A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

, ; : Sinais de Pontuação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: ", ; : Sinais de Pontuação."— Transcrição da apresentação:

1 , ; : Sinais de Pontuação

2 Uso da vírgula , Vírgula entre os termos da oração
Não se usa a vírgula 1- entre sujeito e predicado: Todos os componentes da mesa recusaram a proposta 2- entre o verbo e seus complementos: O trabalho custou sacrifício aos realizadores 3- entre o nome e o complemento nominal e o adjunto adnominal: A intrigante resposta do mestre ao aluno despertou reações.

3 Usa-se a vírgula Para marcar intervenções 1- do adjunto adverbial: Ele, com razão, sustenta opinião contrária. 2- da conjunção Não há, portanto, nenhum risco no negócio. 3- das expressões explicativas ou corretivas. Todos se omitiram, isto é, colaboraram com os adversários. 4- do aposto O tempo, nosso inimigo, foge rápido.

4 Para marcar inversões 1- do adjunto adverbial (no início da oração) Por cautela, deixamos um depósito. 2- do complemento pleonástico antecipado ao verbo. Casos mais importantes, já os apresentei. 3- do nome de lugar antecipado às datas. São Carlos, 10 de janeiro de 1961.

5 Para separar termos coordenados (em enumeração)
O livro estava sujo, rasgado, imprestável. Para marcar elipse do verbo Nós trabalhamos com fatos e vocês, com hipóteses. Para isolar o vocativo Não demores tanto, meu filho.

6 Vírgula entre orações do período
1- Subordinadas substantivas Não se separam da oração principal por meio de vírgula. Com exceção a apositiva (dois pontos ou vírgula) • 2- Subordinadas Adjetivas Somente a adjetiva explicativa é separada por vírgula. 3- Subordinadas adverbiais Sempre é correto o uso da vírgula entre orações subordinadas adverbiais e a oração principal.

7 • 4- Orações coordenadas
As assindéticas separam-se por vírgulas entre si. As sindéticas, com exceção da aditiva com E, são separadas por vírgulas. Porém, as sindéticas aditivas por E podem ser separadas por vírgulas, se mudar o sujeito entre as orações dentro de um mesmo período. E, se o “e” vier repetido para dar ênfase. Ex.: Eles são responsáveis, e nós tivemos que assumir. E falou, e pediu, e insistiu, e implorou.

8 Uso do ponto e vírgula ; Não se usa ponto e vírgula para separar elementos de um período simples, nem para separar oração subordinada da principal. Usa-se ponto e vírgula para separar orações coordenadas, para uma pausa mais marcante.

9 Entre coordenadas marcadas por vírgulas internas
Ex.: Vocês, sem exceção, basearam-se em hipóteses; eu, porém, apoiei-me em fatos. • Entre coordenadas de sentidos opostos Ex.: os ricos dão pelo pão a fazenda; os pobres dão pelo pão o trabalho. • entre segmentos coordenados longos. Ex.: os 2 primeiros anos de seu rumoroso governo foram pautados pela exibição de suas façanhas atléticas e políticas; o terceiro foi consumido por denúncias e patifarias.

10 Uso dos dois pontos : 1- Para introduzir citações
Ex.: O coronel respondeu logo: “Não faço questão de homenagens”. 2- Para discriminar os componentes de uma ideia global. Ex.: Com a crise ele perdeu tudo: terras, prédios, investimentos em papéis, ouro, etc. 3- para esclarecer uma noção vaga e imprecisa. Ex.: Novidade: a inflação regrediu neste mês.


Carregar ppt ", ; : Sinais de Pontuação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google