A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Iluminismo Prof. Estevan Rodrigues Vilhena de Alcântara.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Iluminismo Prof. Estevan Rodrigues Vilhena de Alcântara."— Transcrição da apresentação:

1 Iluminismo Prof. Estevan Rodrigues Vilhena de Alcântara

2 ILUMINISMO movimento de ideias que teve origem no século XVII e se desenvolveu especialmente no século XVIII Universalidade – o projeto visava a todos os seres humanos, independentemente de barreiras nacionais ou étnicas; Individualidade – os seres humanos devem ser vistos como pessoas concretas e não apenas como integrantes de uma coletividade; Autonomia – os homens estão aptos a pensar por si mesmos, sem a tutela da religião ou da ideologia, e para agir no espaço público a fim de adquirir, por meio de seu trabalho, os bens e serviços necessários à sobrevivência material e ao crescimento intelectual. Luta da razão, a “luz”, contra a tradição cultural e institucional, as “trevas” Somente a partir do uso da razão os homens atingiriam o progresso, em todos os sentidos; segundo os pensadores iluministas Suas idéias baseavam-se no racionalismo. Defendiam a democracia, o liberalismo econômico e a liberdade de culto e pensamento

3 Pensaodres Iluministas
John Locke (1632 – 1704) Estado sem leis e sem poder estatal, onde o homem impõe suas próprias leis resultaria em caos. Contrato político entre a sociedade e os governantes. O povo detém o poder de substituir todo e qualquer governante tirânico. Monstequieu (1689 – 1755) A forma de governa depende da extensão territorial. O ser humano tem a tendência natural de abusar do poder que lhe é concedido. Teoria de separação dos poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. Voltaire (1694 – 1778) O ser humano tem o direito à liberdade de expressão, propriedade privada e proteção das leis. Difusor das ideias do chamado Despotismo Esclarecido ou Absolutismo Ilustrado. Apresentação do governante como “o primeiro servidor do Estado”. Jean-Jacques Rousseau (1712 – 1778) Somente um Estado com bases democráticas teria condições de oferecer igualdade aos cidadãos. Enaltece o estado natural do homem, a vida na natureza, a liberdade e a igualdade, em contraste com o mundo civilizado, apinhado de falsidade e artificialismo.

4 Liberalismo Econômico
Fisiocracia (fisio = natureza, cracia = poder) François Quesnay (1694 – 1774) principal representante fisiocrata. Poder natural atua sobre a sociedade, que nenhuma forma de controle, seja leis, regulamentos e sistemas, irão surtir efeito. Atividades econômicas naturais, agricultura, extrativismo e mineração sobrepõe a atividade comercial. Adam Smith (1723 – 1790) O trabalho é a verdadeira fonte de riqueza. Defendia a divisão do trabalho. Não interferência do Estado na economia, exceto para impedir desigualdades e incentivar a educação, e defesa da saúde pública. Thomas Malthus (1766 – 1834) Controle de Natalidade. “Em primeiro lugar, [...] a alimentação é necessária ao homem; em segundo, a paixão entre os sexos é necessária e se manterá, com poucas diferenças, tal como existe agora [...] o poder da população é infinitamente maior que o poder da terra para produzir as substâncias necessárias ao homem. A população se não encontra obstáculos, cresce de acordo com uma progressão geométrica. As substâncias crescem com um progressão aritmética.”


Carregar ppt "Iluminismo Prof. Estevan Rodrigues Vilhena de Alcântara."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google