Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouMartim da Cunha Antunes Alterado mais de 8 anos atrás
1
INDÚSTRIA CULTURAL: Adorno e Horkheimer Prof. Me. Edi Carlos Marques edi.marques@ifms.edu.br
2
Indústria Cultural O padrão estético e cultural é determinado pela Racionalidade Econômica (Técnica). Tudo tem o mesmo de Ar de Semelhança. Substituição do Valor Estético (Artístico) pelo Valor Econômico. Entretenimento, Distração e Alienação. Criação do Espectador Médio. Controle sobre o processo artístico.
3
Indústria Cultural Arte-mercadoria e propagandista. Liberdade de escolha é ilusória. Preenchimento do tempo livre do trabalhador. Clichês obstruem a reflexão do público. A previsibilidade do produto é manifesta. A insubordinação é despedaçada e sujeita à fórmula padrão da racionalidade industrial.
4
Indústria Cultural Atrofia da Imaginação e da Espontaneidade do Consumidor Cultural. Censor e Rotulador de seus Produtos. Idioma é a simplicidade. Os produtos desta indústria devem ocupar os sentidos dos homens. Propagandista dos valores burgueses. Violência organizada e banalizada.
5
Indústria Cultural Pornográfica e Pudica. Promoção da Resignação. Negar o acesso a subjetividade. Ensina a tolerância de uma vida desumanizada. Promove a liquidação do Trágico. Coisificação da arte e do espectador.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.