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Professor: Alison Batista

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Apresentação em tema: "Professor: Alison Batista"— Transcrição da apresentação:

1 Professor: Alison Batista
“Corpo e Biomecânica” Professor: Alison Batista

2 Objetivos da aula de hoje...
Refletir sobre o corpo à partir da biomecânica. Apresentar os conceitos de biomecânica, torque, braço de alavanca e centro de gravidade. Vivenciar experiências motoras relacionadas à corrida que possibilitem a reflexão sobre a biomecânica enquanto forma de prevenir lesões e obter melhores resultados no desempenho da corrida (executar movimentos com um gasto de energia menor). Estabelecer relações de respeito e de cuidado com o próprio corpo.

3 De que forma ela pode contribuir com a EF e com a aula de hoje?
Conversa Inicial O que é biomecânica? De que forma ela pode contribuir com a EF e com a aula de hoje? Nunca em uma sociedade se falou e produziu tanto discursos e imagens de corpos belos. Ter um corpo perfeito se apresenta como uma das principais aspirações para serem seguidos pela sociedade atualmente, onde observamos o crescimento e as exigências da busca de corpo perfeito. Neste contexto o ideal de corpo perfeito vem sendo celebrado como uma forma de status na sociedade e uma exigência do mercado de trabalho. De repente a preocupação de se realizar atividade física como maneira de prevenção de doenças, aos poucos foi se transformando em idolatria, uma alienação contemporânea. Com o advento da corpolatria, os profissionais de Educação Física encontram no seu dia a dia estereótipos de beleza, regras e as diversas técnicas de controle e administração das metamorfoses corporais, onde os três pilares da boa forma, que se encontram nos aspectos de beleza, juventude e vigor físico, são rigorosamente seguidos e vistos como referência para se adquirir a estética desejada. Introdução Este trabalho tem como objetivo central compreender a crescente preocupação com a aparência física nos dias atuais, que nos apresenta como uma verdadeira síndrome, considerada uma epidemia que se manifesta nas suas diversas formas de expressão - a Corpolatria. Dentro desta perspectiva, analisamos os discursos dos profissionais de Educação Física, que trabalham em academias de ginástica, localizadas na Cidade de Campo Grande-MS. Buscando a construção das concepções dos profissionais de Educação Física quanto a preocupação constante da busca do corpo perfeito, principalmente daquelas pessoas ligados diretamente as academias de ginástica, nosso interesse é buscar compreender o comportamento, as atitudes e os pensamentos dos profissionais de Educação Física, e verificar as possíveis intervenções desses profissionais, com o advento da corpolatria. Várias são as denominações usadas pelos que se interessa em estudar a Corpolatria. Codo e Senne (1995) expressam-na da seguinte forma: "Eis a corpolatria: uma tempestade de manifestações concomitantes, ressaltando ou guiando o corpo ao centro do Universo". Sempre o meu corpo, e sempre antagonizado, contraposto à economia, à política, e à civilização. Orquestra-se um movimento radical com pretensões hegemônicas, inspirações individualista e narcísica em busca de um animal dentro do homem. O esforço parece ser um só: convencer-nos de que somos ou pelo menos deveríamos aspirar a nos tornar um macaco diante do espelho (CODO E SENNE, 1995, p. 25). Ou ainda: "[...] Ao constituir o corpo como o elemento principal da identidade individual, a corpolatria está associada a uma forma de narcisismo corporal coletivo onde "fazer" boas impressões "se" torna equivalente a ter um corpo, o que se reflete na moda [...]" (GOLDENBERG, 2007, p. 118). Goldenberg (2007) diz que as aspirações de se manter eternamente a juventude e a beleza do corpo vêm de encontro com as aspirações da sociedade moderna. A busca das qualidades perfeitas é caracterizada como uma forma de alimentar as novas técnicas de mudanças com a necessidade de manter o corpo mais belo e jovem. Essa cultura da aparência do corpo harmonioso é sustentada pela indústria da moda e dos cosméticos, que atualmente vem de encontro com o crescimento do setor das academias de ginástica e do autoconhecimento de se adquirir e alcançar a boa forma física. Percebemos nesses processos que os indivíduos por mais que tentam libertar-se dessas ideologias da corpolatria, sempre voltam há dedicarem mais tempo e atenção aos seus corpos. Expressa ainda, que as academias de ginástica atualmente se apresentam como locais frequentados por indivíduos de diversas classes sociais em especial a classe média e nesses espaços alguns desses indivíduos, em especial os "marombeiros", frequentam academias não apenas para promoção e prevenção da saúde, e sim, para simplesmente serem vistos e admirados. As academias de ginásticas acabam se transformando em locais onde cada um observa todos e onde todos observam cada um. Conforme apontado por Goldenberg (2007, p.110) "[...] a corpolatria escreve diretamente seus costumes e modelos na carne daqueles que se dedicam a ela: os corpólatras são convidados a escolher seu corpo, esculpindo-o em diversas academias que acabam se transformando em várias lojas de corpos da moda ou até mesmo contratando os serviços de um personal treinner, que, como um costureiro, vai remodelar os corpos de seus clientes [...]". Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

4 Biomecânica Durante os anos de 1960 e 1970, a biomecânica foi desenvolvida como uma área de estudos nos currículos universitários e de pós-graduação por toda a América do Norte. O conteúdo da biomecânica foi extraído da mecânica, uma área da física que consiste no estudo do movimento e do efeito das forças incidentes em um objeto. A mecânica é utilizada por engenheiros para planejar e construir estruturas e máquinas, pois fornece instrumentos para a análise da resistência das estruturas e modos de prever e medir o movimento de uma máquina.

5 Biomecânica - É a aplicação das leis da mecânica ao movimento animado” (American Society of Biomechnics). - “É o estudo das forças atuantes e geradas no interior do corpo e dos efeitos dessas forças nos tecidos, fluidos ou materiais utilizados no diagnóstico, tratamento, ou pesquisa” (European Society of Biomechnics).

6 Poderíamos fazer três tipos de considerações: esqueléticas, musculares e neurológicas. Vamos enfocar apenas na muscular na aula de hoje.

7 Músculo O músculo é um tecido excitável responsável pelo movimento voluntário ou involuntário. Podendo ser estriado ou liso. São estriados os músculos esqueléticos e o miocárdio. Tanto o miocárdio como os músculos lisos estão sob controle do sistema nervoso autônomo. Por outro lado, o músculo esquelético se encontra sob controle voluntário.

8 Propriedades do tecido muscular
Excitabilidade – é a capacidade de responder à estimulação. Como tecido excitável, o músculo esquelético pode ser rapidamente recrutado, com significativo controle sobre as fibras musculares que serão estimuladas para um movimento. Contratilidade – É a capacidade do músculo de gerar tensão e encurtar ao receber estimulação suficiente. Alguns músculos podem encurtar até 50% até 70% do seu comprimento de repouso. Extensibilidade – é a capacidade do músculo de alongar ou esticar além do comprimento em repouso. Elasticidade – é a capacidade da fibra muscular em retornar a seu comprimento em repouso, tão logo tenha sido removida a força de alongamento.

9 Funções do músculo Contribuir para a produção de movimento do esqueleto Manter de posturas e posições Estabilizar as articulações Sustentar e proteger os órgãos viscerais Contribuir na manutenção da temperatura corporal Controlar funções voluntárias como deglutição, defecação e urinação

10 Torque Músculos desenvolvem ou geram movimento por meio do desenvolvimento de torque. Torque é definido como a tendência de uma força produzir rotação em torno de determinado eixo. No caso de um músculo, uma força muscular é gerada ao longo da linha de ação da força; essa força é aplicada a um osso, causando uma rotação em torno da articulação (eixo). T= F x D

11 Braço de Alavanca

12 Centro de Gravidade Na física, o centro de gravidade ou baricentro de um corpo é o ponto onde pode ser considerada a aplicação da força de gravidade de todo o corpo formado por um conjunto de partículas. Essas partículas são atraídas para o Centro da Terra, cada qual com sua força-peso. Centro de gravidade, portanto, é o ponto onde pode-se equilibrar todas essas forças de atração.

13 Algumas imagens...

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