A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MÉTODOS CIENTÍFICOS Prof a. Graça Pachêco. TODAS AS CIÊNCIAS CARACTERIZAM-SE PELA UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS CIENTÍFICOS Há diversas formas de conceituar,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MÉTODOS CIENTÍFICOS Prof a. Graça Pachêco. TODAS AS CIÊNCIAS CARACTERIZAM-SE PELA UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS CIENTÍFICOS Há diversas formas de conceituar,"— Transcrição da apresentação:

1 MÉTODOS CIENTÍFICOS Prof a. Graça Pachêco

2 TODAS AS CIÊNCIAS CARACTERIZAM-SE PELA UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS CIENTÍFICOS Há diversas formas de conceituar, classificar e nomear os métodos de pesquisa, que podem variar conforme critérios utilizados pelos diversos autores. Em linhas gerais, para se realizar uma pesquisa, é importante ter clareza do que se pretende. Para isto, seguem alguns aspectos essenciais para a escolha do caminho e dos procedimentos adequados.

3 MÉTODO: é o caminho ou a maneira para chegar a determinado fim ou objetivo. MÉTODO: é o caminho ou a maneira para chegar a determinado fim ou objetivo. METODOLOGIA: são os procedimentos e regras utilizadas por determinado método. METODOLOGIA: são os procedimentos e regras utilizadas por determinado método.

4 A PESQUISA PODE SER CLASSIFICADA DA SEGUINTE FORMA: 1 QUANTO A ABORDAGEM: ABORDAGEM QUANTITATIVA: ABORDAGEM QUANTITATIVA: ABORDAGEM QUALITATIVA: ABORDAGEM QUALITATIVA:

5 ABORDAGEM QUANTITATIVA: Caracteriza-se pelo emprego da quantificação tanto nas modalidades de coletas de informações, quanto no tratamento delas por meio de técnicas estatísticas. Nem sempre é necessária a presença do pesquisador para a coleta de dados.

6 ABORDAGEM QUALITATIVA: Caracteriza-se pela forma mais detalhada e profunda que se pretende compreender a natureza de um fenômeno. Supõe o contato direto e prolongado do pesquisador com o ambiente e a situação que está sendo investigada. OBS. I: É a natureza do problema ou seu nível de aprofundamento que determina a escolha da abordagem.

7 2 QUANTO A NATUREZA: Conforme a finalidade da pesquisa deve ser escolhida a que melhor atender aos objetivos finais. Dentre outras, a pesquisa pode ser:  EXPLORATÓRIA  DESCRITIVA  EXPLICATIVA

8 EXPLORATÓRIA EXPLORATÓRIA É realizada em área na qual há pouco conhecimento acumulado e sistematizado. É realizada em área na qual há pouco conhecimento acumulado e sistematizado. DESCRITIVA DESCRITIVA Expõe características de determinada população ou de determinado fenômeno. O pesquisador não concentra sua atenção no porquê da ocorrência do fenômeno e não tem compromisso de explicar os fenômenos que descreve, embora sirva de base para tal explicação. Expõe características de determinada população ou de determinado fenômeno. O pesquisador não concentra sua atenção no porquê da ocorrência do fenômeno e não tem compromisso de explicar os fenômenos que descreve, embora sirva de base para tal explicação. EXPLICATIVA EXPLICATIVA Tem como principal objetivo tornar algo inteligível, justificar-lhe os motivos. Visa, portanto, esclarecer quais fatores contribuem, de alguma forma, para a ocorrência de determinado fenômeno. Tem como principal objetivo tornar algo inteligível, justificar-lhe os motivos. Visa, portanto, esclarecer quais fatores contribuem, de alguma forma, para a ocorrência de determinado fenômeno.

9 3 QUANTO AOS MEIOS: Para cada abordagem se usa um tipo de pesquisa que, dentre vários, pode-se destacar os seguintes.  PESQUISA BIBLIOGRÁFICA;  PESQUISA DE CAMPO;  PESQUISA DOCUMENTAL;  PESQUISA DE LABORATÓRIO;  ESTUDO DE CASO;  PESQUISA-AÇÃO;

10 PESQUISA BIBLIOGRÁFICA: PESQUISA BIBLIOGRÁFICA: É o estudo sistematizado desenvolvido com base em material já tornado público. Sua finalidade é colocar o pesquisador em contato direto com tudo o que foi escrito, dito ou filmado sobre determinado assunto. PESQUISA DE CAMPO: PESQUISA DE CAMPO: É a investigação empírica realizada no local onde ocorre ou ocorreu um fenômeno ou que se dispõe de elementos para explicá-lo.

11 PESQUISA DOCUMENTAL: PESQUISA DOCUMENTAL: É a pesquisa realizada em documentos, ou seja, a fonte de coleta de dados está restrita a documentos. ESTUDO DE CASO: ESTUDO DE CASO: É o estudo de um caso, seja ele simples e específico ou complexo e abstrato. Pode ser o estudo de pessoa, família, produto, empresa, órgão público, comunidade etc.

12 4 QUANTO AO LOCAL: Apresenta o local onde ocorrerá a coleta de dados. Por exemplo: Escola pública de Taguatinga que atende

13 5 QUANTO AOS SUJEITOS: Trata-se de definir toda a população e a amostra dessa população.  População é o conjunto de elementos (pessoas) que possuem as características que serão objeto de estudo.  Amostra é uma parte do universo (população) escolhida segundo algum critério de representatividade.

14 6 QUANTO AOS INSTRUMENTOS: Envolve a descrição das técnicas a serem utilizadas para a coleta de dados: questionários com questões fechadas e abertas, formulário, testes, entrevista, observação etc. OBS. II: Os instrumentos são determinados pelo tipo de pesquisa e abordagem adotada.

15 Metodologia  Tipo de abordagem  Natureza  Tipo de pesquisa  Local de realização da pesquisa  Sujeitos da pesquisa  Instrumentos a serem utilizados

16 A metodologia adotada deve estar fundamentada na literatura.

17 Como construir um RESUMO Elemento obrigatório; Apresentação concisa dos pontos relevantes; Visão rápida e clara do conteúdo e das conclusões do trabalho; Deve aparecer os objetivos (geral e específicos), a metodologia e as conclusões do trabalho; Compreensão geral do assunto tratado no trabalho sem a necessidade da leitura completa; Conter de 250 a 500 palavras; Deve constituir-se de uma seqüência corrente de frases concisas e não de uma enumeração de tópicos;

18 A primeira frase deverá ser significativa, explicando o tema principal do documento; Dar preferência ao uso da terceira pessoa do singular e do verbo na voz ativa.

19 Elaboração da INTRODUÇÃO Último texto a ser redigido; Verbos no passado. Deve aparecer: Tema; Delimitação do assunto; Objetivos; Questão de pesquisa (em forma de pergunta);

20 Hipóteses; Universo da pesquisa (amostragem); Justificativa; Procedimentos metodológicos.

21 Enfim, CONSIDERAÇÕES FINAIS É a parte final do texto, na qual se apresentam conclusões correspondentes aos objetivos ou hipóteses; Destaca os resultados obtidos; Responde, com clareza, às hipóteses levantadas e a questão de pesquisa; Ênfase no resultado obtido no trabalho; Dispensa citações ou paráfrases. Deve ser enérgico, breve, exato, firme e consistente.

22


Carregar ppt "MÉTODOS CIENTÍFICOS Prof a. Graça Pachêco. TODAS AS CIÊNCIAS CARACTERIZAM-SE PELA UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS CIENTÍFICOS Há diversas formas de conceituar,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google