. Porém... Ensinar visando o entendimento é a chave para a memorização Ao invés de uma atividade sem propósito e uma abordagem superficial, focar nos objetivos relacionados às grandes idéias e complexa atuação ou desempenho Ir além do micro-gerenciamento de ensino através de lições e atividades isoladas e excessivamente fragmentadas. –Do Entendimento pela Oficina do Planejamento

8 Copyright © 2006, Intel Corporation. All rights reserved. Programs of the Intel Education Initiative are funded by the Intel Foundation and Intel Corporation. Copyright © 2007 Intel Corporation. All rights reserved. Intel and Intel Education are trademarks or registered trademarks of Intel Corporation or its subsidiaries in the United States and other countries. *Other names and brands may be claimed as the property of others. 8 Como as Questões Essenciais, de Unidade e Conteúdo dão suporte à Aprendizagem? Exemplo de Objetivo Os alunos serão capazes de identificar um ecossistema e explicar como os organismos dentro de um ecossistema são conectados e interdependentes. Questões de Conteúdo Como eu coleto informações e as mostro em um gráfico? Quais são os animais urbanos e o que eles precisam para sobreviver? Questão de Unidade Como a vida selvagem urbana e os humanos pode viver juntos com sucesso? Questão Essencial Como todos nós podemos conviver bem? Projeto Utilizando dados reais sobre os danos à vida selvagem de um centro de salvação da vida selvagem local, os alunos aprendem quais espécies animais têm sido prejudicadas, as causas dos danos e os efeitos da vida selvagem urbana reduzida. Os alunos darão recomendações para reduzir os danos causados pelos humanos e apresentarão um resumo de suas descobertas e recomendações para a Sociedade local ou a Sociedade Humanitária, associações de bairro e outros grupos interessados. No final de cada apresentação pública, os alunos acrescentarão aos dados a reação do público e publicarão suas descobertas e idéias em uma revista informal para o público.

9 Copyright © 2006, Intel Corporation. All rights reserved. Programs of the Intel Education Initiative are funded by the Intel Foundation and Intel Corporation. Copyright © 2007 Intel Corporation. All rights reserved. Intel and Intel Education are trademarks or registered trademarks of Intel Corporation or its subsidiaries in the United States and other countries. *Other names and brands may be claimed as the property of others. 9 Qual é a Diferença entre Questão Essencial e de Unidade? Não é a questão em si que define se é uma Questão Essencial ou de Unidade, mas sim como você a usa. Como o conflito produz mudança? poderia ser usada tanto como uma Questão Essencial quanto de Unidade: –Seria uma Questão Essencial se usada como uma questão que direcionasse o ano todo em uma aula de Estudos Sociais que abordasse unidades como Exploradores do Mundo, a Revolução Industrial, Segunda Guerra Mundial, etc... –Seria também uma Questão Essencial se fosse usada em uma turma de forma interdisciplinar ou turmas, tais como línguas e literatura, artes/ estudos sociais que discutissem diferentes aspectos da questão. –Seria uma Questão de Unidade se usada apenas dentro de uma unidade específica, tal como evolução.

10 Copyright © 2006, Intel Corporation. All rights reserved. Programs of the Intel Education Initiative are funded by the Intel Foundation and Intel Corporation. Copyright © 2007 Intel Corporation. All rights reserved. Intel and Intel Education are trademarks or registered trademarks of Intel Corporation or its subsidiaries in the United States and other countries. *Other names and brands may be claimed as the property of others. 10 Como Questões de Unidade Diferentes Dão Suporte a uma Única Questão Essencial? O que é preciso para mudar o mundo? Questão de Unidade Primeiros Exploradores: Por que alguém deixa sua casa e família para começar uma vida nova em uma terra estrangeira? Questão de Unidade Guerra Civil: Por que alguém lutaria até a morte contra o irmão, o vizinho e um amigo? Questão de Unidade da Revolução Francesa: O que poderia mover as massas a se revoltarem? Como a Revolução Francesa mudou o mundo deles e o seu?

11 Copyright © 2006, Intel Corporation. All rights reserved. Programs of the Intel Education Initiative are funded by the Intel Foundation and Intel Corporation. Copyright © 2007 Intel Corporation. All rights reserved. Intel and Intel Education are trademarks or registered trademarks of Intel Corporation or its subsidiaries in the United States and other countries. *Other names and brands may be claimed as the property of others. 11 Como diferentes Questões de Unidade Dão Suporte à uma Única Questão Essencial? Como o conflito gera mudança? Questão de Unidade de Estudos Sociais: Como a guerra gera mudança na economia? Questão de Unidade de Ciências: Como os animais se adaptam à mudança no meio ambiente? Questões de Unidade de Língua e Literatura: Como os personagens em Senhor das Moscas respondem ao conflito? Por que os humanos reagem frequente- mente ao conflito com violência? Como o Senhor das Moscas nos ajuda a enten- der a complexa natureza humana?

12 Copyright © 2006, Intel Corporation. All rights reserved. Programs of the Intel Education Initiative are funded by the Intel Foundation and Intel Corporation. Copyright © 2007 Intel Corporation. All rights reserved. Intel and Intel Education are trademarks or registered trademarks of Intel Corporation or its subsidiaries in the United States and other countries. *Other names and brands may be claimed as the property of others. 12 Dicas para Escrever Questões Essenciais e de Unidade Faça suas próprias questões para levantamento de idéias, então trabalhe com outros professores, ou seus próprios alunos para aprimorá-las. Tende a haver mais Questões Essenciais e de Unidade com Como e Por que do que aquelas que começam com O que, Quem ou Quando. –Mantenha a distância de questões pedindo definições ou o entendimento de um processo simples (deixe-as para Questões de Conteúdo). Pergunte-se se a questão tem basicamente apenas uma, ou um grupo restrito, de respostas corretasse tiver, não é uma Questão Essencial ou de Unidade.Por exemplo: –Qual é o ciclo da vida de um sapo? –Quem foi Mozart? Levará tempo pra entender totalmente e responder a questão? Se sim, ótimo. A questão ainda está sendo estudada por cientistas, filósofos ou poetas? Se sim, então você provavelmente tem uma ótima questão.

13 Copyright © 2006, Intel Corporation. All rights reserved. Programs of the Intel Education Initiative are funded by the Intel Foundation and Intel Corporation. Copyright © 2007 Intel Corporation. All rights reserved. Intel and Intel Education are trademarks or registered trademarks of Intel Corporation or its subsidiaries in the United States and other countries. *Other names and brands may be claimed as the property of others. 13 Dicas para Escrever Questões Essenciais e de Unidade Dicas nem tão simples, mas importantes… Pense porque o tópico é importante para ser ensinado. Pense sobre as questões óbvias que os alunos têm perguntado através dos tempos. Como os seres humanos adquiriram o conhecimento que nós agora queremos transmitir à nossos alunos? –Por que o universo é da maneira que é? Como este assunto se encaixa no mundo real? Que conexões você pode fazer com as vidas dos alunos? –O que faz meu corpo trabalhar? –O que posso fazer para manter meu corpo saudável e forte?

14 Copyright © 2006, Intel Corporation. All rights reserved. Programs of the Intel Education Initiative are funded by the Intel Foundation and Intel Corporation. Copyright © 2007 Intel Corporation. All rights reserved. Intel and Intel Education are trademarks or registered trademarks of Intel Corporation or its subsidiaries in the United States and other countries. *Other names and brands may be claimed as the property of others. 14 Que experiências de aprendizagem ricas, atividades e metodo- logia de ensino promoverão tal aprendizagem? Como você envolverá os seus alunos? Como os alunos evidenciarão que estão chegando ao entendimento? Como você avaliará tal evidência durante a unidade? Passo 3: Avaliação do Plano: As suas perguntas ainda são relevantes? Elas podem ser revistas de modo a serem mais eficazes ao se focarem na aprendizagem e atividades do aluno? Quais conteúdos você está objetivando? Quais habilidades de pensamento de alto nível você está objetivando? Passo 1a: Determinar Objetivos: Rever os Objetivos Passo 4: Planejar Atividades: Rever as questões: O que os alunos serão capazes de saber, fazer e entender como resulta- do desta experiência? Qual é o produto final, os objetivos de aprendizagem, que você quer que os alunos alcancem? Passo 1b: Determinar Objetivos: Que questões de final aberto poderiam ser feitas para promover as habilidades de pensamento em níveis avançados? Passo 2a: Desenvolver Questões: Que Questão Essencial geral (abrangente) poderia ser feita para promover as habilidades de pensamento em níveis avançados? Passo 2b: Desenvolver Questões: A criação de boas questões e o planejamento de uma boa Unidade é um processo contínuo

15 Programs of the Intel Education Initiative are funded by the Intel Foundation and Intel Corporation. Copyright © 2007 Intel Corporation. All rights reserved. Intel and Intel Education are trademarks or registered trademarks of Intel Corporation or its subsidiaries in the United States and other countries. *Other names and brands may be claimed as the property of others.


Carregar ppt "Programs of the Intel Education Initiative are funded by the Intel Foundation and Intel Corporation. Copyright © 2007 Intel Corporation. All rights reserved."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google