A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Renascimento Amarildo Nunes LopesAmarildo Nunes Lopes Ellen Christine Moraes Ellen Christine Moraes Jussara Cardoso Santos Jussara Cardoso Santos Paulo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Renascimento Amarildo Nunes LopesAmarildo Nunes Lopes Ellen Christine Moraes Ellen Christine Moraes Jussara Cardoso Santos Jussara Cardoso Santos Paulo."— Transcrição da apresentação:

1 O Renascimento Amarildo Nunes LopesAmarildo Nunes Lopes Ellen Christine Moraes Ellen Christine Moraes Jussara Cardoso Santos Jussara Cardoso Santos Paulo Henrique Ferreira Santos Paulo Henrique Ferreira Santos Siméia Soares de Brito Siméia Soares de Brito

2 Controvérsias Mundo Medieval Mundo ModernoMundo Medieval Mundo Moderno Rural UrbanoRural Urbano Economia estável fechada Abertura e expansão comercial e marítimaEconomia estável fechada Abertura e expansão comercial e marítima Questões Sagradas Mentalidade LaicaQuestões Sagradas Mentalidade Laica

3 Visões do Renascimento Otimista DesenvolvimentoOtimista Desenvolvimento Pessimista Período de turbulênciaPessimista Período de turbulência

4 Nova postura do Homem Contestação à igreja católicaContestação à igreja católica Valorização da vida terrenaValorização da vida terrena IndividualismoIndividualismo AntropocentrismoAntropocentrismo

5 Novo pensamento social Homem Livre Para pensarPara pensar Para criticarPara criticar Para questionarPara questionar

6 Utopia Platão e os filósofos renascentistas tentam imaginar uma “sociedade perfeita”.Platão e os filósofos renascentistas tentam imaginar uma “sociedade perfeita”. Expressam-se na criação imaginária de mundos ideais.Expressam-se na criação imaginária de mundos ideais. Os homens vivendo nas mesmas condições de vida.Os homens vivendo nas mesmas condições de vida. Evasão da realidade > Crítica social Evasão da realidade > Crítica social A obra de Thomas Morus, “Utopia”.A obra de Thomas Morus, “Utopia”.

7 MAQUIAVEL: O Criador da Ciência Política Principal obra “O príncipe”.Principal obra “O príncipe”. Defende o absolutismo / Explora a idéia de poder.Defende o absolutismo / Explora a idéia de poder. É considerado o fundador da ciência políticaÉ considerado o fundador da ciência política

8 A Visão Laica da sociedade e do Poder A obra de Maquiavel sobressai sobre a de Morus.A obra de Maquiavel sobressai sobre a de Morus. As relações sociais passam a ser objetos de estudos.As relações sociais passam a ser objetos de estudos. Mudanças nas relações humanas.Mudanças nas relações humanas. Novos valores burgueses.Novos valores burgueses. História e ciência, evolução das leis.História e ciência, evolução das leis.

9 ILUMINISMO Precursor do movimento, “René Descartes”- (1596- 1650).Precursor do movimento, “René Descartes”- (1596- 1650). Desenvolvimento intelectual.Desenvolvimento intelectual. Século das luzes.Século das luzes. Valorização da razão.Valorização da razão. Crítica ao absolutismo/mercantilismo.Crítica ao absolutismo/mercantilismo. Defesa da liberdade política e igualdade para todos perante a lei.Defesa da liberdade política e igualdade para todos perante a lei. Crítica a igreja católica.Crítica a igreja católica. Antropocentrismo x TeocentrismoAntropocentrismo x Teocentrismo John Locke (1632-1704) e Jean - Jacques Rousseau (1712-1778)John Locke (1632-1704) e Jean - Jacques Rousseau (1712-1778)

10 A ILUSTRAÇÃO E A SOCIEDADE CONTRATUAL Introdução: Uma nova etapa do pensamento burguês O Renascimento desenvolveu nos homens novos valores, diferentes daqueles vigentes na Idade Média.O Renascimento desenvolveu nos homens novos valores, diferentes daqueles vigentes na Idade Média. A nova concepção de lucro, é a marca decisiva da ruptura com os valores e as idéias do mundo medieval.A nova concepção de lucro, é a marca decisiva da ruptura com os valores e as idéias do mundo medieval. A nova forma de entender o lucro, foi instaurada pela burguesia a partir do renascimento. A nova forma de entender o lucro, foi instaurada pela burguesia a partir do renascimento. A procura por novas técnicas mais eficientes se torna uma constante.A procura por novas técnicas mais eficientes se torna uma constante.

11 O Renascimento introduziu e desenvolveu o antropocentrismo, a laicidade, o individualismo e o racionalismo.O Renascimento introduziu e desenvolveu o antropocentrismo, a laicidade, o individualismo e o racionalismo. A vida social passou a ser uma realidade própria sobre a qual os homens atuam. A vida social passou a ser uma realidade própria sobre a qual os homens atuam. A Ilustração movimento filosófico que sucedeu o Renascimento, deu um passo além; sociedade como organismo próprio.A Ilustração movimento filosófico que sucedeu o Renascimento, deu um passo além; sociedade como organismo próprio. Conceito de nação e nacionalismo, se cristalizaram na Ilustração.Conceito de nação e nacionalismo, se cristalizaram na Ilustração. Embora tivesse um certo caráter religioso, exaltava a natureza e os prazeres da vida terrena.Embora tivesse um certo caráter religioso, exaltava a natureza e os prazeres da vida terrena.

12 O desenvolvimento industrial se anunciava em toda sua potencialidade.O desenvolvimento industrial se anunciava em toda sua potencialidade. A sociedade apresentava necessidade urgentes ao desenvolvimento cientifico.A sociedade apresentava necessidade urgentes ao desenvolvimento cientifico. Novos valores guiando a vida social para sua modernização; um surto de idéias chamado de Ilustração.Novos valores guiando a vida social para sua modernização; um surto de idéias chamado de Ilustração. A nova forma de pensar e agir, aliavam se a necessidade da burguesia.A nova forma de pensar e agir, aliavam se a necessidade da burguesia. Fortalecida a burguesia propunha agora formas de governo baseadas na legitimidade popular.Fortalecida a burguesia propunha agora formas de governo baseadas na legitimidade popular.

13 A filosofia social dos séculos XVII e XVIII O pensamento da Ilustração defendia a idéia de que a economia era regida por leis naturais de oferta e procura.O pensamento da Ilustração defendia a idéia de que a economia era regida por leis naturais de oferta e procura. O controle das relações humanas surgia portanto da própria dinâmica da vida econômica e social.O controle das relações humanas surgia portanto da própria dinâmica da vida econômica e social. O racionalismo cartesiano se expressava pela frase; “penso, logo existo”.O racionalismo cartesiano se expressava pela frase; “penso, logo existo”.

14 Jean Jacques Rousseau, um dos pensadores que mais desenvolveu a idéia de um pacto social originário.Jean Jacques Rousseau, um dos pensadores que mais desenvolveu a idéia de um pacto social originário. John Locke, também defendeu a idéia de que a sociedade resultava da livre associação entre indivíduos dotados de razão e vontades.John Locke, também defendeu a idéia de que a sociedade resultava da livre associação entre indivíduos dotados de razão e vontades. A filosofia social da Ilustração levaria a descoberta das bases materiais das relações sociais.A filosofia social da Ilustração levaria a descoberta das bases materiais das relações sociais.

15 ADAM SMITH: O Nascimento da Ciência Econômica Considerado o fundador da ciência econômica Considerado o fundador da ciência econômica Grande defensor do liberalismo econômico Grande defensor do liberalismo econômico "A Riqueza das Nações": descobriu no trabalho a grande fonte de riqueza "A Riqueza das Nações": descobriu no trabalho a grande fonte de riqueza

16 Legitimidade e Liberalismo Legitimidade de poder: representatividadeLegitimidade de poder: representatividade Bases do Estado capitalistaBases do Estado capitalista Circulação de poderCirculação de poder Divisão dos poderesDivisão dos poderes Estados Unidos: primeira república liberal- democrática burguesaEstados Unidos: primeira república liberal- democrática burguesa

17 A crise das explicações religiosas Introdução: O milagre da ciência Sistematização do pensamento científico.Sistematização do pensamento científico. Conseqüências da Revolução Industrial.Conseqüências da Revolução Industrial. Progresso cientificoProgresso cientifico

18 As questões de método Método científico.Método científico. Indutivo: Bacon.Indutivo: Bacon. Dedutivo: Descartes.Dedutivo: Descartes.

19 O anticlericalismo Revolta contra a Igreja Católica.Revolta contra a Igreja Católica.

20 A Igreja como objeto de pesquisa A Igreja como Instituição social.A Igreja como Instituição social. A dessacralização.A dessacralização.

21 A sacralização da ciência O desenvolvimento da sociologia.O desenvolvimento da sociologia. Os novos “magos” da civilização.Os novos “magos” da civilização.

22 Dúvidas?


Carregar ppt "O Renascimento Amarildo Nunes LopesAmarildo Nunes Lopes Ellen Christine Moraes Ellen Christine Moraes Jussara Cardoso Santos Jussara Cardoso Santos Paulo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google