A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ORAÇÕES REDUZIDAS Oração cujo verbo aparece em uma das FORMAS NOMINAIS: INFINITIVO (Ex.: “ser”) GERÚNDIO (Ex.: “sendo”) PARTICÍPIO (Ex.: “sido”)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ORAÇÕES REDUZIDAS Oração cujo verbo aparece em uma das FORMAS NOMINAIS: INFINITIVO (Ex.: “ser”) GERÚNDIO (Ex.: “sendo”) PARTICÍPIO (Ex.: “sido”)"— Transcrição da apresentação:

1 ORAÇÕES REDUZIDAS Oração cujo verbo aparece em uma das FORMAS NOMINAIS: INFINITIVO (Ex.: “ser”) GERÚNDIO (Ex.: “sendo”) PARTICÍPIO (Ex.: “sido”)

2 ORAÇÕES REDUZIDAS Os senadores dizem que são pessoas honestas, mas as notícias que se publicaram sobre eles sugerem o contrário. Os senadores dizem ser pessoas honestas, mas as notícias publicadas sobre eles sugerem o contrário.

3 Os senadores dizem /que são pessoas honestas
ORAÇÕES REDUZIDAS Os senadores dizem /que são pessoas honestas Or. subord. substantiva objetiva direta Os senadores dizem /ser pessoas honestas Or. subord. substantiva objetiva direta reduzida de infinitivo

4 As notícias publicadas sobre eles sugerem o contrário.
ORAÇÕES REDUZIDAS As notícias que se publicaram sobre eles sugerem o contrário. Or. subord. adjetiva restritiva As notícias publicadas sobre eles sugerem o contrário. Or. subord. adjetiva restritiva reduzida de particípio

5 ORAÇÕES REDUZIDAS Acabando as investigações, os culpados devem ser exemplarmente punidos. Or. subord. adverbial temporal reduzida de gerúndio Quando acabarem as investigações, os culpados devem ser exemplarmente punidos. Or. subord. adverbial temporal

6 (FGV) Observe, nos seguintes períodos, as orações que contêm verbo no gerúndio:
- Estando as meninas em Araxá, foi Ronaldo ter com elas. - Sendo o aluno um jovem estudioso, deverá facilmente obter aprovação. - Sendo brasileiro o advogado, poderei atendê-lo; caso contrário, não. Essas orações são subordinadas adverbiais. Assinale a alternativa que indique respectivamente a circunstância de cada uma. Leve em conta que a oração pode indicar mais de uma circunstância. a) Causa, causa, conseqüência. b) Tempo, causa, finalidade. c) Conseqüência, concessão, finalidade. d) Tempo, causa, condição. e) Condição, finalidade, tempo.

7 (FGV) Observe, nos seguintes períodos, as orações que contêm verbo no gerúndio:
- Estando as meninas em Araxá, foi Ronaldo ter com elas. - Sendo o aluno um jovem estudioso, deverá facilmente obter aprovação. - Sendo brasileiro o advogado, poderei atendê-lo; caso contrário, não. Essas orações são subordinadas adverbiais. Assinale a alternativa que indique respectivamente a circunstância de cada uma. Leve em conta que a oração pode indicar mais de uma circunstância. a) Causa, causa, conseqüência. b) Tempo, causa, finalidade. c) Conseqüência, concessão, finalidade. d) Tempo, causa, condição. e) Condição, finalidade, tempo.

8 (UNICAMP) A história transcrita a seguir contrasta dois mundos, dois estados de coisas: o dia-a-dia cansativo do carregador e a situação imaginária em que ele se torna presidente da República: Dois carregadores estão conversando e um diz: "Se eu fosse presidente da República, eu só acordava lá pelo meio-dia, depois ia almoçar lá pelas três, quatro horas. Só então é que eu ia fazer o primeiro carreto“. O carregador não consegue passar para o mundo imaginário, e acaba misturando-o de maneira surpreendente com o mundo real. a) Qual é a construção gramatical usada nessa história para dar acesso ao mundo das fantasias do carregador? b) Que situação do mundo real ele transfere para o mundo irreal de suas fantasias? c) Por que isso é engraçado? (UNICAMP) A história transcrita a seguir contrasta dois mundos, dois estados de coisas: o dia-a-dia cansativo do carregador e a situação imaginária em que ele se torna presidente da República: Dois carregadores estão conversando e um diz: "Se eu fosse presidente da República, eu só acordava lá pelo meio-dia, depois ia almoçar lá pelas três, quatro horas. Só então é que eu ia fazer o primeiro carreto“. O carregador não consegue passar para o mundo imaginário, e acaba misturando-o de maneira surpreendente com o mundo real. a) Qual é a construção gramatical usada nessa história para dar acesso ao mundo das fantasias do carregador? b) Que situação do mundo real ele transfere para o mundo irreal de suas fantasias? (UNICAMP) A história transcrita a seguir contrasta dois mundos, dois estados de coisas: o dia-a-dia cansativo do carregador e a situação imaginária em que ele se torna presidente da República: Dois carregadores estão conversando e um diz: "Se eu fosse presidente da República, eu só acordava lá pelo meio-dia, depois ia almoçar lá pelas três, quatro horas. Só então é que eu ia fazer o primeiro carreto“. O carregador não consegue passar para o mundo imaginário, e acaba misturando-o de maneira surpreendente com o mundo real. a) Qual é a construção gramatical usada nessa história para dar acesso ao mundo das fantasias do carregador? (UNICAMP) A história transcrita a seguir contrasta dois mundos, dois estados de coisas: o dia-a-dia cansativo do carregador e a situação imaginária em que ele se torna presidente da República: Dois carregadores estão conversando e um diz: "Se eu fosse presidente da República, eu só acordava lá pelo meio-dia, depois ia almoçar lá pelas três, quatro horas. Só então é que eu ia fazer o primeiro carreto“. O carregador não consegue passar para o mundo imaginário, e acaba misturando-o de maneira surpreendente com o mundo real.

9 (FUVEST) Das vãs sutilezas Os homens recorrem por vezes a sutilezas fúteis e vãs para atrair nossa atenção. (...) Aprovo a atitude daquele personagem a quem apresentaram um homem que com tamanha habilidade atirava um grão de alpiste que o fazia passar pelo buraco de uma agulha sem jamais errar o golpe. Tendo pedido ao outro que lhe desse uma recompensa por essa habilidade excepcional, atendeu o solicitado, de maneira prazenteira e justa a meu ver, mandando entregar-lhe três medidas de alpiste a fim de que pudesse continuar a exercer tão nobre arte. É prova irrefutável da fraqueza de nosso julgamento apaixonarmo-nos pelas coisas só porque são raras e inéditas, ou ainda porque apresentam alguma dificuldade, muito embora não sejam nem boas nem úteis em si. Montaigne, Ensaios. A expressão sublinhada no trecho “... ou ainda porque apresentam alguma dificuldade, muito embora não sejam nem boas nem úteis em si” pode ser substituída, sem prejuízo para o sentido, por a) desde que b) contanto que. c) uma vez que. d) a não ser que. e) se bem que. A expressão sublinhada no trecho “... ou ainda porque apresentam alguma dificuldade, muito embora não sejam nem boas nem úteis em si” pode ser substituída, sem prejuízo para o sentido, por

10 (UEL) “COMO alguns moradores do vilarejo contam, muitos forasteiros perderam suas vidas tentando encontrar pedras preciosas”. Em que alternativa a palavra COMO expressa a mesma relação de sentido que apresenta acima? a) O grande pacificador morreu COMO herói. b) COMO era um garoto muito peralta, acabou espatifando-se no chão. c) Félix e o advogado encontraram-se ao amanhecer COMO haviam combinado ontem. d) COMO o céu estivesse recoberto de nuvens escuras, não fomos à praia. (UEL) “COMO alguns moradores do vilarejo contam, muitos forasteiros perderam suas vidas tentando encontrar pedras preciosas”. Em que alternativa a palavra COMO expressa a mesma relação de sentido que apresenta acima? a) O grande pacificador morreu COMO herói. b) COMO era um garoto muito peralta, acabou espatifando-se no chão. c) Félix e o advogado encontraram-se ao amanhecer COMO haviam combinado ontem. d) COMO o céu estivesse recoberto de nuvens escuras, não fomos à praia. e) O garoto voltou para a cidade COMO quem vai para a prisão. (UEL) “COMO alguns moradores do vilarejo contam, muitos forasteiros perderam suas vidas tentando encontrar pedras preciosas”. Em que alternativa a palavra COMO expressa a mesma relação de sentido que apresenta acima? a) O grande pacificador morreu COMO herói. b) COMO era um garoto muito peralta, acabou espatifando-se no chão. c) Félix e o advogado encontraram-se ao amanhecer COMO haviam combinado ontem. (UEL) “COMO alguns moradores do vilarejo contam, muitos forasteiros perderam suas vidas tentando encontrar pedras preciosas”. Em que alternativa a palavra COMO expressa a mesma relação de sentido que apresenta acima? a) O grande pacificador morreu COMO herói. b) COMO era um garoto muito peralta, acabou espatifando-se no chão. (UEL) “COMO alguns moradores do vilarejo contam, muitos forasteiros perderam suas vidas tentando encontrar pedras preciosas”. Em que alternativa a palavra COMO expressa a mesma relação de sentido que apresenta acima? a) O grande pacificador morreu COMO herói. (UEL) “COMO alguns moradores do vilarejo contam, muitos forasteiros perderam suas vidas tentando encontrar pedras preciosas”. Em que alternativa a palavra COMO expressa a mesma relação de sentido que apresenta acima?

11 (UFSM) Analise os períodos a seguir.
A - O juiz fazia justiça com as próprias mãos. B - O juiz tinha sido obrigado a inocentar os bandidos. Relacione as informações contidas em A e B, de modo que B se constitua numa CONCESSÃO a A. a) O juiz, que tinha sido obrigado a inocentar os bandidos, fazia justiça com as próprias mãos. b) Embora tenha sido obrigado a inocentar os bandidos, o juiz fazia justiça com as próprias mãos. c) Porque tinha sido obrigado a inocentar os bandidos, o juiz fazia justiça com as próprias mãos. d) Mesmo que fizesse justiça com as próprias mãos, o juiz tinha sido obrigado a inocentar os bandidos. (UFSM) Analise os períodos a seguir. A - O juiz fazia justiça com as próprias mãos. B - O juiz tinha sido obrigado a inocentar os bandidos. Relacione as informações contidas em A e B, de modo que B se constitua numa CONCESSÃO a A. a) O juiz, que tinha sido obrigado a inocentar os bandidos, fazia justiça com as próprias mãos. b) Embora tenha sido obrigado a inocentar os bandidos, o juiz fazia justiça com as próprias mãos. c) Porque tinha sido obrigado a inocentar os bandidos, o juiz fazia justiça com as próprias mãos. d) Mesmo que fizesse justiça com as próprias mãos, o juiz tinha sido obrigado a inocentar os bandidos. e) Sempre que fosse obrigado a inocentar os bandidos, o juiz fazia justiça com as próprias mãos. (UFSM) Analise os períodos a seguir. A - O juiz fazia justiça com as próprias mãos. B - O juiz tinha sido obrigado a inocentar os bandidos. Relacione as informações contidas em A e B, de modo que B se constitua numa CONCESSÃO a A. a) O juiz, que tinha sido obrigado a inocentar os bandidos, fazia justiça com as próprias mãos. b) Embora tenha sido obrigado a inocentar os bandidos, o juiz fazia justiça com as próprias mãos. c) Porque tinha sido obrigado a inocentar os bandidos, o juiz fazia justiça com as próprias mãos. (UFSM) Analise os períodos a seguir. A - O juiz fazia justiça com as próprias mãos. B - O juiz tinha sido obrigado a inocentar os bandidos. Relacione as informações contidas em A e B, de modo que B se constitua numa CONCESSÃO a A. a) O juiz, que tinha sido obrigado a inocentar os bandidos, fazia justiça com as próprias mãos. b) Embora tenha sido obrigado a inocentar os bandidos, o juiz fazia justiça com as próprias mãos. (UFSM) Analise os períodos a seguir. A - O juiz fazia justiça com as próprias mãos. B - O juiz tinha sido obrigado a inocentar os bandidos. Relacione as informações contidas em A e B, de modo que B se constitua numa CONCESSÃO a A. a) O juiz, que tinha sido obrigado a inocentar os bandidos, fazia justiça com as próprias mãos. (UFSM) Analise os períodos a seguir. A - O juiz fazia justiça com as próprias mãos. B - O juiz tinha sido obrigado a inocentar os bandidos. Relacione as informações contidas em A e B, de modo que B se constitua numa CONCESSÃO a A.


Carregar ppt "ORAÇÕES REDUZIDAS Oração cujo verbo aparece em uma das FORMAS NOMINAIS: INFINITIVO (Ex.: “ser”) GERÚNDIO (Ex.: “sendo”) PARTICÍPIO (Ex.: “sido”)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google