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Conhecimento Científico

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Apresentação em tema: "Conhecimento Científico"— Transcrição da apresentação:

1 Conhecimento Científico

2 Ao contrário dos conhecimentos mítico, religiosos e de senso comum, o conhecimento científico resulta da investigação metódica e sistemática da realidade. Transcende os fenômenos, buscando descrevê-los/analisá-los para descobrir suas causas e concluir as leis gerais que os regem.

3 O Conhecimento Científico deve, necessariamente
ater-se aos fatos, ser sistemático, analítico, aberto, verificável, explicativo, comunicável, visar a busca e aplicação de leis (Ciências Exatas) de teorias (Ciências Humanas)

4 O conhecimento científico requer:
investigação metódica exatidão clareza

5 Para alcançar este tipo de conhecimento é necessário recorrer ao método científico, pois esse é o instrumento através do qual é possível a produção do conhecimento científico.

6 O Método Científico Processo através do qual se busca organizar o pensamento para se chegar à forma/meio mais adequado de conhecer e/ou controlar os fenômenos.

7 A neutralidade científica
Nível axiológico – Sujeito Nível metodológico - Método

8 A pesquisa

9 Passos fundamentais Pesquisa bibliográfica (fontes secundárias - dados trabalhados) fonte indispensável de informações, pois ajuda na planificação do trabalho e a evitar duplicações e erros. Pesquisa documental (fontes primárias - dados não trabalhados) dados históricos, estatísticos, informações de arquivos particulares e/ou oficiais, diários, memórias, jornais, revistas, etc.

10 Classificações das Pesquisas
Quanto ao método Quanto à finalidade Quanto à forma abordagem do problema Quanto aos seus objetivos Quanto aos procedimentos técnicos adotados

11 Quanto ao Método Método Dedutivo Método Indutivo
Método Hipotético-Dedutivo Método Dialético Método Fenomenológico

12 Quanto à Finalidade  Pesquisa Básica – gerar conhecimentos novos úteis para o avanço da ciência sem aplicação prática prevista. Envolve verdades e interesses universais Pesquisa Aplicada – gerar conhecimentos para aplicação prática dirigidos à solução de problemas específicos. Envolve verdades e interesses locais.

13 Quanto à forma de abordagem
Pesquisa Quantitativa – traduz em números opiniões e informações para classificá-los e organizá-los. Utiliza a estatística na análise. Pesquisa Qualitativa – considera a existência de uma relação dinâmica entre mundo real e sujeito.O processo é o foco principal.

14 Quanto aos Objetivos Pesquisa Exploratória – pesquisas bibliográficas e estudos de caso. Pesquisa Descritiva – envolve técnicas padronizadas de coleta de dados, como questionários e observação sistemática. Pesquisa Explicativa – explica o “porquê” das coisas, visando identificar os fatores que determinam ou contribuem para a ocorrência dos fenômenos.

15 Pesquisas exploratórias

16 Envolvem: a) levantamento e revisão bibliográfica; b) entrevistas com pessoas que tiveram experiências práticas com o problema pesquisado e c) análise de exemplos que estimulem a compreensão”

17 Permitem/possibilitam:
contato com o objeto a ser pesquisado, maior conhecimento sobre o objeto, conhecer o que já foi produzido até o momento, o(s) métodos e técnica(s) empregados nas investigações já realizadas.

18 Pesquisas descritivas

19 1 – descrever as características de determinada população ou fenômeno,
Objetivos: 1 – descrever as características de determinada população ou fenômeno, 2) estabelecer relações entre variáveis. Procedimento Técnico: Pesquisa Bibliográfica, Pesquisa Documental, Levantamento, Estudo de Caso, Pesquisa Expost-Facto, Pesquisa Participante.

20 Permitem/possibilitam:
1 - levantar as opiniões, atitudes e crenças de uma população 2 - descobrir a existência de associações entre variáveis.

21 A descrição dos fenômenos ou mesmos das condições que favoreçam o seu aparecimento e/ou desenvolvimento são inegavelmente importantes na produção de conhecimento, muito especialmente, no campo das Ciências Sociais devido à impossibilidade de se fazer pesquisas explicativas que exigem controles rígidos.

22 Pesquisas explicativas

23 Objetivos: 1 - identificar as variáveis que determinam ou que contribuam para a ocorrência dos fenômenos. 2 – classificar, mensurar e avaliar a importância e significado das variáveis atuantes no fenômeno Procedimento Técnico: Pesquisa Experimental.

24 Permitem/possibilitam:
1- mensurar e avaliar as variáveis presentes no fenômeno e controlá-las 2- explicar a razão do fenômeno.

25 Apesar de inicialmente parecer a mais adequada à investigação dos fenômenos, as pesquisas explicativas, por exigirem alto grau de controle das variáveis presentes no fenômeno em estudo, muito raramente são empregadas nas Ciências Humanas e Sociais. No entanto, em algumas de suas áreas, fundamentalmente naquelas próximas às Ciências Naturais, é possível a realização de pesquisas explicativas. Nessas áreas é possível trabalhar com experimentos e modelos e, por meio destes, selecionar as variáveis, definir formas de controle e, por fim, observar se as mesmas produzem efeitos ou não sobre o objeto em estudo.

26 Quanto aos Procedimentos Técnicos
Pesquisa Bibliográfica – a partir de material já publicado Pesquisa Documental – a partir de material não analisado Pesquisa Experimental – variáveis de controle sobre um objeto Levantamento – interrogação direta Estudo de Caso – estudo profundo de um ponto para detalhamento do conhecimento Pesquisa Expost-Facto – levantamento, observação ou experimento realizado depois dos fatos Pesquisa Participante – interação entre pesquisadores e membros da situações investigadas

27 Na escolha do fenômeno/objeto deve-se considerar:
Inclinações, possibilidades e aptidões de quem se propõe a estudá-lo. Encontrar um fenômeno/objeto que mereça ser estudado e que tenha condições de ser formulado e delimitado em função da pesquisa.

28 Formulação e delimitação de problema ou objeto

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30

31 Construção de hipóteses
Preposição que se faz na tentativa de verificar a validade de respostas existentes para um problema Formulação provisória a ser testada Ao final do trabalho de pesquisa a hipótese será confirmada ou refutada.


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