A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sociologia das Organizações Janiara Medeiros 10/03/2010.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sociologia das Organizações Janiara Medeiros 10/03/2010."— Transcrição da apresentação:

1 Sociologia das Organizações Janiara Medeiros Janiara.medeiros@oi.com.br 10/03/2010

2 1.2. Sociologia Clássica Características de interpretação da Sociedade Moderna por

3 ÈMILE DURKHEIM (1858 – 1917) Contexto histórico de crises econômicas, que causavam miséria e desemprego. Paralelo a isso, tempo de novas descobertas tecnológicas (exemplo: petróleo e eletricidade como fonte de energia). Discordava das idéias socialistas: a natureza dos problemas não estava no campo econômico, mas moral. Era fundamental encontrar idéias morais capazes de guiar a conduta dos indivíduos. A crescente divisão do trabalho não acarretaria conflitos sociais, mas aumentam da solidariedade uma vez que os homens dependem uns dos outros Sociedade estava em estado de anomia (ausência de regras estabelecidas). Sociologia tinha o papel de identificar soluções para os problemas restaurando uma “normalidade social”

4 OBJETO DE ESTUDO: O FATO SOCIAL Socialização: O homem é um animal selvagem que só se tornou Humano porque se tornou sociável, ou seja, foi capaz de aprender hábitos e costumes característicos de seu grupo social para poder conviver no meio deste. Consciência coletiva: Formada durante a nossa socialização e seria composta por tudo aquilo que habita nossas mentes e que serve para nos orientar como devemos ser Esse "tudo" ele chamou de "Fatos Sociais" “É fato social toda maneira de agir, fixa ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior, que é geral na extensão de uma sociedade dada, apresentando uma existência própria, independente das manifestações individuais que possa ter” Independente da nossa existência, a Igreja, o Estado, a Família, continuarão existindo. As características de anterioridade e posterioridade nos fazem concluir que os fatos sociais transcendem os indivíduos, estão acima e fora deles, são independentes do indivíduo em particular.

5 FATO SOCIAL Princípios básicos da organização social: COLETIVA: soma de crenças e sentimentos comuns dos membros da comunidade que persiste no tempo e une as gerações. CONSCIÊNCIA INDIVIDUAL: caráter, temperamento, experiências MECÂNICA: se origina das semelhanças entre os membros individuais. Para manter esta igualdade fazendo com que o grupo sobreviva, é preciso que a coerção social (com base na consciência coletiva) seja severa. SOLIDARIEDADE ORGÂNICA: não mais baseada nas semelhanças de indivíduos e grupos, mas sendo independente fundamentada na diversidade. Maior autonomia com consciência individual mais livre.

6 “AS REGRAS DO MÉTODO SOCIOLÓGICO” (publicado em 1895)  Estabelece regras para a análise dos fenômenos sociais,  Considera fatos sociais como “coisas”,  Sociologia desvinculada a filosofia, noções biológicas e psicológicas para estudar e analisar os fenômenos sociais,  “Coisas” diferentes de “idéias”, (coisas independente do indivíduo, já as idéias são particulares, de cada um)  Coisas exteriores diferentes de coisas interiores,  Método de pesquisa: o sociólogo deve selecionar grupo de fenômenos com caracteres exteriores comuns a todos os tipos de sociedade.  Fatos analisados sem pressuposição, mas objetividade através da investigação.

7  Para explicar um fenômeno social o sociólogo deve: Procurar a CAUSA que o produz e a FUNÇÃO que desempenha Conforme fatos Relação que o fato anteriores, sociais e mantém com algum não individuais fim social

8  Para explicar um fenômeno social o sociólogo deve: g1.globo.com/jornalhoje

9  Características do Fato Social: 1.Exterioridade: em relação às consciências individuais. Ex.: ao desempenhar papel de administrador praticamos deveres definidos fora de nós, dos nossos hábitos, costumes, etc 2.Coercivitividade: a coerção exercida pelo fato social ou suscetível de exercer sobre os indivíduos. Ex.: diretas ou indiretas: sanções legais para quem não exercer direito do voto, zombaria, afastamento de amigos, falência do comércio, etc 3.Generalidade: comum ao grupo ou sociedade. Pode impor-se com maior ou menor força. Ex.: religião cristã foi a 1ª a considerar o casamento um sacramento indissolúvel influenciando sociedades ocidentais.

10 g1.globo.com/jornalhoje

11 1.2. Sociologia Clássica Características de interpretação da Sociedade Moderna por

12 MAX WEBER (1864– 1920) Objeto da Sociologia é a “ação social”, Subjetivo Critérios internos dos indivíduos, Ciências sociais com vantagens sobre sobre as ciências naturais pois os seres humanos são conscientes das suas ações, Ação Social = conduta humana A sociologia precisa então, compreender a conduta humana e fornecer explicação causal de sua origem e resultados As atitudes explicam a conduta social

13 Artigo: UMA REFLEXÃO DO INDIVÍDUO EM SOCIEDADE E O SURGIMENTO DO PROBLEMA SOCIAL NA ABORDAGEM SOCIOLÓGICA COM O ADVENTO DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL. 22 de outubro de 2008 às 17:26 http://www.administradores.com.br/artigos

14 A conduta social seria o caminho para a compreensão da situação social, Sociologia se caracteriza como o estudo das interações significativas de indivíduos em suas relações com os outros na sociedade, sendo seu objetivo a compreensão da conduta social. Ao contrário de Karl Marx, Weber via no capitalismo a expressão da modernização e a forma de racionalização do homem moderno. Ressaltou a eficiência e a precisão das empresas organizadas. Colocou a burocracia como fator social dominante.

15 Teoria da Burocracia O traço mais relevante da sociedade ocidental, no século XX, era o agrupamento social em organizações, Mapeamento de como se estabelece o poder nessas ORGANIZAÇÕES, Modelo ideal: organizações caracterizadas por cargos formalmente bem definidos, ordem hierárquica com linhas de autoridade e responsabilidades bem delimitadas, Expressão burocrática para representar esse tipo ideal de organização, Não estava pensando se o fenômeno era bom ou mau, Burocracia é a organização eficiente por excelência, Detalhamento antecipado e minucioso de como as coisas deverão ser feitas

16 Princípios fundamentais Formalização: regras definidas e protegidas da alteração arbitrária ao serem formalizadas por escrito. Divisão do trabalho: funções específicas, de forma a evitar conflitos na atribuição de competências. Hierarquia: o sistema está organizado em pirâmide, sendo as funções subalternas controladas pelas funções de chefia, de forma a permitir a coesão do funcionamento do sistema. Impessoalidade: as pessoas, enquanto elementos da organização, limitam-se a cumprir as suas tarefas, podendo sempre serem substituídas por outras - o sistema, como está formalizado, funcionará tanto com uma pessoa como com outra. Competência técnica e Meritocracia: a escolha dos funcionários e cargos depende exclusivamente do seu mérito e capacidades - havendo necessidade da existência de formas de avaliação objetivas. Separação entre propriedade e administração: os burocratas limitam-se a administrar os meios de produção - não os possuem. Profissionalização dos funcionários. Completa previsibilidade do funcionamento: todos os funcionários deverão comportar- se de acordo com as normas e regulamentos da organização a fim de que esta atinja a máxima eficiência possível.

17 Porém há aspectos variáveis e negligenciá-los trará disfunções.... Internalização das regras: são dadas mais importâncias à regras do que às metas. Excesso de Formalismo e papelatório: Lentidão dos processos. Resistências às Mudanças. Despersonalização: Os funcionários se conhecem pelos cargos que ocupam. Categorização como base no processo decisorial: O que tem um cargo maior, toma decisões, independentemente do que conhece sobre o assunto. Superconformidade com as Rotinas: Dificuldade de inovação e crescimento. Exibição de poderes de autoridade e pouca comunicação dentro da empresa. Dificuldade com os clientes: o funcionário está voltado para o interior da organização, torna dificil realizar as necessidades dos clientes tendo que seguir as normas internas.

18 Artigo para análise UMA REFLEXÃO DO INDIVÍDUO EM SOCIEDADE E O SURGIMENTO DO PROBLEMA SOCIAL NA ABORDAGEM SOCIOLÓGICA COM O ADVENTO DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL. http://www.administradores.com.br/artigos


Carregar ppt "Sociologia das Organizações Janiara Medeiros 10/03/2010."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google